A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliacao II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Auditoria Contábil (CTB39)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:650268) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22204407
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao analisar o conceito da amostragem estatística, pode-se perceber a sua importância dentro da auditoria; afinal, é onde o auditor determina a natureza e o número de amostras que irá verificar através do sistema estatístico, bem como é por meio desse sistema que irá proceder a análise da significação dos resultados obtidos. Sobre as vantagens na amostragem estatística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A amostragem estatística possibilita que o auditor apresente o resultado de seu trabalho dentro de certos limites de confiança e aceitabilidade, produzindo bases profissionais defensáveis ao auditor.
(    ) O resultado para os testes dessa amostragem não poderá ser definido objetivamente, afinal apresenta parcialmente a motivação subjetiva.
(    ) O sistema determina a extensão em que a quantidade testada poderá não ser representativa do universo total.
(    ) De acordo com as circunstâncias, a amostragem estatística pode ser mais apurada do que o exame da totalidade do universo total, que apresenta algumas observações.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	As empresas, ao implantarem sistemas de informações, devem se atentar a alguns controles mínimos de segurança, a fim de manter restritos alguns controles, como o controle de entradas, por exemplo, os quais devem ser projetados para estabelecer responsabilidades individuais para cada pessoa usuária do sistema. Sobre os controles mínimos, analise as sentenças a seguir:
I- Identificar cada usuário através de códigos de acesso.
II- É de responsabilidade de cada usuário administrar a identificação quanto à documentação e ao cumprimento de aprovação de acesso no sistema.
III- O usuário deve manter senhas de acesso seguras e confidenciais, trocando sempre que achar necessário.
IV- É preciso identificar e se certificar da devida proteção de informações confidenciais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	O auditor necessita segregar alguns grupos de amostras para realizar trabalhos de auditoria parcial. Na amostragem estatística, o auditor, para apresentar os resultados, determina a natureza, o número de amostras e os sistemas de análise. Sobre como chegar a estes resultados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O índice de precisão da produção deve considerar, na apuração, os índices de reprocesso.
(    ) O nível de confiabilidade da amostragem deve levar em conta a materialidade e quantidade de erros no universo.
(    ) Deve-se considerar a probabilidade de que o erro ou o acerto do resultado da amostragem esteja em padrões razoáveis.
(    ) Deve-se considerar a suficiência dos registros contábeis e a comparação possível com os índices de erros e registros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	O auditor pode se deparar com novos fatos durante o seu processo de desenvolvimento do trabalho de auditoria. Neste caso, seu trabalho necessita ser revisado e atualizado assim que surgirem essas necessidades. Desta forma, o desenvolvimento das atividades de auditoria é dividido em cinco grandes etapas. Sobre essas etapas, analise as seguintes sentenças:
I- Etapa 1 ? O auditor precisa entender o ramo do negócio da empresa do cliente e assim poder definir as expectativas dos resultados a serem alcançados pela empresa, assim como as expectativas com relação ao trabalho de auditoria.
II- Etapa 2 ? O auditor precisa constantemente avaliar os riscos de controle interno, assim como os riscos do negócio da empresa, conforme o mercado, e avaliar as prioridades (áreas) que devem ser auditadas.
III- Etapa 3 ? O auditor precisa desenvolver o plano de contas da empresa, definindo-o de acordo com o escopo das atividades das empresa e facilitar a classificação contábil de todos os atos e fatos contábeis da empresa.
IV- Etapa 4 ? Deve haver a realização do plano de auditoria e, consequentemente, a aplicação dos programas de auditoria, objetivando agregar valor e emitir o parecer com a melhor qualidade de informações possíveis.
V- Etapa 5 ? O auditor deve emitir a sua opinião (parecer do auditor) e discuti-lo com todos os níveis hierárquicos da empresa, pois todas as áreas da empresa corroboram com a geração da riqueza da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	No decorrer do planejamento de suas atividades, o auditor deve seguir as Normas Profissionais de Auditor Independente, deverá respeitar os prazos e todos os demais compromissos assumidos e descritos no seu contrato de serviço com o seu cliente. No que diz respeito aos fatores relevantes na execução de suas atividades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A existência de entidades associadas, filiais.
(    ) Utilizar em seu trabalho algum trabalho de outros auditores independentes, especialistas ou mesmo auditores internos.
(    ) Analisar os riscos de auditoria e identificar as áreas importantes da organização, levando em consideração o volume de transações e complexidade das atividades.
(    ) Modificar a natureza, oportunidade e a extensão de todos os procedimentos de auditoria que serão utilizados no decorrer dos trabalhos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	Para que os controles internos sejam bem avaliados dentro da área de processamento de dados, é necessário prestar atenção em alguns itens, para que o controle gerencial seja eficaz em seus controles de acesso e utilização dos recursos da informática de forma correta e idônea. Assinale a alternativa CORRETA que se enquadra nessa descrição:
	 a)
	Desenvolvimento do projeto do sistema de informática.
	 b)
	Natureza organizacional.
	 c)
	Operação.
	 d)
	Processamento das informações.
	7.
	Com relação à seleção da amostra a ser auditada, pode-se afirmar que esse tipo de amostra é identificado quando existe a comprovação de dados pelo auditor sem que haja uma sistematização lógica de acordo com os atributos, a natureza, o valor etc. Em outras palavras, o próprio auditor seleciona um número determinado de notas fiscais de vendas a serem auditadas. Sobre o tipo de amostragem, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Amostragem estatística.
	 b)
	Amostragem simples.
	 c)
	Amostragem crítica ou subjetiva.
	 d)
	Amostragem de risco.
	8.
	O controle interno possui a qualidade de assegurar que todos os trabalhos sejam executados, registrados, decididos e principalmente providenciados e informados no tempo desejado. Em outras palavras, respeita rigorosamente as datas, as épocas e os cronogramas descritos em seu trabalho. Com base nessa afirmação, assinale a alterativa CORRETA que apresenta a natureza do controle interno:
	 a)
	Completabilidade.
	 b)
	Justeza.
	 c)
	Exatidão.
	 d)
	Pontualidade.
	9.
	Planejamento organizacional são todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção, com o objetivo de evitar fraudes, erros, ineficiências e crises nas