Buscar

CIPA - Inapeção de Segurança

Prévia do material em texto

1
2
Inspeção de Segurança
3
As Inspeções de Segurança são procedimentos que tem como objetivo avaliar e investigar determinados serviços, produtos ou ambientes para poder detectar possíveis condições perigosas que possam causar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Quem é o responsável pela inspeção de segurança?
Geralmente, as equipes de Segurança do Trabalho são as responsáveis pelas inspeções de segurança. No entanto, profissionais de outras áreas também podem desempenhar este papel, como os colaboradores no setor em que atuam, médicos e outros profissionais externos contratados para determinadas inspeções.
É importante que o responsável pela inspeção, seja esta qual for, realize a visita aos setores da indústria e investigue os riscos que envolvam o trabalhador, o patrimônio da empresa, a produção e o meio ambiente.
4
Tipos de Inspeções:
Inspeção de rotina;
Inspeção periódica;
Inspeção especial;
Inspeção oficial;
Inspeção eventual;
Inspeção geral;
Inspeção parcial:
5
Tipos de Inspeções:
Inspeção de rotina: é a que acontece no dia a dia. Pode ser realizada pela equipe responsável pela segurança do trabalho e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e tem como objetivo identificar riscos e erros comuns que possam causar acidentes no ambiente de trabalho. Como exemplo temos as ações inadequadas da equipe, os defeitos de máquinas e equipamentos, entre outros. Também é importante que os trabalhadores façam as verificações das ferramentas e máquinas que operam
6
Tipos de Inspeções:
Inspeção periódica: ocorre com frequência regular, em data e local previamente agendados. Seu objetivo é identificar condições inseguras que podem ocorrer de forma natural como o desgaste de peças de máquinas, ferramentas, equipamentos, instalações elétricas e outros materiais utilizados na produção. Algumas destas inspeções são obrigatórias por lei, como as feitas em caldeiras e equipamentos como extintores de incêndio.
Inspeção especial: somente realizada em situações extraordinárias. Geralmente, este tipo de inspeção requer a presença de profissionais especializados e o uso de aparelhos de teste e medição. Assim, acontecem quando um problema exige uma verificação mais cuidadosa. Como exemplo, temos a medição de ruídos ambientais
7
Tipos de Inspeções:
Inspeção oficial: é aquela feita apenas por órgãos oficiais e empresas de seguro. Neste tipo de inspeção são verificadas documentações também, além dos pontos de atenção realizados nas inspeções de rotina.
Inspeção eventual: ocorre somente quando é necessário verificar itens específicos, mas que não tem data ou local para acontecer.
Inspeção geral: realizada em intervalos regulares em todos os setores da indústria. Em muitas empresas trata-se da verificação de assuntos relacionados a segurança e medicina do trabalho. Participam destas inspeções engenheiros, membros da CIPA, técnicos de segurança e até médicos do trabalho.
Inspeção parcial: ocorre em algumas áreas da empresa e somente em determinadas atividades onde existe um problema. São avaliações mais detalhadas.

Continue navegando