Buscar

Legislação Aduaneira 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quando uma mercadoria dá entrada no país de destino e recebe o tratamento de cargas, sendo verificado se houve alguma avaria, peso e demais situações e ter recebido a presença de carga, inicia-se o despacho aduaneiro, efetuando o registro da declaração de importação (DI).No entanto, esta DI pode passar por uma parametrização que pode indicar qual o tipo de fiscalização que será feita sobre a Declaração de Importação (DI), como também da mercadoria, que é realizada sob a responsabilidade da Receita Federal do Brasil. Essa parametrização pode ser aleatória, ou seja, eventualmente ocorre sob suspeitas ou denúncias, submetida assim para uma análise fiscal e, por fim, uma destinada a um dos canais de conferência aduaneira, identificando o importador, a mercadoria, classificação fiscal, quantidade valor e cumprimento de todas as ações da importação, ou seja, é uma verificação rigorosa sobre as mercadorias que dão entrada no Brasil. Sobre os canais de conferência aduaneira, classificados através de suas respectivas cores, analise as afirmativas a seguir:
I- Parametrização são canais de liberação, conhecidos como canais de parametrização da DI, que são classificados, como: canal verde, amarelo ou laranja, vermelho e cinza, dependendo do grau da conferencia a ser realizada.
II- Canal verde: neste canal, a mercadoria é liberada sem conferência aduaneira, ou seja, sem a conferência da mercadoria e de documentos fiscais, significando que a mercadoria esta automaticamente liberada.
III- Canal amarelo ou laranja: neste canal de parametrização não será preciso a conferência dos documentos da Declaração de Importação. Não constatando nada de irregular, automaticamente a mercadoria é dispensada de fiscalização ou conferência.
IV- Canal vermelho: quando a Declaração de Importação é selecionada para este canal, será efetuada uma fiscalização sobre a mercadoria e os documentos fiscais, somente após estas análises e concluindo que tudo está de acordo, a mercadoria será desembaraçada e liberada.
V- Canal cinza: neste canal será conferido o valor aduaneiro da DI, presumindo fraude; será realizada uma conferência somente na mercadoria.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e V estão corretas.
	2.
	Toda comercialização com mercadorias estrangeiras deve obedecer a normas jurídicas, envolvendo todas as transações comerciais que são identificadas pelo direito aduaneiro. De acordo com Carlucci (2001 apud GOMES; WEEGE p. 5), direito aduaneiro é o conjunto de normas e princípios que disciplinam juridicamente a política aduaneira, entendida esta como a intervenção pública no intercâmbio internacional de mercadorias que constitui um sistema de controle e de limitações com fins públicos. Com relação ao procedimento a ser instaurado no momento da ocorrência de situação que necessite de verificação de regras, utilizando como base o direito aduaneiro é o contencioso aduaneiro. Sobre o contencioso aduaneiro, analise as sentenças a seguir:
I- O direito aduaneiro está inserido no direito público, sendo que este está caracterizado pelo princípio da tutela da ordem pública.
II- A segurança de que todos tenham direito a um processo justo, observadas as regras previstas em lei, está contemplada pelo princípio do devido processo legal.
III- A rapidez, a simplicidade e a economia dos procedimentos encontrados no processo aduaneiro é representado pelo princípio da rapidez.
IV- O julgador no processo aduaneiro deve constatar a autenticidade dos fatos, estando este pressuposto inserido no princípio da verdade real.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, Anderson de M.; WEEGE, Sonia A.: Legislação Aduaneira Comparada. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	3.
	A importação de um bem ou produto é o ato de um país comprar mercadorias ou produtos originados de outro país. E essas importações têm um alto custo tributário. Considerando elementos que fazem parte da Tributação Cumulativa sobre uma determinada importação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Valor de mercadoria, frete, taxa de armazenagem.
(    ) Imposto de importação.
(    ) Imposto sobre produtos industrializados, imposto sobre circulação de mercadorias ou serviços.
(    ) Adicional ao frete para renovação da marinha marcante.
(    ) Frete, seguro, taxa de capatazia, taxas diversas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V - V.
	  c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	4.
	As padronizações formalizadas pela Câmara de Comércio Internacional a contar de 1936, com referência aos Termos Internacionais de Comércio, ou, "Incoterms", que definem os termos padrões e cotações de preços internacionais e determinam a divisão dos custos logísticos e os riscos de perdas e danos entre as partes da transação. Na revisão de 2010, foram divididos em quatro grupos. Sobre esses grupos, analise as sentenças a seguir:
I- Grupo C: com a finalidade de entrega da mercadoria ao transportador, sem inclusão do frete no preço.
II- Grupo E: para entrega de mercadoria nas instalações do vendedor.
III- Grupo D: entrega da mercadoria em local combinado no país de destino.
IV- Grupo F: com o objetivo de entrega ao transportador, com o frete incluído no preço.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PIGOZZO, Ana F. Marketing Internacional. Curitiba: Intersaberes, 2012.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Toda atenção é de suma importância na elaboração de um contrato internacional de compra e venda, sendo um acordo de vontade entre as partes, não bastando que as pessoas envolvidas o queiram, é necessário que manifestem de alguma maneira o que querem contratar. O contrato de compra e venda é o contrato pelo qual o vendedor se obriga a transferir a propriedade de algo ao comprador, mediante pagamento em dinheiro. Para que as partes não venham a sofrer nenhum problema futuro com relação às cláusulas contratuais, é necessário estar atento à formulação deste e o manifesto quanto ao preço, condições do negócio, entrega da mercadoria, formas de pagamento, entre outros. Todas essas incertezas tornam ainda mais importante estipular no contrato a cláusula do foro internacional. Sobre a importância do "foro" num contrato internacional, classifique  V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em todo contrato internacional deverá constar a cláusula do foro internacional para estabelecer o vínculo do sistema jurídico de determinado país.
(    ) É muito importante determinar a cláusula de foro internacional.
(    ) Não é considerado importante num contrato internacional de compra e venda estabelecer domicílio.
(    ) A cláusula do foro é aquela pela qual as partes determinam em que país e cidade serão propostas e julgadas as ações contratuais.
(    ) Ao estabelecer o foro internacional, exige-se cautela para evitar que uma das partes inicie uma ação em um país, e outra parte inicie outra ação semelhante em outro país, por não haver um sistema jurídico internacional padronizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V - F.
	6.
	Os chamados Incoterms (International Commercial Terms/Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e as obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo
um conjunto-padrão de definições e determinando regras e práticas neutras, como: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro. Os termos definem normas padronizadas que regulam as transações internacionais. Enfim, os Incoterms têm esse objetivo, uma vez que se tratam de regras internacionais, imparciais, de caráter uniformizador, que constituem toda a base dos negócios internacionais e objetivam promover sua harmonia. Estes termos são utilizados há anos, oficializados por um órgão respectivo ao comércio internacional. De acordo com os Incoterms, analise as afirmativas a seguir:
I- Os Incoterms foram criados em 1936 pela Câmara de Comércio Internacional (CCI).
II- As últimas revisões dos Incoterms ocorreram no ano de 2000 e em setembro de 2010.
III- A classificação passou a ser em termos para qualquer modal de transporte e termos para transporte marítimo ou hidroviário interior.
IV- Sete termos são utilizados para o Transporte Marítimo ou Hidroviário Interior.
V- Na alteração de 7 de abril de 2011,  os seguintes termos foram excluídos: DAF - Delivered at Frontier; DAT - Delivered at Terminal; DES - Delivered Ex Ship; DEQ - Delivered Ex Quay; DDU - Delivered Duty Unpaid.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III, IV e V estão corretas.
	7.
	As entradas aduaneiras comportam o ingresso de pessoas, mercadorias ou veículos, quando procedentes do exterior. No entanto, desde muito tempo, o comércio exterior, que opera basicamente em função da passagem de um país para outro de pessoas, veículos e mercadorias. Assim, os povos tiveram que criar mecanismos de controle para administrar esse fluxo, a fim de que os países saibam o que entra e o que sai, para cobrança de impostos. Com relação a estas entradas, analise as sentenças a seguir:
I- A identificação dos veículos, quando da entrada aduaneira, acontece pela sua natureza e pela maneira que se locomovem.
II- Os veículos na entrada aduaneira, quando terrestres, são reconhecidos como rodoviários e ferroviários.
III- Os bens utilizados em feiras e exposições ingressam no território brasileiro pelo regime de admissão temporária.
IV- Não existe no regramento aduaneiro qualquer disposição que traga tratamento fiscal diferenciado às pessoas que entram no território brasileiro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	A execução dos processos de desembaraço aduaneiro estabelece exigências que devem ser cumpridas pela pessoa jurídica ou pela pessoa física, para que estes ocorram na observância dos dispositivos legais. A habilitação tem reconhecidas algumas modalidades, em razão das características de cada uma delas. Com relação às modalidades de habilitação, analise as sentenças a seguir:
I- As empresas estabelecem relações internacionais no campo das relações comerciais; quando estas representam grande volume financeiro, devem habilitar-se pela modalidade especial.
II- Os órgãos de administração pública, que apresentam DCTF mensalmente, devem habilitar-se, sendo utilizada nesta situação a modalidade ordinária.
III- O processo de habilitação utilizado nas situações em que a empresa encontra-se extinta e necessita de eventual correção de declaração anterior é a modalidade restrita.
IV- Os organismos internacionais utilizam-se da modalidade especial para habilitarem-se para a execução do despacho aduaneiro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	  c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	9.
	O contrato internacional tem como objetivo traçar obrigações e direitos dos exportadores e importadores. Neste sentido, são constituídas suas cláusulas, havendo, portanto, a possibilidade de aplicação de sanções, além da condição de rescisão e revogação e contratual. Analise as sentenças a seguir:
I- Percentual do valor da mercadoria é o que determina a multa a ser paga por aquele que infringir o contrato internacional.
II- O contrato internacional prevê como formas de rescisão a automática, voluntária e involuntária.
III- A rescisão involuntária está caracterizada pelo término do prazo de vigência do contrato, sem interesse de renovação deste.
IV- A rescisão voluntária se faz possível quando uma das partes se torna incapaz de exercer seus direitos e obrigações durante a vigência do contrato.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	A cooperação internacional, que tem como segmentos organismos supranacionais com poderes normativos, é denominada de integração regional. Com relação ao contexto da integração regional, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das vantagens econômicas da integração regional é demonstrada pela economia de produção em grande escala.
II- O aumento do poder de negociação com relação a outros países ou agrupamento de países é considerado como vantagem econômica da integração regional.
III- A desaceleração do crescimento econômico é reflexo das vantagens econômicas trazidas pela integração regional.
IV- O monopólio é resultado das ações desencadeadas pelos estados condicionados à integração regional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2015) O responsável pelas negociações internacionais de uma empresa brasileira produtora e exportadora de sucos de uva integral e de vinhos fechou um pedido de exportação, com base em uma Proforma Invoice (fatura Proforma), de 100 caixas de suco de uva integral para o mercado líbio com pagamento antecipado. Considerando que a condição de venda é FOB (Free on Board), a empresa exportadora deverá providenciar o despacho aduaneiro de exportação, os documentos da exportação, e análise de tratamento administrativo:
I- O produto em pauta, sujeito à manifestação prévia dos órgãos do governo quanto à exportação, está indicado no Tratamento Administrativo do SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
II- A empresa exportadora deverá realizar o despacho aduaneiro de exportação, procedimento fiscal em que se processa o desembaraço aduaneiro de mercadoria destinada ao exterior.
III- A empresa exportadora deverá elaborar e emitir os documentos básicos da exportação, por exemplo, fatura comercial (Commercial Invoice), romaneio (Packing List), conhecimento de carga (Bill of Lading - B/L) certificado de origem, entre outros documentos exigidos pelo importador.
IV- A declaração para despacho aduaneiro de exportação desse produto poderá conter um ou mais registros de exportação, desde que estes se refiram, cumulativamente, ao mesmo exportador, às mercadorias negociadas na mesma moeda e na mesma condição de venda; e às mesmas unidades da SRF de despacho e de embarque.
E correto o que se afirma em:
	 a)
	I, II, III e IV.
	 b)
	III e IV, apenas.
	 c)
	II e IV, apenas.
	 d)
	I e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2015) O despachante aduaneiro e seus ajudantes podem praticar, em nome dos seus representantes, os atos relacionados com o despacho aduaneiro de bens ou de mercadorias, inclusive de bagagem de viajante, transportados por qualquer via, na importação ou na exportação. A principal função do despachante aduaneiro é a formulação da declaração aduaneira de importação ou de exportação, que nada mais é que a proposição da destinação a ser dada aos bens submetidos ao controle aduaneiro indicando o regime
aduaneiro a aplicar às mercadorias e comunicando os elementos exigidos pela aduana para aplicação desse regime.                                    
Com relação ao despachante aduaneiro e as funções por ele exercidas, avalie as afirmações a seguir:
I- O despachante aduaneiro representa pessoa física ou jurídica, cadastrada junto à autoridade aduaneira nacional, e coloca-se como interveniente no comércio exterior.
II- O despacho aduaneiro é solicitado à autoridade da polícia federal, que representa autoridade aduaneira e que verifica os declarados acerca da mercadoria exportada ou importada.
III- O processamento do despacho aduaneiro é feito, via de regra, por meio de um sistema computadorizado de informações aduaneiras administrado pela Receita Federal do Brasil.
É correto o que afirma em:
FONTE: Disponível em: <http//www.receita.fazenda.gov.br>. Acesso em: 12 jul. 2015 (adaptado).
	 a)
	I e III, apenas.
	 b)
	II, apenas.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	II e III, apenas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando