Buscar

BANNER PROJETO INTEGRADOR OFICINAS DE CONSTRUÇÕES INTEGRADAS AO MEIO AMBIENTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO: ENGENHARIA CIVIL - PROJETO INTEGRADOR OFICINAS DE CONSTRUÇÕES INTEGRADAS AO MEIO AMBIENTE. 
Resumo
Neste Projeto Integrador será apresentado um estudo sobre as construções civis e seus impactos ambientais. Destacando a importância socioeconômica desta atividade, assim como os prejuízos decorrentes da mesma se for realizada de forma inadequada, desrespeitando as normas e leis que a regulamentam.
Em relação à gestão ambiental, serão apresentadas as técnicas e a importância do gerenciamento no tratamento de resíduos decorrentes da atividade da construção civil.
Outro aspecto importante do estudo refere se a organização do Trabalho na Construção Civil que visa à segurança e a prevenção de acidentes muito recorrentes nos canteiros de obras.
Introdução
A construção civil é um dos setores que podem causar diversos impactos ambientais que se originam a partir do consumo de recursos naturais destinados a produção de insumos para o canteiro de obras, assim ocorrem as mudanças no solo, nas áreas sol e de vegetação, refletindo consequentemente até mesmo no aumento no gasto de energia elétrica, por exemplo.
Grande parte destes impactos se fazem necessários para que a indústria da construção civil continue contribuindo no desenvolvimento do país e de suas tecnologias. Mas outros tantos podem ser evitados, levando, inclusive, a um retorno financeiro. Dessa forma é importante que todo gestor conheça esses efeitos e busque alinhar suas obras para que os danos sejam minimizados.
Neste contexto, serão conceituados alguns dos principais impactos ambientais gerados pela construção civil assim como as formas de prevenção. Outro aspecto muito prejudicial ao meio ambiente originado pelo setor de construção civil é a geração de resíduos, visto que um dos que mais geram resíduos. disponibilizados para cada serviço.
Objetivos
 (
 
)O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre como realizar uma construção sustentável, ou seja, preservando os recursos naturais e causando os menores problemas possíveis ao meio ambiente. Outra questão preocupante é como melhorar o plano de gerenciamento de resíduos, visto que a quantidade de materiais afeta o meio ambiente, coloca colaboradores em risco e gera alto custo de descarte.
Metodologia
Considerando a importância da construção civil no âmbito sócio econômico surge a necessidade de um melhor controle, ou seja, se faz necessário o gerenciamento adequado para preservação do meio ambiente com quantidade necessária de recursos para a realização do trabalho, diminuindo o índice de desperdício e consequentemente reduzindo também o volume da geração de resíduos com a reutilização de materiais em maior quantidade possível como escoras metálicas em vez de um escoramento de madeira, por exemplo. O treinamento adequado dos funcionários na construção civil, assim como o fornecimento de materiais de proteção adequados conforme as normas vigentes, assim como a obrigatoriedade e a fiscalização do uso dos mesmos se fazem necessários para a prevenção de acidentes na obra.
Desenvolvimento
A construção civil é uma atividade extremamente impactante, por isso, é fundamental que as empresas pensem em sustentabilidade e fomentem ações que visem reduzir o impacto ambiental de suas atividades. Ser sustentável é uma maneira de cuidar do futuro do planeta, cumprir a lei e economizar recursos.
No processo de uma obra, o subsolo terrestre é atingido pela retirada de vegetação, cortes e escavações do terreno, aterros e terraplanagem; e as águas são contaminadas pelo lixo, dejetos humanos e petróleo utilizado
na operação de máquinas.
Resultados
Um gerenciamento adequado é necessário para que ocorra o maior controle no consumo de materiais, cuidados na sua escolha, melhor uso de tecnologias construtivas, objetivando uma maior vida útil à obra, melhor desempenho ambiental, que se aproxime cada vez mais da
construção sustentável.
Considerações finais
Os impactos ambientais gerados pela construção civil são inevitáveis para a continuidade do desenvolvimento das cidades. No entanto, o setor pode atuar como um agente transformador quando segue políticas para redução de mudanças prejudiciais ao meio
ambiente.
Referências
https://www.saudeocupacional.org/2017/01/a-importancia-da- ergonomia-no-ambiente-de-trabalho-nr-17.html - Acesso em 28 set. 2020.
https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/impactos- ambientais-da-construcao/ - Acesso em: 27 nov. 2020.
https://www.gov.br/mma/pt-br - Acesso em: 27 nov. 2020. AMBIENTE BRASIL. Recuperação de áreas degradadas,
2007. Disponível em: HTTP//www.ambientebrasil.com.br -
Acesso em: 10 out. 2020.
CONSTRUÇÃO CIVIL E A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL 127
Desenvolvimento em Questão ARAÚJO, M. A. A Moderna Construção Sustentável. Artigo, 2008. Disponível em: HTTP//www.idhea.com.br Acesso em: 20 nov. 2020.
BARRETO, I. M. C. B. do N. Gestão de resíduos na construção civil. Sergipe: Sinduscon, 2005. SCHENINI, P. C.; BAGNATI,
A. M. B.; CARDOSO, A. C. F. Gestão de resíduos da construção civil. In: Cobrac — Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário. Florianópolis: UFSC, de 10 a 14 de outubro de 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando