Buscar

Prova I - Perspectivas Profissionais

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
	 b)
	As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
	 c)
	As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
	 d)
	O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
	2.
	Para Lakatos e Marconi (1991), o método científico cumpre algumas etapas na investigação. A hipótese é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Sobre a metodologia, o material e os métodos, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha da metodologia precisa ser fixa ao longo da carreira do pesquisador que almeje credibilidade.
II- Os materiais e os métodos permitem definir os encaminhamento conclusivos do artigo.
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa.
IV- Os métodos permitem ao pesquisador decidir acerca do alcance da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Atualmente, o Brasil compartilha de uma concepção de universidade que, resultou de um processo de construção com base nas IEs de outras partes do mundo. Hoje, algumas universidades apresentam interesse na realização de projetos relacionados a questões sociais. Sobre o contexto histórico das universidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A extensão é considerada o berço do ensino superior, tendo em vista seu potencial para transformar os cenários econômicos.
(    ) A prática de extensão requer significativos investimentos na área de laboratórios, bem como na área de equipamentos de ponta.
(    ) A extensão na universidade brasileira surge a partir de movimentos políticos e sociais realizados na Universidade Livre de São Paulo.
(    ) O movimento extensionista surge nas universidades inglesas, fruto de reivindicações das comunidades marginalizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	
	Elaborar um projeto de pesquisa não é um bicho de sete cabeças, não é algo tão difícil que somente pessoas com muita experiência podem fazer. Um estudante do Ensino Superior pode e deve fazer pesquisa, e elaborar projetos, enriquecendo seu conhecimento sobre o mundo. Todavia, algumas observações devem ser levadas em conta para que o projeto de pesquisa seja válido. Por exemplo, há certos itens que não devem ser colocados no projeto de pesquisa. Sobre o item que não pode estar inserido em um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Justificativas.
	 b)
	Resultados e discussões.
	 c)
	Delimitação do tema.
	 d)
	Objetivos gerais, podendo ter os específicos.
	 *
	Observação: A questão número 4 foi Cancelada.
	
	O conceito de pesquisa encontra-se amplamente difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito distorcido de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno ou acontecimento.
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes, valendo-se de procedimentos formais, sistemáticos e reflexivos.
III- A formulação do problema, a construção de hipótese e a identificação das relações entre as variáveis constituem passos iniciais da pesquisa.
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa livre e subjetivamente, sem a necessidade de verificar as contribuições anteriores sobre a temática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 5 foi Cancelada.
	6.
	Através do resgate histórico do ensino superior no Brasil é possível afirmar que a Família Real contribuiu com a implantação do ensino superior no Brasil. Ao estudarem sobre o assunto, Santos e Cerqueira (2009) explicam que Proclamada a República, a Carta Magna permitiu a descentralização do ensino superior e, assim, o aparecimento de novas instituições, tanto as de caráter público (estaduais e municipais) como as da iniciativa privada. Esse novo momento no cenário educacional permitiu, pela primeira vez, a criação de estabelecimentos confessionais no país. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. P. dos; CERQUEIRA, E. A. de. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9., 2009, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
	 a)
	O ensino superior no Brasil surgiu com o interesse de formar mestres aptos para trabalhar na área rural.
	 b)
	A chegada das atividades acadêmicas e universitárias ao Brasil está atrelada ao período militar.
	 c)
	A Região Centro-Oeste é reconhecida como o berço do ensino superior no Brasil.
	 d)
	A implementação do ensino superior no Brasil é considerada tardia, surgindo apenas no século XIX.
	7.
	O processo de submissão de um artigo científico para ser publicado em uma revista envolve algumas etapas. Segundo Barrass (1979), ao submeter um artigo científico a uma revista é necessário ter conhecimento sobre o escopo da revista, ou seja, verificar quais os temas são de interesse da revista. Caso seu artigo esteja fora de escopo, automaticamente ele será rejeitado. Com relação ao processo de publicação de artigos, analise as sentenças a seguir:
I- O artigo deve apresentar conhecimento relevante do assunto.
II- O artigo precisa ser escrito em linguagem rebuscada, direcionada ao público especializado.
III- O artigo deve ser completo, original e imparcial.
IV- O artigo deve apresentar referências fieis às fontes bibliográficas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: T. A. Queiroz: EDUSP, 1979.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III eIV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	8.
	Ao ingressar no ensino superior é importante que o acadêmico compreenda as diferentes modalidades de instituições de ensino e as atribuições de cada uma delas. De acordo com Humerez e Jankevicius (2015), as universidades são uma das entidades responsáveis pela produção, preservação e transmissão dos conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos adquiridos pela humanidade em sua evolução cultural, constituindo a civilização ocidental atual. As universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/enfermagem-e-formacao-artigos-cientificos_31492.html>. Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva e eficiente.
	 b)
	Projetos de extensão são uma forma que distanciam a universidade e a comunidade, pois estão centrados em problemas teóricos.
	 c)
	Dentre as atribuições da universidade, é optativa a tarefa de desenvolver pesquisa, ficando a decisão a cargo dos gestores.
	 d)
	No Brasil, as universidades devem alinhar de modo coerente os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
	9.
	O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
	 b)
	Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
	 c)
	Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
	 d)
	As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.
	10.
	O processo de submissão de artigo científico não é uma tarefa simples, primeiramente é necessário escrever um artigo relevante, que tenha uma metodologia bem definida, selecionar uma revista que o artigo se enquadre e formatar de acordo com o escopo da revista para que esse passe pelo processo de avaliação e possível aprovação. Sobre os aspectos que fazem parte do processo de aprovação de um artigo científico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São encaminhados para os editores da revista que, posteriormente, encaminham para uma comissão especializada.
(    ) Ao submeter o artigo para uma revista é indicado enviar junto uma carta, explicando os motivos que estimularam a escrita do artigo.
(    ) Atualmente, pode-se encaminhar um manuscrito através de e-mail ou sistema eletrônico da revista pretendida.
(    ) Normalmente, os revisores do artigo não conhecem os autores, justamente para evitar qualquer juízo de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando