Buscar

Alternativas Ciência Política - Av 2

Prévia do material em texto

1., As formas de governo são a maneira com que os instrumentos fundamentais do Estado se desenvolvem, assim como seus domínios e afinidades; ou seja, designa a organização política do Estado, sendo o conjunto de pessoas a quem é confiado o exercício dos poderes públicos. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Aristóteles classifica as formas de governo em monarquia, aristocracia e democracia.
( ) Cícero classifica as formas de governo em monarquia e república.
( ) Aristóteles classifica as formas de governo em monarquia, aristocracia, democracia e mista.
( ) Maquiavel classifica as formas de governo em monarquia e república.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - F - V.
b) V - F - F - V. (X)
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - F.
 , 
 , 
2., São diversas as teorias que tentam explicar o surgimento do Estado. Entretanto, para alguns historiadores, o Estado sucessivamente existiu, assim como a sociedade, pois desde a existência dos seres humanos sobre a terra há uma coordenação social com poder e autoridade para produzir o comportamento de todo o grupo, ou seja, o Estado nasceu da necessidade de regular o convívio e as obrigações dos grupos sociais. Sobre a visão de Gramsci, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para Gramsci, a teoria do Estado expõe a sociedade política à extensão repressiva e a sociedade civil à dimensão ideológica.
( ) Gramsci coloca que a hegemonia não abrange os ensaios bem-sucedidos do grupo predominante.
( ) Gramsci procurou aprofundar a reflexão política de Marx com o ensinamento da superestrutura.
( ) A questão da hegemonia não tem função principal no enfrentamento entre dominantes e dominados ou na convivência entre ambos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F. (X)
3., Na concepção de Thomas Hobbes, o Estado é formado pela união entre os indivíduos através de dois contratos, um representado pela associação dos indivíduos e outro representado pela submissão dos indivíduos com relação ao Estado. Segundo Ribeiro (2006), é preciso que exista um Estado dotado da espada, armado, para forçar os homens ao respeito. Desta maneira, a imaginação será regulada para melhor, porque cada um receberá o que o soberano determinar. Nesse sentido, Hobbes defende o Estado absoluto. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: O medo e a esperança. In: WEFFORT, Francisco C. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006.
a) O Estado absoluto é fundamental para superar o estado de natureza, pois o homem se submete ao poder do Estado para garantir sua sobrevivência. (X)
b) O contrato social na forma da submissão dos homens com relação ao Estado, permite manutenção da liberdade e da liberdade individual.
c) Estado absoluto é resultado do contrato no qual os homens estabelecem uma relação de associação entre si.
d) O estado de natureza nega a necessidade de um poder absoluto do Estado na medida em que orienta as relações sociais.
4., Podemos considerar como clássicos da política, autores que apresentam uma contribuição significativa para a teoria política e a formação do Estado moderno. Nesse contexto, destacam-se Nicolau Maquiavel com a representação realista do Estado, Thomas Hobbes com a defesa do Estado como poder absoluto, John Locke com a base do pensamento liberal clássico e Jean Jacques Rousseu com a crítica às instituições civis. Sobre as teorias dos principais pensadores políticos clássicos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Para Hobbes, o medo e a consciência da necessidade da paz social levam ao fim do Estado. (F)
b) Maquiavel, através de suas análises, demonstra que o Estado é um fim em si mesmo. (V)
c) Para Rousseau, a liberdade e a igualdade impedem a existência do contrato social legítimo.
d) Para Locke, os direitos sociais e liberdade coletiva são a base do estado civil. (F)
5., O Estado é criado através de um contrato social e sua função. Segundo John Locke, é a proteção das liberdades fundamentais como a vida, a propriedade e a própria liberdade. Nas palavras de Weffort (2006), o livre consentimento dos indivíduos para o estabelecimento da sociedade, o livre consentimento da comunidade para a formação do governo, a proteção dos direitos de propriedade pelo governo, o controle do executivo pelo legislativo e o controle do governo pela sociedade, são, para Locke, os principais fundamentos do estado civil. Em virtude desse pressuposto, Locke é considerado um dos pensadores fundamentais do liberalismo clássico. Sobre a concepção de Locke para o Estado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WEFFORT, Francisco C. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006.
a) A função do Estado está ligada à intervenção estatal nas liberdades individuais.
b) A função do Estado será bem-sucedida quando os indivíduos abrirem mão da liberdade.
c) O Estado tem como função a redistribuição da riqueza entre os indivíduos.
d) O Estado deve garantir o direito ao exercício e à segurança da propriedade. (X)
6., Durante o século XIX, o liberalismo foi marcado por uma ideologia basicamente burguesa, manifestou-se como um conjunto de princípios e ideias que nortearam e estabeleceram os procedimentos políticos na perspectiva da ordem burguesa. A liberdade individual era relacionada ao campo político e econômico, sendo este o seu principal embasamento. Para tanto, a relação entre os indivíduos e o mercado, para o Estado, caracteriza-se por dois tipos de liberalismo: o político e o econômico. No que se refere aos dois tipos de liberalismo, analise as afirmativas a seguir:
I- O liberalismo político e o liberalismo econômico possuem um embasamento comum quanto à sua visão do Estado.
II- O liberalismo político e o liberalismo econômico estão somente ligados aos bens, à produção, ao consumo e à propriedade privada.
III- O liberalismo político cogita sobre a relação indivíduo-Estado, e o econômico, sobre a relação entre mercado e Estado.
IV- O liberalismo econômico e a organização social estão fortemente voltados para a história política e intelectual.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I e III estão corretas. (X)
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.
7., Antonio Gramsci desenvolveu um pensamento político que aprofundou a teoria da superestrutura de Karl Marx. Na teoria elaborada por Gramsci, a sociedade política representa uma dimensão repressiva e a sociedade civil uma dimensão ideológica. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A conquista do poder político se dá na luta pela hegemonia que tem espaço na sociedade civil.
II- A dimensão ideológica se refere à sociedade política e a dimensão repressiva à sociedade civil.
III- A teoria ampliada do Estado dá conta da sociedade política e da sociedade civil.
IV- Amplia a teoria do liberalismo clássico, destacando a não intervenção do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas. (X)
8., A essência das principais doutrinas políticas adequaram para a construção dos acordos dos estados e formas de governabilidade uma fundamental contribuição para a ampliação do contexto social, a qual teve como principais doutrinas políticas o liberalismo, o capitalismo, o socialismo e o social-democrata, que contribuíram para o desenvolvimento do contexto social. Sobre estas doutrinas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O capitalismo é conhecido como um sistema econômico que se distingue pela propriedade privada dos meios de produção e liberdade da iniciativa privada.( ) Os princípios fundamentais do liberalismo são: defesa da propriedade privada, liberdade econômica, igualdade perante a lei, participação mínima do Estado na economia.
( ) No século XVI, deu-se a origem dos pensamentos liberais.
( ) O socialismo compra a força de trabalho das pessoas para produzir bens e serviços, uma vez que as vendas permitem reaver o capital.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - F.
c) V - V - F - F. (X)
d) F - V - V - F.
9., A crise econômica de 1929 foi responsável por mudanças significativas no sistema capitalista. Até o fim da década de 1920, os Estados Unidos lideraram a economia mundial em um capitalismo considerado infalível. Entretanto, a crise colocou em dúvida esse pressuposto e abalou a estrutura e o sentimento de confiança no capitalismo. Sobre as medidas adotadas para equilibrar a economia, assinale a alternativa CORRETA:
a) As medidas de proteção ou restrições na economia interna e externa foram substituídas pelo livre mercado.
b) Criação de medidas de proteção a economia interna e diminuição/extinção da participação estatal nos investimentos nacionais.
c) Uma das estratégias adotadas foi a intervenção estatal na econômica, visando reduzir os riscos de uma nova crise. (X)
d) Ocorreu um grande impulso na privatização de empresas estatais e nas críticas a esse modelo de empresas.
10., A teoria do Estado de Marx apresenta sua origem histórica resultante da divisão social em classes sociais. A relação entre as classes é conflituosa e não é diferente quando envolve o Estado: na relação entre as classes e o Estado, Marx apresenta o Estado como um comitê da burguesia. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Estado é uma superestrutura que reflete o estado das relações sociais.
( ) O fim do Estado é a justiça, liberdade e o bem-estar da sociedade.
( ) O bem particular, da classe dominante, prevalece sobre o bem comum.
( ) O Estado serve a manutenção do domínio da classes trabalhadora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - F. (X)
c) F - V - V - F.
d) F - F - F - V.

Continue navegando