Buscar

Avaliação final objetiva-História Contemporânea

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Analise este trecho da música "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones" na versão em português interpretada pela banda Os Incríveis, popularizada pela banda Engenheiros do Hawaii.
Não tem amigos, não vê garotas
Só gente morta caindo ao chão
Ao seu país não voltará
Pois está morto no Vietnã
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
No peito, um coração não há
Mas duas medalhas sim
FONTE: Disponível em: <https://www.letras.mus.br/os-incriveis/47830/>. Acesso em: 6 jun. 2017.
A música referenciada remete à Guerra do Vietnã (1955-1975), um conflito marcado pelos ideais da Guerra Fria, durante a qual Estados Unidos e URSS disputavam áreas de influência em diversos continentes. Sobre a participação norte-americana no conflito, o historiador Eric Hobsbawm comenta: "Por que os EUA foram se envolver numa guerra condenada, contra a qual seus aliados, os neutros e até a URSS os tinham avisado, é quase impossível compreender, a não ser como parte daquela densa nuvem de incompreensão, confusão e paranoia dentro da qual os principais atores da Guerra Fria tateavam o caminho".
FONTE: Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Mesmo com as constantes manifestações de repúdio à participação do país no conflito, o presidente estadunidense Richard Nixon reforçou a política de apoio ao Vietnã do Sul.
	 b)
	A participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã se fez presente desde o seu início, em 1955, e foi fundamental no apoio aos norte-vietnamitas.
	 c)
	O alistamento para a guerra era espontâneo e motivado pelos ideais claros do nacionalismo estadunidense. Esse sentimento foi crucial para a permanência do país no conflito até o seu final.
	 d)
	A opinião pública estadunidense estava insatisfeita com as constantes ondas de recrutamentos para uma guerra que, aparentemente, não traria nenhum benefício.
	2.
	Devido a seus muitos horrores, impactos e repercussões, a Segunda Guerra Mundial inscreve-se entre um dos conflitos de maior alcance histórico que a humanidade já assistiu. Uma de suas características mais macabras foi o papel que uma ideologia genocida e totalitarista teve na guerra. Recentemente, ressurgência de movimentos extremistas de caráter totalitário em todo o mundo adverte o historiador para a necessidade de uma compreensão correta do fenômeno com maneira de evitar sua recorrência histórica. Sobre a abordagem do nazismo por parte do professor de história em sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ser passional e panfletária.
	 b)
	Ser linear e maniqueísta.
	 c)
	Ser multidisciplinar e multifacetada.
	 d)
	Ser cristã e conciliatória.
	3.
	Um dos objetivos declarados da ideologia nazista estava na destruição do comunismo. Embora tenha sido surpresa o pacto de não agressão com a URSS, era de conhecimento geral que esse seria quebrado. E, de fato, isso se deu com a Operação Barbarossa. Ainda que 4,5 milhões de soldados e toda tecnologia de guerra de ponta da Alemanha tenham sido empregados na guerra contra o socialismo soviético, esse acabou por ganhar a guerra. Sobre a principal causa da vitória soviética, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os combatentes cossacos.
	 b)
	A transferência das indústrias.
	 c)
	A ajuda chinesa.
	 d)
	Os esquadrões suicidas.
	4.
	É quase consenso entre os historiadores que a história do século XX não pode ser compreendida sem um olhar atento sobre a Revolução Russa. De fato, a revolução russa se inscreve entre os acontecimentos de maior influência do século passado. Pela primeira vez assistimos à instalação de um regime socialista no planeta. Para podermos entender a Revolução Russa, devemos ter noção do regime contra qual esta revolução estava se insurgindo. Sobre o regime czarista, analise as sentenças a seguir:
I- Sua base de apoio incluía a nobreza e os Kulaks.
II- Contava com um setor industrial forte e desenvolvido.
III- Tinha como sustentáculo ideológico a religião ortodoxa.
IV- Apresentava uma grande homogeneidade cultural.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	Um dos fenômenos que caracterizam nosso tempo é o terrorismo. Muitos dos acontecimentos atuais e das políticas implementadas nos países de Primeiro Mundo estão relacionados à reação ao terrorismo e a sua ameaça. Entretanto, esse termo é controverso e, atualmente, reflete os conflitos colocados por um mundo globalizado. Sobre o terrorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É possível a existência de um "Terrorismo de Estado".
(    ) O terrorismo é muito recente na História da Civilização.
(    ) Atualmente, o terrorismo utiliza recursos midiáticos.
(    ) A "Guerra contra o Terror" só atinge aos terroristas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	A Segunda Guerra Mundial não deve ser entendida apenas como consequência da Primeira Grande Guerra que a precedeu, nem como fruto exclusivamente das condições históricas de seu tempo. Os elementos que a motivaram encontravam-se presentes no processo histórico desde antes do primeiro conflito. Entretanto, são determinados acontecimentos que se deram após a Primeira Grande Guerra que acabaram por deflagrar o conflito seguinte. Com relação ao processo histórico que levou à Segunda Grande Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A crise econômica da Alemanha foi agravada pelo Plano Dawes (1924), que exauriu as últimas financeiras alemãs.
	 b)
	A enorme escassez de produtos e pouca produtividade levaram à crise de 1929 e à guerra.
	 c)
	O medo decorrente da consolidação do socialismo na URSS acabou por levar à guerra.
	 d)
	A quebra das barreiras alfandegárias depois da crise de 1929 foi um fator que levou à guerra.
	7.
	A Guerra Fria, tendo sido travada também no plano ideológico, envolveu estratégias de propaganda por ambos os lados envolvidos no conflito, o bloco capitalista e o bloco socialista. No lado capitalista, capitaneado pelos EUA, ocorre a glorificação do estilo de vida norte-americano, expresso pelo conceito de "American way of life". Consistia em alardear que, nas sociedades capitalistas, por seu próprio esforço e mérito, você poderia atingir a prosperidade, ali expressa no consumo de bens e cultura de massa. Sobre o "American way of life", analise as afirmativas a seguir:
I- O "American way of life" levou à descolonização e democratização do continente africano.
II-  O "American way of life" era baseado no consumo para o bem-estar e conforto do indivíduo.
III- O "American way of life", com enfase na busca da satisfação pessoal, negava valores da religião, da família e da democracia.
IV- O "American way of life propagava a ideia de que todos teriam direito de melhorar suas condições de vida por meio do trabalho duro e de suas habilidades pessoais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	8.
	Não podemos limitar nosso entendimento da questão árabe-israelense à disputa por território ou a um conflito religioso. Sem uma compreensão da ação do imperialismo inglês na região do Oriente Médio e do impacto do holocausto na opinião pública mundial, não teríamos um quadro mais completo dessa questão complexa. É necessário ter em mente as circunstâncias ligadas à criação de Israel e de seus anos iniciais de existência. Sobre a criação do Estado de Israel, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Estado de Israel seria formado pelo deserto de Negev, Galileia
oriental e a planície costeira.
(    ) Os judeus ortodoxos eram entusiastas da criação de Israel.
(    ) O holocausto favoreceu a pressão pela criação de Israel.
(    ) O sionismo é eminentemente político, sem componente religioso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	Uma das motivações para a Segunda Grande Guerra Mundial estava na ideia alemã de garantir aquilo que era chamado de "espaço vital" para o povo alemão. Nesse sentido, o começo da guerra se deu a partir da conquista de territórios e regiões onde se encontravam populações falantes do alemão ou dialetos a esse assemelhados. Sobre a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A invasão foi precedida por intensa atividade de propaganda.
(    ) A Alemanha começa a guerra de improviso, sem estar preparada.
(    ) Empregou-se na invasão novas táticas de guerra e contato.
(    ) Não houve resistência polonesa nem na invasão, nem após essa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	Entre as duas grandes guerras mundiais o mundo viu surgir e se espalharem os regimes totalitários. A ideia por trás dos totalitarismos era a de um Estado forte, que concentrasse todo poder e autoridade, exercendo um controle total sobre a vida dos indivíduos. Nos regimes totalitários, estado e sociedade se confundem, pretendendo ser uma unidade e se tornar a razão de ser daqueles que os constituem. Sobre os regimes totalitários, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estão circunscritos ao entre guerras.
	 b)
	Promovem a individualidade.
	 c)
	Tiveram uma única origem.
	 d)
	Baseiam-se no repúdio ao liberalismo.
	11.
	(ENADE, 2005) As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notícia:
No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, "assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno fértil para o terrorismo".
A principal razão, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação:
FONTE: MANCEBO, Isabel. Madri fecha conferência sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M. (Adaptado). Disponível em: http://www2.rnw.nl/rnw/pt/atualidade/europa/at050311_onze demarco?. Acesso em: 10 set. 2005.
	 a)
	A democracia permite que as organizações terroristas se desenvolvam.
	 b)
	O desejo de vingança desencadeia atos de barbárie dos terroristas.
	 c)
	A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo.
	 d)
	O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países.
	12.
	(ENADE, 2011) Sobre o período de 31 anos compreendido entre o início da Primeira Guerra Mundial (1914) e o final da Segunda Guerra Mundial (1945), o historiador inglês Eric Hobsbawm afirma:
"[Após tantos conflitos,] a humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. Sua história e, mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com a da guerra mundial de 31 anos". 
HOBSBAWM, E. A era dos extremos. O breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
De acordo com a perspectiva de análise de Hobsbawm, avalie as afirmações a seguir:
I- Existe uma continuidade das motivações que levaram aos dois conflitos de proporções mundiais do século XX, por isso são denominados de "guerra mundial de 31 anos".
II- O comunismo soviético pode ser considerado o "grande edifício da civilização do século XX [que] desmoronou nas chamas da guerra mundial".
III- Após 1945, evidenciaram-se os esforços das principais nações europeias e dos Estados Unidos em busca de um completo armistício.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II, apenas.
	 b)
	I e III, apenas.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	I, apenas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando