Buscar

SIMULADO CONST II

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	
	
				Disc.: DIREITO CONSTITUCIONAL II   
	
	
	Acertos: 0,4 de 2,0
	21/03/2020
	
	
	1a Questão (Ref.:201709480041)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Suponha que lei estadual autoriza menor de 18 anos a conduzir veículo automotor. Esta Lei é: 
		
	
	Inconstitucional, pois nos termos do artigo 23, XII, da CF, a União, os Estados, o DF e os Municípios têm competência comum para estabelecer e implantar políticas para educação e segurança no trânsito;
	
	Inconstitucional, porque a União tem competência privativa para legislar sobre trânsito e transporte;
	
	Inconstitucional, porque cabe aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local;
	
	introdutória, de exame de projetos nas comissões permanentes e plenário, revisória, decisória e sancionatória. 
	
	Constitucional, porque no âmbito da competência concorrente, cabe aos Estados suplementar a legislação federal;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709480837)
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	No que tange ao Federalismo, analise as assertivas abaixo: I - Federação é um sistema de governo que poderá ser cooperativa, centrifuga ou centrípeta; II - O federalismo é uma divisão de poderes entre dois ou mais entes do Estado; III - No Federalismo Brasileiro, os entes federados possuem Soberania; IV - Sempre foi federalista a organização do Estado Brasileiro; Marque a alternativa correta:
		
	
	I, II e III
	
	I e II
	
	I, II, e IV;
	
	apenas a II
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709480592)
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	Considerando a teoria do federalismo aplicada ao Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A Soberania é da República Federativa do Brasil e da União, vez que esta representa o Brasil nas relações internacionais, possuído a mesma uma dupla personalidade jurídica de direito interno e externo.
	
	O federalismo brasileiro, diferentemente do norte-americano, é um federalismo formado por movimento centrífugo ou por desagregação.
	
	É reconhecida aos Estados-membros a capacidade de auto-organização, vez que os mesmos possuem liberdade para estabelecer regras de condutas próprias para sua realidade mediante Constituições próprias (CF, art. 25), sempre nos parâmetros impostos pelo poder soberano. 
	
	No Brasil, os Municípios também são entes federativos dotados de autonomia, diferente de outros Estados Federados onde apenas os estados e a união compõem a Federação.
	
	É vedado o direito à secessão em razão do princípio da indissolubilidade do vínculo federativo (CF, art. 1.º), em que um ente autônomo não pode se separar da federação. Caso haja tentativa de independência, caberá intervenção federal no Estado-membro rebelde (CF, art. 34, I), com suspensão temporária de sua autonomia.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709480922)
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	Assinale a alternativa correta quanto ao tema Organização do Estado:
		
	
	Quanto a divisão da competência legislativa , pode-se afirmar que havendo dúvida à atribuição de cada ente político, deve ser observado o princípio da predominância de interesse ( nacional, regional ou local) na matéria.
	
	Pode-se afirmar que é atípica e própria do modelo brasileiro a elevação dos Municípios à categoria de ente da Federação.
	
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	Competência pode ser definida como a esfera delimitada de atribuições de uma entidade federativa.
	
	Ao Distrito Federal são atribuídas competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709480595)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Será a divisão do Estado do Pará uma boa ideia? O Congresso Nacional promulgou em 26 de maio de 2011 o Decreto Legislativo nº 136, que dispõe sobre a realização de plebiscito para criação do Estado do Carajás. Corre simultaneamente no Legislativo o projeto para criação do estado do Tapajós, que foi aprovado com modificações na Câmara dos Deputados e, por isso, deverá retornar ao Senado para reapreciação. (...) Se levados a cabo, tais projetos reduziriam o Estado do Pará a 22% da sua área atual (Figura 1). No entanto, o território que restaria do Estado do Pará conservaria 71% de sua população atual de cerca de 7,5 milhões de habitantes. Carajás somaria uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas e Tapajós, de pouco mais de 800 mil. (Brasil Economia e Governo. Disponível em: www.brasil-economia-governo.org.br. Acesso em: 08 set. 2017). O projeto veiculado na notícia acima não se concretizara, porque a população das áreas envolvidas, consultada na fase prévia do plebiscito, rejeitou com 66,60% a criação do Estado de Carajás e 66,08% de Tapajós. Caso o projeto tivesse sido levado a cabo, o processo de formação de estados-membros que se verificaria na espécie seria:
		
	
	Cisão
	
	Subdivisão
	
	Fusão
	
	Desmembramento anexação 
	
	Desmembramento formação
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709480233)
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	A parte da população do Estado V situada ao sul do seu território, insatisfeita com a pouca atenção que vem recebendo dos últimos governos, organiza-se e dá início a uma campanha para promover a criação de um novo Estado-membro da República Federativa do Brasil  o Estado N, que passaria a ocupar o território situado na parte sul do Estado V. O tema desperta muita discussão em todo o Estado, sendo que alguns argumentos favoráveis e outros contrários ao desmembramento começam a ganhar publicidade na mídia.  Reconhecido constitucionalista analisa os argumentos listados a seguir e afirma que apenas um deles pode ser referendado pelo sistema jurídico-constitucional brasileiro. Assinale-o.
		
	
	O desmembramento poderá ocorrer, contanto que haja aprovação, por via plebiscitária, exclusivamente por parte da população que atualmente habita o território que formaria o Estado N.
	
	O desmembramento não poderia ocorrer, pois uma das características fundamentais do Estado Federal é a impossibilidade de ocorrência do chamado direito de secessão.
	
	Além de manifestação da população interessada, o sistema constitucional brasileiro exige que o desmembramento dos Estados seja precedido de divulgação de estudos de viabilidade. 
	
	Além de aprovação pela população interessada, o desmembramento também pressupõe a edição de lei complementar pelo Congresso Nacional com esse objeto.
	
	N.D.A.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709479758)
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	(XXXII MP/RJ - 2011) A regra constitucional que admite o desmembramento de Estados depende da aprovação da população diretamente interessada, entendida como tal a população:
		
	
	tanto da área desmembrada do Estado-membro como da área remanescente, mediante plebiscito, bem como de lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional.
	
	tanto da área desmembrada do Estado-membro como da área remanescente, mediante referendo.
	
	da área desmembrada do Estado-membro, mediante plebiscito, bem como de lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional.
	
	da área desmembrada do Estado-membro, mediante referendo, bem como de lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional.
	
	da área desmembrada do Estado-membro, mediante referendo.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709480778)
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	Só uma das alternativas NÃO caracteriza a federação:
		
	
	Existência de um órgão constitucional encarregado do controle da constitucionalidade das leis, dificultando a invasão de competência.
	
	Existência de um órgão que dite a vontade dos Estados-Membros da Federação, no caso o Senado Federal.
	
	Descentralização político-administrativa constitucionalmente previstas.
	
	Soberania exercida pelos Estados-membros nas relações jurídicas entre si..
	
	Possiblidade de intervenção nos casos em que um dos Estados-membros tente se utilizar da secessão..
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709479949)
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	Assinale a opção INCORRETA.
		
	
	É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.
	
	Os Estados podemincorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
	
	É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios recusar fé aos documentos públicos
	
	A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos soberanos, nos termos da Constituição
	
	É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201709480518)
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	"O federalismo é um instituto jurídico de origem estadunidense. Com efeito, o conceito de federação nasce com a formação dos Estados Unidos da América, no exato momento em que as trezes ex-colônias britânicas abrem mão de sua soberania em prol da formação de um único Estado Federal. No Brasil, a Federação foi admitida como forma de Estado desde a Constituição de 1891. A Constituição brasileira de 1988 introduziu mudanças significativas na Federação brasileira atinentes à descentralização do poder político e financeiro para as esferas subnacionais. Um dos principais objetivos da Assembleia Nacional Constituinte foi reestabelecer o sistema federal pátrio, tentando imprimir-lhe maior descentralização e equilíbrio entre seus componentes e transformando a forma federativa em cláusula pétrea, ou seja, o princípio federativo é indissolúvel e não pode ser retirado do corpo constitucional de 1988 nem mesmo por Emenda. Em outras palavras, isso significa dizer que o Estado brasileiro jamais deixará de ser uma federação, a não ser que surja uma nova Constituição e, portanto, um novo Estado, obra de um novo poder constituinte originário." GÓES, Guilherme Sandoval e LIMA, Marcelo Machado. Ciência Política. Rio de Janeiro: Editora SESES. 2015, p. 104 e 105. (trecho adaptado). A partir do trecho a obra acima citada, onde trata de uma breve introdução sobre a forma de Estado, Federalismo, sobre este, acerca de suas características, é correto indicar como alternativa correta
		
	
	Nos Estados Federais é característica básica a existência de direito de secessão entre os entes políticos que compõem a Federação.
	
	Nos Estados Federais é característica básica a existência de uma Constituição flexível.
	
	Nos Estados Federais é característica básica a inexistência de um sistema constitucional de repartição de competências.
	
	Nos Estados Federais é característica básica a existência de uma Constituição rígida.
	
	Nos Estados Federais é característica básica a existência de um sistema constitucional unificado de competências sempre para a União.
	
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando