Buscar

Práticas de Eletromagnetismo III DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O escocês James Clerck Maxwell (1831-1879) é considerado um dos maiores físicos de todos os tempos em face dos seus estudos na área do eletromagnetismo. Maxwell baseou-se nas teorias de Gauss, Ampére e Faraday para formular um conjunto de quatro equações que descrevem todos os fenômenos eletromagnéticos. Disserte sobre as Equações de Maxwell e sua importância no Eletromagnetismo.
	Resposta Esperada:
- As equações de Maxwell firmam-se nas teorias de Gauss, Ampére e Faraday para fundamentar o eletromagnetismo, relacionando o campo elétrico e o campo magnético.
- Lei de Gauss para a eletricidade: é a primeira das quatro equações de Maxwell e recebe esse nome em homenagem ao seu criador, o físico Carl Friederick Gauss. Ela estabelece a relação entre carga elétrica e campo elétrico, podendo ser enunciada da seguinte forma: "O fluxo do campo elétrico através de uma superfície fechada no vácuo é igual à soma das cargas internas à superfície dividida pela permissividade elétrica do vácuo".
- Lei de Gauss para o magnetismo: "O fluxo magnético resultante no interior de uma superfície fechada é zero". Essa lei evidencia a impossibilidade de existência de monopolos magnéticos, ou seja, não existe polo sul ou polo norte isolado. Além disso, afirma que as linhas de campo magnético são contínuas, ao contrário das linhas de campo elétrico que se iniciam nas cargas positivas e terminam nas cargas negativas.
- Lei de Ampére: assim denominada em homenagem a André Marie Ampére, essa lei relaciona o campo magnético com o movimento de cargas elétricas ou corrente elétrica: "Uma corrente elétrica de intensidade i ou a variação de fluxo do campo elétrico podem dar origem a um campo magnético."
- Lei de Faraday: estabelece a relação entre campo magnético e elétrico. "A variação do fluxo do campo magnético gera um campo elétrico".
	2.
	A carga elétrica é a propriedade fundamental da matéria, disponível em todos os corpos, tornando-os sensíveis às interações. Carga elétrica é uma propriedade física fundamental que determina as interações eletromagnéticas. Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Convenciona-se a existência de dois tipos de carga, a positiva e a negativa que, em equilíbrio, são imperceptíveis. Quando há tal igualdade ou equilíbrio de cargas num corpo, diz-se que está eletricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir com outros corpos. Um corpo está carregado eletricamente quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças, de atração ou repulsão, uns sobre os outros. A unidade de medida da grandeza carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades é o coulomb, representado por C, que recebeu este nome em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb
Com base nesse contexto, responda por que as cargas elétricas exercem forças umas sobre as outras?
	Resposta Esperada:
Força elétrica é a interação de atração ou repulsão gerada entre duas cargas devido à existência de um campo elétrico ao redor delas. A fórmula criada por Coulomb é utilizada para descrever a intensidade da interação mútua entre duas cargas puntiformes. Essas cargas são corpos eletrizados cujas dimensões são desprezíveis se comparadas com a distância entre elas. A atração elétrica ocorre entre cargas que possuem sinais opostos, porque a força existente é de atração. A repulsão elétrica ocorre quando cargas de mesmo sinal são aproximadas, já que a força repulsiva atua sobre elas. Para calcular a força elétrica, os sinais das cargas elétricas não são levados em consideração, apenas seus valores. A movimentação das cargas elétricas é o fenômeno por trás do funcionamento dos aparelhos eletroeletrônicos. Quando uma carga elétrica, de carga positiva ou negativa, move-se em razão da influência de um campo elétrico externo, dizemos que se forma uma corrente elétrica.

Continue navegando