Buscar

RESENHA TREINO PARA A VIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA: FILME COACH CARTER – TREINO PARA A VIDA
O filme Coach discorre acerca da história real de Ken Carter, que como treinador de basquete decide usar sua habilidade técnica para transformar não só um time, como também vidas, exigindo não somente bons resultados em jogos, mas também os resultados escolares de cada jogador. Carter recebeu o convite de treinar o time de basquete do Colégio Richmond, na qual estudou em sua adolescência e obteve várias conquistas, entretanto as coisas naquele local haviam mudado. Os jogadores só focavam em suas competições e deixavam de lado o compromisso com a sala de aula, na qual eles pouco frequentavam. Os desafios disciplinares que o Senhor Carter assumia no momento da aceitação do emprego era mais imenso do que se imaginava. Os jogadores agiam por instinto, não tinham muitas regras em seu convívio, o respeito era algo quase inalcançável e suas conquistas foram minúsculas. Entretanto o novo treinador não se deixou abalar com a situação ali encontrada e pôs em prática seus métodos disciplinares para moldar verdadeiros vitoriosos. 
O seu trabalho começa com algumas desavenças, pois os garotos não estavam acostumados a seguir regras. A rigorosidade do técnico trouxe problemas não só com os alunos como também na escola que era treinador. O treinador modela os alunos dia após dia, quando por consequência começam a sair campeões em competições, Carter decide ampliar seu trabalho, onde exige bom rendimento escolar para que eles possam competir. Isso gera muita revolta tanto na escola, como no aluno, e mais ainda na família dos jogadores. Apesar de toda pressão e negação a seu trabalho, Carter continua em sua meta de formar jogadores educados por completo. 
A expectativa de vida dos alunos que ali estavam era muito baixas, pois o caminho mais frequente entre o meio social deles era a vida do crime, das drogas, da real falta de disciplina. Porém, o Senhor Carter ultrapassa as barreias diárias e mostra aos seus alunos que toda aquela rigorosidade exigida por ele era somente para uma vida melhor, onde ele mostra que todos são capazes, estimulando a alto-estima de cada aluno e levando-os cada vez mais a conquistas. 
Contudo, a última competição não trouxe um placar positivo, mas Carter mostra a seus jogadores que a vitória é somente uma consequência, e que eles já haviam posto em prática suas capacidades e que eles poderiam levar aquela derrota como estímulo. Ao final do filme todos os objetivos e desafios que o treinador enfrentou começaram a gerar resultados magníficos. Ele consegue mudar a vida daquela garotada utilizando o esporte e a educação, na qual todos conseguem enxergar além da realidade do seu meio e conquistam vagas em universidades e seguem seu rumo, rumo este que foi mudado por uma boa ação e boa vocação de um simples treinador que decide processar a mudança de uma realidade vista como perdida. 
E um legado muito importante que o filme retrata para nós futuros educadores, é saber enfrentar e aceitar os desafios que são colocados no caminho. Agir sempre com disciplina, com foco e com muita dedicação pode sim transformar vidas que tem como única válvula de escape à educação. Em suma, este filme é um grande modelo de liderança que conquista pelo exemplo de suas ações, e que inspira seus liderados a acreditarem em seus sonhos e darem valor à vida.

Continue navegando