Buscar

Taijiquan (Taichi Chuan)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Taijiquan (Taichi Chuan) 
e 
Qigong (Chi Kung)
 Juliana Lorena dos Santos Caje RA: 6049402
Taijiquan (Taichi Chuan)
Origem 
e 
descrição 
 
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna, de origem chinesa. Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos. O Tai Chi Chuan pode ser considerado uma meditação em movimento.
Os movimentos no Tai Chi Chuan são circulares. Quando combinados com um ritmo respiratório, levam a um alongamento do corpo e consequente relaxamento do mesmo. Os movimentos são contínuos e delicados.
O Tai Chi Chuan faz com que o praticante tenha maior consciência de seu corpo e do equilíbrio. Tem efeito sobre o corpo e a mente, aumentando o relaxamento e combatendo o estresse.
Objetivo 
O principal objetivo dessa arte marcial chinesa é justamente equilibrar o sistema nervoso central, diminuir a carga de trabalho do sistema cardiovascular, harmonizar a respiração e fortalecer os órgãos internos. 
Os movimentos do Tai Chi Chuan não agridem a musculatura, por isso, o corpo ganha um contorno suave, fica mais delineado. O equilíbrio interno aliado à prática diária dos exercícios torna a pele macia, com uma coloração saudável e com boa oxigenação, isto a protege da ação do vento, sol e poluição. Ela não fica tão seca e sua flexibilidade aumenta.
Benefícios 
e
contraindicações 
Os efeitos benéficos do Tai Chi Chuan melhora a saúde física, além de aliviar os estados depressivos. 
Em relação à função cardiovascular e pressão arterial a prática tem demonstrado produzir efeitos favoráveis tanto na capacidade de trabalho quanto na hemodinâmica cardíaca. Também as alterações da respiração verificadas durante a prática dos exercícios sugerem melhora na função respiratória, assim como a força dos músculos extensores e flexores dos joelhos denotam a melhora na força muscular
 A prática também leva a ganho em força, coordenação e flexibilidade e é um exercício seguro para os praticantes com artrite reumatoide
Entre os benefícios psicológicos que a prática pode proporcionar, podemos ressaltar o aumento da percepção do corpo e de diferentes aspectos do bem-estar, redução do estresse, sensação de vigor e força, melhor coordenação e equilíbrio, diminuição da ansiedade e percepção da dor, aumento da atenção, da confiança e do relaxamento, melhor concentração, desempenho mental e senso de realização.  
Embora a maior parte dos estudos demonstre os benefícios do Tai Chi Chuan, a prática pode ser contraindicada em indivíduos com diagnóstico de angina, arritmia ventricular ou ambos. 
Assim é necessária avaliação inicial para determinar a tolerância do indivíduo cardiopata ao exercício e outras possíveis contraindicações.
Qigong (Chi Kung)
Origem 
e 
descrição
O Chi Kung (denominado também como Qi Gong) é um tipo poderoso de exercício de saúde, praticado há séculos por milhões de chineses.
Baseia-se em repetições de conjuntos muito precisos de movimentos, projetados especificamente para beneficiar a saúde em muitos níveis diferentes.
Qi Gong é terapêutico, fácil de aprender e agradável de se fazer. Poucos minutos de prática podem ter um efeito revigorante e rejuvenescedor.
A prática regular traz um profundo efeito de fortalecimento para todo o corpo e seus diversos sistemas (nervoso, digestivo, respiratório, esquelético-muscular, hormonal, ginecológico, etc.).
Sua capacidade de ajudar na cura de uma grande variedade de lesões e doenças crônicas e agudas tem sido objeto de vários programas de pesquisa liderados pelas autoridades médicas chinesas.
Objetivo
O objetivo do Chi Kung é promover o movimento do Qi (energia) no corpo por isso também se usa o nome Qi Gong. Isso é feito abrindo certas portas e esticando e torcendo os canais de energia.
Um ponto-chave na prática do Chi Kung é o relaxamento e a respiração profunda, ambos pré-requisitos para permitir que o Qi flua.
Alguns movimentos do Chi Kung são muito suaves, outros mais vigorosos. Há movimentos muito grandes e expansivos, outros são mais sutis, quase imperceptíveis. Todos são diferentes e têm um efeito muito específico no corpo e na mente.
Quanto mais se pratica, mais se pode entender o propósito de cada movimento. Assim, a prática de Qi Gong se torna cada vez mais agradável.
As pessoas que realizam a prática garantem que o Chi Kung tem efeito poderoso na mente, corpo e espírito. Os benefícios relatados incluem o aumento da saúde geral e do bem-estar , níveis reduzidos de estresse  e uma visão mais equilibrada das possibilidades da vida.
O Qi Gong pode ser praticado como uma disciplina por si só ou como um complemento perfeito para o treinamento de Tai Chi, por exemplo.
Benefícios
e
contraindicações
Todas as pessoas, independentemente da sua idade e condição física, podem praticar Qigong sem contra-indicações

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando