Buscar

Resposta imunológica a fungos

Prévia do material em texto

Resposta imunológica a fungos
Um grande número de espécies de fungos pode causar doenças. A maioria causa doença limitada, sem maiores repercussões clinicas. Mesmo assintomáticos, se infectados podem transmitir a doença.
Podem colonizar a pele do indivíduo sem causar doença, como microbiota residente. Quando esses fungos encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo, estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.
FORMAS CLINICAS DAS DOENÇAS FUNGICAS
	Micoses cutâneas ou dermatomicoses: causadas por dermatófitos, infecção comum dos tecidos queratinizados (pele), seus anexos e mucosas.
	Micoses sistêmicas ou profundas: atingem principalmente órgãos internos e vísceras, podendo abranger muitos tecidos e órgãos diferentes.
IMUNIDADE INATA A FUNGOS
	O principal mecanismo de defesa é pelos fagócitos através do óxido nítrico (enzima) e outros mediadores secretados para a destruição do patógeno. Há a participação de INF-γ para aumentar a capacidade fungicida de neutrófilos e macrófagos. Pacientes que cursam com neutropenia ou que tenham deficiência da imunidade celular apresentam com frequência micoses recorrentes e ocasionalmente desenvolvem formas graves e profundas.
IMUNIDADE ADAPTATIVA A FUNGOS 
	Principalmente relacionada com a ativação de linfócitos T CD4. O fator de necrose tumoral beta (TNF-β) é uma citocina importante para a formação de granuloma que conterá a proliferação e disseminação do patógeno. Não há evidências de atividade citotóxica por TCD8.
CORRELAÇÃO CLINICA 
	Criptococcus neoformans em pacientes imunossuprimidos podem colonizar esôfago, estomago e intestino (ação oportunista) – aves, principalmente pombos, a partir da inalação de aerossóis de fezes – zoonose.
	Dermatofitoses: Microsporum canis, M. gypseum, Trichophyton mentagrophytes, T. rubrum e T. equinum, possíveis transmissões entre gatos, cães, roedores, coelhos e outras espécies através do contato direto, sendo também zoonoses.
	Histoplasmose: Histoplasma capsulatum, assintomático, forma pulmonar e forma disseminada. Morcegos e pássaros. Infecção a partir de inalação de aerossóis de fezes, ação oportunista, zoonose.
	Esporotricose: Sporothrix schenckii, linfo-cutânea, pulmonar, osteo-articular, meníngea, disseminada. Cães, gatos, cavalos e roedores. Infecção através de contato direto com lesões dos animais, com sono e inalação de esporos, zoonose.

Continue navegando