Buscar

Atividade no Portfólio fisiologia humana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fisiologia Celular
1) As organelas estão no interior das células e são delimitadas por membranas formadas, principalmente, por lipídeos, proteínas e, dependendo do tipo, desempenham diferentes funções. Explique qual a principal função dos: retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de Golgi, lisossomos e mitocôndria.
Retículo endoplasmático liso: Há várias funções, tais como a síntese de lipídeos como óleos, fosfolípides e esteroides. Entre as secreções esteroides, pode-se destacar os hormônios sexuais o estrogênio e a testosterona. Já em relação à desintoxicação, as enzimas do reticulo endoplasmático liso ajudam esta ação tornando determinadas drogas mais solúveis promovendo assim seu processo de eliminação. Além disso possui armazenamento de íons cálcio nas células musculares.
Retículo endoplasmático rugoso: Apresentam ribossomos aderidos à sua membrana externa, este retículo também possui o papel de síntese proteica, no entanto a maior parte das proteínas será secretada. Dentro do reticulo endoplasmático rugoso, em alguns caso acontece a ligação do carboidrato com as proteínas produzidas pelo ribossomo, formando assim a glicoproteínas.
Complexo de Golgi: A função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Pois é durante este processo que as membranas das vesículas se unem com a membrana plasmática de tal modo que a mesma se regenera.
Lisossomo: Tem como função fundamental fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células, podendo assim adquirir uma renovação celular de outras organelas celulares que estão envelhecidas.
Mitocôndrias: Tem como função primordial liberar energia pouco a pouco, das moléculas de glicose e ácidos graxos, resultando assim a liberação de calor e, especialmente, moléculas de adenosina-trifosfato);
2) São quatro tipos de transporte que ocorrem na membrana celular. Cite quais são, explique cada um e dê exemplos de substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte.
Difusão simples: Que é o processo passivo que não exige consumo de energia força motora pois é o próprio gradiente de concentração entre os dois lados da membrana água, gases, moléculas pequenas.
Difusão facilitada: Quando é passivo porém necessita de proteína como fonte de condução, para fazer esse condução de uma substância da membrana celular. Ex: glicose e aminoácido.
Osmose: Ocorre devido o transporte da água essa ação é uma solução já diluída a água passa de um meio menos concentrado para um mais concentrado. Ex: água.
Transporte Ativo: Denomina-se esse transporte ativo pois terá gasto de energia, em um lugar menor para um maior de concentração necessitando de uma proteína transportadora. Ex: íons cálcio, sódio e potássio entre outros.
3) O potencial de ação é uma alteração na voltagem da membrana celular diante de um estímulo. É através dos potenciais de ação que os sinais nervosos são transmitidos por toda a membrana da fibra. Para a condução do impulso nervoso, esse potencial de ação deve percorrer toda a fibra nervosa. Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma.
Despolarização: que é a primeira fase do potencial de ação, nessa fase, ocorre um aumento significativo na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Proporcionando assim um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples.
Repolarização: é a segunda fase a permite que na membrana aos íons sódio tende a aumentar os canais de sódio a se fechar e os de potássio a se abrir esse caso existe um excesso de carga positiva.
O repouso: é a terceira e a última fase desse processo, pois retorna às condições normais de repouso encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e despolarizada. Nessa fase, permite aos íons potássio retornar ao normal e a célula rapidamente retorna às suas condições normais também.
4) Mais de 40 substâncias neurotransmissoras já foram descobertas. Quais as mais conhecidas? Para responder, divida em: neurotransmissores periféricos e neurotransmissores centrais.
As mais conhecidas de Neurotransmissores periféricos são: acetilcolina, adrenalina e noradrenalina.
Neurotransmissores centrais são: gaba (ácido gama aminobutírico), glutamato, glicina, serotonina, substância encefálicas, hormônios peptídicos entre outros.
Sistema Nervoso
1) O Sistema Nervoso Central (SNC) é capaz de realizar inúmeras atividades complexas. Qual é a sua função básica? E quais as suas funções superiores?
A função básica é receber informações sobre as variações externas e internas e produzir respostas por meio dos músculos e glândulas. Enquanto isso as funções superiores são memória, que corresponde à capacidade de armazenar informações e, depois, resgatá-las, aprendizado, intelecto, pensamento e personalidade.
2) A organização do Sistema Nervoso (SN) pode ser classificada, morfológico e funcional, em três vias. Quais são estas vias? Explique cada uma.
Vias aferentes, que trazem as informações ao sistema nervoso central.
Vias eferentes, que levam a resposta que foi elaborada pelo nervoso central, ao órgão que vai executar a resposta, podendo ser um músculo ou uma glândula
Vias de associação analisar as informações, armazenar como memória para então formar padrões de respostas ou respostas espontâneas
3) A manutenção do equilíbrio corporal é de responsabilidade do cerebelo e é devido a ele que ações complexas podem ser executadas. Quais são estas ações? Por que isso ocorre?
Via aferente: que são quando o sentido sensorial capitada do ambiente para o sistema central.
Via eferente: que é quando o sistema nervoso central para a periférica.
Via somática: são vias de associação movimentos dos músculos viscerais eferentes, respostas automáticas.
4) Uma diferença entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é a secreção de hormônios pelas fibras pós-ganglionares. Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático secretam qual substância? E, por isso, como é chamado? E qual substância o Sistema Nervoso Simpático secreta? E por isso, como é chamado?
Parassimpático acetilcolina e, por isso, são chamados de colinérgicos.
Simpáticos secretam noradrenalina e chamados de neurônios adrenérgicos.
5) A parte responsável pela análise dos estímulos internos e externos ao organismo é o Sistema Nervoso Sensorial. Essas informações são utilizadas para atender quais funções?
O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células específicas como receptor de estímulos que são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por isso, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas. Podemos ver mais em percepção e interpretação, controle do movimento, regulação de funções de órgãos internos, manutenção de consciência, são por meio dos sentidos todas essas funções que ligam nosso relacionamento com o ambiente. Alguns ex: visão, audição, cuja são sensações.
6) O que é fadiga sináptica? Por que ela é importante?
É o esgotamento de neurotransmissores, é importante porque para as reações de atividades nervosas possa sumir para dar lugar a outras pois isso não acontece com as fibras nervosas.
7) O que é placa motora e unidade motora?
Placa motora: é a região do sarcolema membrana da célula muscular que fica mais próxima da terminação do axônio
Unidade motora: é formada pelo neurônio, axônio deste neurônio, pelas terminações nervosas do neurônio e pelas fibras musculares inervadas por estas terminações. 
8) As fibras musculares são classificadas de acordo com sua velocidade de contração e resistência à fadiga. Existem três tipos de fibras que são predominantes na composição dos músculos. Quais são? Explique cada um.
 Fibras oxidativas: que são caracterizadas pelo alto conteúdo mitocondrial (onde estão as enzimas oxidativas). As de contração lenta são as vermelhas que tem atividade intensidade de baixa e moderada com longa duração com pequena contração muscular e de forma
lenta. Ex: atletismo e nadadores de grandes distância.
Fibras glicólicas: são as que possui menor conteúdo mitocondrial e são ricas em enzimas glicólicas e baseada especialmente em suplemento de energia são fibras de contração rápida e menos resistente a fadiga.
Fibras oxidativas glicolíticas: são de contração rápida pois é a mistura das duas anteriores semelhantes nas suas características e têm o maior diâmetro comparado com as vermelhas.
9) O que é tônus muscular?
É o estado involuntário de contração natural dos músculos corporais, responsável por fazer com que possam entrar em ação sempre que necessário.
10) Quais os tipos de contração muscular? Explique cada uma.
Contração isométrica: que ocorre quando o músculo se contrai, produzindo força sem mudar seu comprimento.
Contração isotônica: é caracterizada como uma contração em que as fibras musculares se encurtam ou alongam
Contração isocinética: quando o músculo se contrai e encurta, em velocidade constante.
11) O músculo esquelético possui vários tipos de receptores sensoriais, como os quimiorreceptores, os fusos musculares e os órgãos tendinosos de Golgi. Explique como cada um funciona.
 Fuso muscular: detecta o estiramento excessivo do musculo, com isso ele se contrai travando as fibras .
Órgãos tendinosos de Golgi: detecta tensão, proporcionando relaxamento do musculo.
Receptores sensoriais: são vários importantes para o posicionamento, equilibrio,tato e etc. 
Quimiorreceptores: detecta substancias químicas.
Fisiologia Cardíaca
1) O que é infarto do miocárdio? O que pode acontecer no infarto leve e grave?
O infarto do miocárdio é decorrência de um bloqueio de uma artéria coronária por um coágulo de sangue sobre a placa de gordura que estava em sua parede, impossibilitando assim, que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco. Esta porção do músculo cardíaco sofre um processo de morte celular e necrose, podendo levar à morte súbita ou à insuficiência cardíaca que acarreta limitações físicas até a recuperação do quadro clínico. Infarto leve é quando a lesão acontece só em uma parte do coração. Já o infarto grave é quando grande partes das células do coração são destruídas, diminuindo grande capacidade de bombeamento do coração.
2) Explique como ocorre o potencial de ação do músculo cardíaco. Pelo menos duas diferenças importantes entre as fibras musculares esqueléticas e as cardíacas provocam o potencial de ação mais prolongado e a presença do platô. Quais são estas diferenças?
O potencial de ação registrado na fibra ventricular cardíaca tem em média 105 milivolts, o que significa que o potencial intracelular passa de um valor muito negativo, por volta de -85 milivolts, entre os batimentos para um valor ligeiramente positivo, em torno de +20 milivolts durante cada batimento, após o potencial em ponta, a membrana permanece despolarizada durante cerca de 0,2 segundos, exibindo um platô, que se segue por repolarização repentina. A presença desse platô no potencial de ação faz a contração muscular do coração durar até 15 vezes mais que as contrações observadas no musculo esquelético. Potencial de ação e período refratário nas fibras esqueléticas: o potencial de ação em uma fibra muscular esquelética é caracterizado pela abertura repentina e em grande número de canais rápidos de sódio, ficam aberto por um pequeno período. Nas fibras musculares: acontece aberturas de canais de sódio rápidos e os lentos de cálcio, manutenção de longo período de despotização.
3) Explique sobre o mecanismo de Frank-Starling.
É quando o coração possui uma capacidade intrínseca de se adaptar a volumes crescentes de afluxo sanguíneo, ou seja, quanto mais o miocárdio for distendido durante o enchimento, maior será a força de contração e maior será a quantidade de sangue bombeada para a aorta.
 
4) Além do sistema especializado para a geração e condução rápida de impulsos rítmicos no coração, muitas fibras cardíacas têm a capacidade de auto excitação, um processo que pode causar descarga automática rítmica e contração. Esse é o caso de quais fibras? Em condições normais, qual a função do nodo sinoatrial?
A função do nodo sinoatrial é atuar como um marca- passo ectópico que causa uma continuidade fora do normal de contrações de diferentes partes do coração podendo causa uma diminuição no bombeamento cardíaco.
5) O eletrocardiograma normal é composto por uma onda P, um "complexo QRS" e uma onda T. Explique como é formada cada uma destas ondas.
A onda p apresente a despolarização atria , ou seja, ela registra o momento em que acontece a contração atrial. Em seguida este estímulo vai passar pelo nodo a-v, não podendo ser detectado no eletrocardiograma, produzindo uma linha isoelétrica, que fica entre a onda p e o complexo qrs. Onda t é a repolarização ventricular, os ventrículos ficam contraídos por alguns milésimos de segundos. Onda qrs despolarização ventricular, início da contração dos ventrículos.
6 Explique o que é volume diastólico final, volume sistólico final e débito cardíaco.
Volume diastólico final: é quando o volume de sangue que está presente em cada um dos ventrículos ao final da diástole e equivale a aproximadamente 120 ml.
Volume sistólico final: é quando o volume de sangue que está presente em cada um dos ventrículos ao final da sístole e equivale a aproximadamente 50 ml.
Débito cardíaco: quando o volume de sangue bombeado para aorta pelo coração a cada minuto. Equivale a cerca de 5 l/min e pode ser calculado pelo produto do volume sistólico pela frequência cardíaca (dc = vs x fc).
7) Explique o que é e como ocorre a primeira e a segunda bulha cardíaca.
Acontece durante o fechamento das válvulas atrioventriculares (mitral e tricúspide), ocorre um som grave, chamado de primeira bulha cardíaca (b1) e, durante o fechamento das válvulas semilunares, ocorre a segunda bulha cardíaca (b2). Enquanto b1 marca o início da sístole, b2 marca o início da diástole.
8) Como ocorre o controle nervoso do coração? Para responder esta pergunta, explique sobre os componentes simpático e parassimpático.
Sistema nervoso simpático: aumenta a frequência cardíaca, pode aumentar a força da contração cardíaca e a velocidade dos impulsos emitidos pelo nodo sinoatrial. Resumindo é a estimulação simpática aumenta a atividade cardíaca, é um mecanismo que em situações necessárias que precisam de mais batimentos cardíacos será ativado.
Sistema nervoso parassimpático: é ao contrário da estimulação simpática, a parassimpática diminui os batimentos cardíacos junto com a força de contração dos músculos cardíacos. É capaz de atrasar os impulsos emitidos pelo nodo atrioventricular, o que retarda o espaço de tempo entre as contrações atrial e ventricular. Logo, a estimulação parassimpática diminui todas as atividades cardíacas.
9) Qual a relação entre o fluxo sanguíneo, a pressão e a resistência?
Fluxo sanguíneo é a quantidade de sangue e é direcionado a proporção à diferença de pressão entre as duas extremidades é inverso relativa à resistência.
10) O que é pressão arterial sistólica e diastólica? Quais valores são encontrados no
repouso? O que é hipertensão?
Pressão arterial sistólica: é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Geralmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmhg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais. 
Pressão arterial diastólica: normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmhg.
Hipertensão: caracteriza-se quando o indivíduo está em uma condição clínica com um fato caracterizado por níveis elevados e sustentados da pressão arterial. Valor 140/90mmhg.
11) A pressão arterial de pulso ou diferencial é a diferença de pressão entre pressão arterial sistólica (PAS) e pressão
arterial diastólica (PAD) (120-80 = 40 mm Hg). O que ocorre quando ela chega até zero?
Quando chega a zero a circulação para.
12) O duplo produto (DP) é definido como o produto da frequência cardíaca pela pressão arterial sistólica (FC X PAS). Como ele pode ser utilizado?
Pode ser utilizado como método confiável para acompanhamento na prescrição de atividades físicas por várias populações.
13) A pressão arterial sistólica (PAS) normal é de aproximadamente 120 mmHg e a
diastólica (PAD) é próxima de 80 mmHg. Quais os procedimentos para aferir a
pressão arterial?
· Localizar a artéria braquial, localizada na parte interna do cotovelo, por palpação.
· Posicionar o manguito em torno do antebraço de 2cm a 3cm acima da fossa ante cubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial.
· Manter o braço do paciente na altura do coração.
· Colocar o estetoscópio nos ouvidos e posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre a artéria braquial, na fossa ante cubital, evitando compressão excessiva.
· Inflar rapidamente o manguito, aproximadamente 180 mm, para a condição de repouso ou 200 mm hg durante ou imediatamente após o exercício;
· Abrir lentamente a válvula para redução da pressão no manguito (1 a 2 mm hg por segundo).
· Ao auscultar o primeiro ruído de korotkoff (primeiro som audível), verificar o valor da pressão; é a pressão arterial sistólica.
· Continuar reduzindo a pressão no manguito. Observar as mudanças no timbre dos ruídos de korotkoff.
· No último ruído de korotkoff audível, verificar o valor da pressão, é a pressão arterial diastólica.
· Desinflar totalmente o manguito e retirá-lo do braço. Esperar de 1 a 2 minutos, caso seja necessário realizar novas medidas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais