Buscar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Prévia do material em texto

Prova de Contabilidade Gerencial - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
De acordo com Eugenio Mussak, competência, sob o aspecto operacional (MUSSAK, 2003) é:
A - A capacidade de resolver problemas, atingir resultados, medida pela divisão dos resultados que obtemos no dia a dia pela diminuição entre o tempo gasto para tanto e os recursos utilizados para obtê-los.
B - A capacidade de resolver problemas, atingir resultados, medida pela divisão dos resultados que obtemos no dia a dia pela soma entre o tempo gasto para tanto e os déficits utilizados para obtê-los.
C - A capacidade de resolver problemas, atingir resultados, medida pela divisão dos resultados que obtemos no dia a dia pela soma entre o tempo gasto para tanto e os recursos utilizados para obtê-los. CORRETO
D - A capacidade de resolver problemas, atingir resultados, medida pela multiplicação dos resultados que obtemos no dia a dia pela soma entre o tempo gasto para tanto e os recursos utilizados para obtê-los.
E - A capacidade de resolver problemas, diminuir resultados, medida pela subtração dos resultados que obtemos no dia a dia pela metade, e o tempo gasto e os recursos utilizados para obtê-los.
Questão 2 de 10
De acordo com a legislação brasileira, a publicação dos relatórios produzidos pela contabilidade gerencial:
A - Ainda não foi regulamentada, ainda que seja obrigatória.
B - É facultativa. CORRETO
C - Está prevista na no artigo 60 da Lei 4.320/64.
D - Exige clareza e determinação.
E - Exige publicação dos relatórios.
Questão 3 de 10
No texto, a abordagem tradicional de gerenciamento, afirma que ela busca a maximização racional da riqueza de acionistas ou proprietários da empresa, e tem como principais premissas a mercantilização das relações sociais e do consumismo, a competição como conduta primária para as relações de produção e o consumo e a relação de apropriação da natureza pelo ser humano e antropocentrismo. (ASHLEY, 2005, p. 66). Podemos afirmar então que:
A - A relação entre recursos materiais, financeiros, natureza e a relação do Homem são fatores essenciais para a geração da produção de bens e serviços. CORRETO
B - Demonstra que o homem é o único responsável pelos sucessos ou fracassos de uma organização e que os recursos são substituíveis.
C - Num mercado competitivo a mercantilização das relações sociais é o fator de menor influência na competitividade.
D - O homem não pode administrar todo os recursos sem depender da máquina,
E - Que o administrador sempre deve analisar o desempenho da organização sozinho.
Questão 4 de 10
Garrison e Noreen (2001, 4-5) defendem que o sistema de informação contábil gerencial deve ser suficientemente flexível para fornecer quaisquer dados que sejam importantes para uma determinada decisão. Isso quer dizer, em outras palavras, que:
A - Muitas vezes, dizem eles, a oportunidade é mais importante para os gerentes do que a permissão.
B - Muitas vezes, dizem eles, a oportunidade é mais importante para os gerentes do que a precisão. CORRETO
C - Muitas vezes, dizem eles, a oportunidade é menos importante para os gerentes do que a permissão.
D - Muitas vezes, dizem eles, a oportunidade é menos importante para os gerentes do que a precisão.
E - Qualquer dado ainda que muito irrelevante serve à contabilidade financeira.
Questão 5 de 10
Entre as décadas de 80 e 90 houve o surgimento de outras ferramentas estratégicas importantes para o controle gerencial nas atividades administrativas, nas áreas de suprimentos e na área contábil, visando aumentar a competitividade. Essas ferramentas vieram para auxiliar neste controle, e ajudar no direcionamento de decisões importantes a serem tomadas. Conforme o texto, podemos afirmar que as estas ferramentas eram conhecidas como:
A - O KAMBAN que media o repaginamento adequado, JIT (just in time), FIFO (First in First Off), PCP (Planejamento e Controle da Produção).
B - O KAMBAN que media o ressuprimento adequado, JIT (just in time), FIFO (First in First On), PCP (Planejamento e Controle da Produção)
C - PCP (planejamento e Controle da Produção), TQM (total quality managment) e TOC (theory of conspiracy)
D - Sistema JIT (just in time), TQM (total quality managment), a reengenharia de processos e o TOC (theory of constraints). CORRETO
E - TQM (total quality managment) e TOC (theory of conspiracy) e JIT (just in time)
Questão 6 de 10
Para o controle estratégico, o conhecimento contábil-gerencial fornece informações (ATKINSON et al., 2000):
A - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de curto prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado externo.
B - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de curto prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado interno.
C - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado, desgostos dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado externo.
D - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado externo. CORRETO
E - Sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de saúde humana, preferência dos clientes e inovações tecnológicas, além das informações oriundas do mercado externo.
Questão 7 de 10
Marque V para verdadeiro e F para Falso e assinale a alternativa correta.
(__) Os custos padrões foram inicialmente introduzidos no Japão após a Segunda Guerra Mundial sendo a Nippon Eletronics Company (NEC).
(__) Os custos padrões não podem ser considerados como uma referência, uma norma, pois a avaliação de desempenho e exemplificada utilizando as bases que devem ter seguido padrões estabelecidos pelos códigos de fabricação de cada produto.
(__) Os custos padrões são uma referência para tomadas de decisões e em custos de produtos que tem base sólida nas informações das planilhas de preços de produtos.
(__) Os custos padrões podem simplificar a escrituração contábil.
(__) O Balanced Scorecard (BSC) está intimamente interligado com o planejamento estratégico das organizações sendo condição para a sua implantação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência que preenche de forma correta as afirmações anteriores:
A - F, F, F, V, V.
B - F, V, V, F, V.
C - V, F, F, V, V. CORRETO
D - V, F, V, F, V.
E - V, V, V, F, F.
Questão 8 de 10
No capítulo 10, podemos afirmar, que segundo o autor, o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para a empresa pois pode:
A - Proporciona uma administração moderna da empresa e de todas as mudanças porque apresenta os projetos e as decisões para o futuro permitindo mudanças para que o negócio possa progredir perante aos novos mercados que vão se abrindo ao longo dos anos.
B - Proporciona uma visão acerca da atual posição da empresa e de todas as mudanças porque passou e apresenta os projetos e as acepções para o futuro permitindo ajustamentos para que o negócio possa adequar-se aos novos cenários que vão se apresentando ao longo dos anos. CORRETO
C - Proporciona uma visão acerca do faturamento da empresa e de todas as mudanças do mercado, porque passou e apresenta os projetos e as acepções para o futuro permitindo ajustamentos para que o negócio possa adequar-se aos novos cenários econômicos que vão se apresentando ao longo dos anos.
D - Proporciona uma visão de como a empresa está inserida no mercado, e de todas as suas concorrentes, buscando equilibrar seu desenvolvimento neste mercado.
E - Proporciona uma visão global da atual posição da empresa e de todas as concorrências porque passou e apresenta os projetos e as acepções para o futuro possibilitando ajustamentos para que o negócio possa adequar-se aos novos tempos que vão se apresentando ao longo dos anos.
VoltarQuestõeslist
Questão 9 de 10
Custeio por Ordem de Produção tem suas características mais marcantes pelo fato de:
A - As operações {são efetuadas a partir de uma demanda,onde a produção é descontinuada.
B - As operações são efetuadas a partir de um controle de pedidos, onde a produção é continuada, visando a não parada de linha.
C - As operações são efetuadas a partir de uma demanda, tende a ser de controle menos complexo, pois os produtos tendem a possuir custos idênticos.
D - As operações são efetuadas a partir de uma encomenda, tende a ser de controle mais complexo, pois os produtos tendem a possuir custos diferentes. CORRETO
E - As operações são efetuadas de acordo com a demanda do mercado pelo fato da sazonalidade ser constante em épocas de instabilidade econômica.
Questão 10 de 10
Na era da informação, se mostram como características mais propensas a garantir a permanência e a ascensão das empresas no mercado, segundo Tom Gorman (2001):
A - Quesitos como velocidade, flexibilidade, conhecimento, habilidade, sistemas lentos de comunicação, tomada de decisão descentralizada, respostas rápidas para as necessidades urgentes e a capacidade de personalizar serviços.
B - Quesitos como velocidade, flexibilidade, conhecimento, habilidade, sistemas rápidos de comunicação, tomada de decisão centralizada, respostas rápidas para as necessidades urgentes e a capacidade de personalizar serviços.
C - Quesitos como velocidade, flexibilidade, conhecimento, habilidade, sistemas rápidos de comunicação, tomada de decisão descentralizada, respostas rápidas para as necessidades urgentes e a capacidade de descobrir serviços.
D - Quesitos como velocidade, flexibilidade, conhecimento, habilidade, sistemas rápidos de comunicação, tomada de decisão descentralizada, respostas rápidas para as necessidades urgentes e a capacidade de desconsiderar serviços.
E - Quesitos como velocidade, flexibilidade, conhecimento, habilidade, sistemas rápidos de comunicação, tomada de decisão descentralizada, respostas rápidas para as necessidades urgentes e a capacidade de personalizar serviços.CORRETO

Continue navegando