Buscar

Tecidos Vegetais: Parênquima, Colênquima e Esclerênquima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARÊNQUIMA, COLÊNQUIMA E ESCLERÊNQUIMA
Os vegetais possuem diferentes tecidos especializados nas mais diferentes funções. O sistema fundamental das plantas é formado por dois grupos de tecidos os parênquimas (tecidos de preenchimento do vegetal que realizam diversas funções) e os tecidos de sustentação (sustentam a estrutura do vegetal e são representados pelo colênquima e pelo esclerênquima).
Parênquima:é encontrado principalmente no caule raízes, e folhas, preenchem o vegetal e desenvolvem várias funções na planta, formam a maior parte de massa vegetal da planta.
clorofiliano: Este parênquima é também chamado de clorênquima ou parênquima assimilador. As células deste tecido possuem grande quantidade de cloroplastos, que realizam a fotossíntese.São encontrados nas partes verdes da planta, como as folhas (no interior, onde constituem o mesófilo) e nos caules jovens.  Podem ocorrer dois tipos de parênquimas clorofilianos: o paliçádico (com células longas e justapostas) e o lacunoso (células arredondadas com bastante espaço entre elas).
Aerênquima; Presentes em plantas aquáticas e plantas que habitam ambientes alagados, a especificidade desse tipo de parênquima é de armazenar ar entre suas células. Eles se caracterizam por apresentar parênquima com grandes espaços intercelulares.
Aquífero;estão presentes em folhas e caules de plantas suculentas, folhas e raízes de plantas epífitas e xerófilas, bem como plantas sujeitas ao estresse salino. As células deste tecido são especializadas em armazenar água
Colênquima
 O colênquima é um tecido de sustentação típico de órgãos jovens e em crescimento. Possui células vivas com paredes celulares com espessamento e reforço de celulose, principalmente nos “cantos” das células, onde elas se encontram.
Podemos encontrar o colênquima abaixo da epiderme do pecíolo das folhas e das suas nervuras, oferecendo suporte, porém, mantendo a maleabilidade da estrutura.
Esclerênquima
O esclerênquima é um tecido de sustentação constituído por células mortas espessadas com lignina, além da celulose. A presença de lignina sobre a parede celular confere a este tecido uma rigidez que proporciona resistência e sustentação à planta.
Há dois tipos de esclerênquima: as fibras, formadas por células alongadas e afiladas que podem acompanhar os tecidos de condução (o linho, por exemplo, é feito deste tecido vegetal), e as esclereides (ou células pétreas, com formas variadas e ramificadas) encontradas nas cascas de diversas sementes.

Continue navegando

Outros materiais