Buscar

Atividade unidade 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
CURSO DE LICENCIATURA EM LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
JOSENILSON NUNES SILVA
“MINUTA DE PROJETO DE PESQUISA”
VIANA
2020
JOSENILSON NUNES SILVA
“MINUTA DE PROJETO DE PESQUISA”
Resumo e comentário apresentado à disciplina de Oficina de Projetos e Iniciação Científica, Professor Paulo Roberto de Jesus Silva, como requisito para obtenção da nota da terceira atividade avaliativa.
VIANA
	
 2020
MARANHÃO, CAMPUS CAXIAS – POLO VIANA
Rodovia MA 349, Km 02, Bairro Gleba Buriti Do Paraíso, 
Caxias (MA) – Brasil
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO................................................................................... 4
1.1 Tema/Titulo..................................................................................... 4
2. INTRODUÇÃO....................................................................................... 4
2.1 Problematização............................................................................. 4
2.2 Justificativa..................................................................................... 5
3. OBJETIVOS........................................................................................... 6
3.1 Objetivo geral.................................................................................. 6
3.2 Objetivos especificos..................................................................... 6
4. REVISÃO TEORICA............................................................................... 6
5. METODOLOGIA..................................................................................... 7
6. CRONOGRAMA..................................................................................... 8 
7. REFERÊNCIAS...................................................................................... 9
3
1. TEMA
Educação empreendedora no ensino médio.
2. INTRODUÇÃO
A busca de novas perspectivas de geração de emprego e renda aumentou o estudo do Empreendedorismo em nosso país. O fenômeno Empreendedorismo sempre foi associado à abertura e criação de novos negócios, principalmente pelas micro e pequenas empresas, que estão na origem de metade dos empregos formais no Brasil (OBSERVATORIO SEBRAE, 2005a).
Sendo assim, a educação empreendedora permite o desenvolvimento das habilidades necessárias para as crianças atuarem em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Como o avanço da globalização e das novas tecnologias, vivemos em um ambiente de constantes mudanças e desafios que requerem preparação específica.
O ensino empreendedor no ensino médio permite preparar os alunos para um mundo de descobertas, oportunizando os estudantes a se desenvolverem de forma proativa, confiante, com planejamento e criatividade através das produções criadas por eles. No entanto, empreender é mais um estilo de vida, é um conjunto de comportamentos e habilidades que pode ser desenvolvido.
2.1 PROBLEMATIZAÇÃO
Uma pesquisa realizada na capital Porto Alegre - RS traçou um perfil da nova geração e apontou como vivem e pensam os jovens entre 13 a 18 anos, 400 pessoas foram entrevistadas, os resultados revelaram que trabalho e profissão não são mais prioridade na vida dessa nova geração.
Diante disso, podemos observar que a educação empreendedora tornará de fato os estudantes mais criativos, preparados para assumir riscos, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar ao seu redor, oportunidades de inovações mesmo em situações desafiadoras e preparados para enfrentar o mercado de trabalho, haja visto que a nova geração Z está cada vez mais conectados na era digital e muitos deles não priorizam o futuro profissional como um meio de vida.
Compreendemos a necessidade dessa reflexão sobre a influência dessas políticas educativas empreendedoras em escolas de São Luís.
2.2JUSTIFICATIVA
Estamos vivendo a era da educação 4.0 regrada em criatividade e inventos, usando vários recursos e contando com um ambiente baseado em experimentações onde o sujeito aprende por meios de projetos, vivências e conhecimentos científicos. Exigindo um dinamismo dos estudantes pautado em atitudes, habilidades, comportamentos inovadores que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. 
Diante deste contexto a educação empreendedora serve de incentivo para alunos das series iniciais, na busca do autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
As atividades educativas na prática vão contribuir não só para despertar o espírito empreendedor como também fomentar a educação, a cultura, a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida.
3. OBJETIVOS
 3.1 OBJETIVO GERAL
Analisar as Políticas educacionais para às questões empreendedoras nas séries iniciais e suas práticas educativas voltada a escola de Ensino Médio em São Luís.
 3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
1. Identificar o comportamento empreendedor nos alunos.
2. Realizar levantamentos das produções dos alunos ao termino do ano letivo.
3. Refletir acerca da forma como as práticas educativas direcionadas para a educação empreendedora têm sido implantadas no currículo escolar da escola avaliada.
4. REVISÃO TEÓRICA
Este trabalho aborda os principais assuntos relacionados com a problemática, com destaque para o empreendedorismo nas séries iniciais.
Como a cidadania é para todos, a educação empreendedora deve estar presente na vida escolar. 
Este assunto é um campo significativo de investigação, com suas políticas de implantação na rede particular de ensino do estado do Maranhão como projeto piloto para a multiplicação na rede pública do estado, através da parceria com o Sebrae que implanta nas escolas do estado a educação empreendedora de jovens e adultos.
5. METODOLOGIA
Os procedimentos metodológicos estão relacionados aos métodos fundamentais para a efetivação da pesquisa, proporcionando ao pesquisador caracterizar os meios empregados no estudo de forma que o mesmo seja executado de modo bem-sucedido. Assim, a análise da pesquisa será avaliada baseada em métodos científicos (ANDRADE, 2005).
O método aplicado será de forma qualitativa, o estudo busca fazer um levantamento na escola, onde através de coleta de informações já realizadas, foi implantada o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. (JEPP). 
Com isso será realizado um levantamento, monitorando e acompanhando as atividades pedagógicas educacionais, aplicar um roteiro que constituirá as entrevistas que serão aplicadas junto aos professores, auxiliares, direção e alunos da escola, assim como coleta de dados com a finalidade de embasamento do projeto.
6. CRONOGRAMA
	
ATIVIDADES 
	Agosto
2020
	Setembro
2020
	Outubro
2020
	Novembro
2020
	Dezembro
2020
	Pesquisa Bibliográfica
	
X
	
	
	
	
	Elaboração do Projeto
	X
	X
	
	
	
	Coleta dos dados
	
	
	X
	 X
	
	Analise da Culminância do Projeto – Feira do Jovem Empreendedor
	
	
	
	X
	
	Entrega do Artigo
	
	
	
	
	 X
	Defesa
	
	
	
	
	 X
7. REFERENCIAS
ANDRADE, M M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2005. 174p.
OBSERVATORIO SEBRAE. Boletim estatístico de micro e pequenas empresas. SEBRAE, 1º Setembro 2005, p. 84. Disponível em: http://www.dce.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/03DE0485DB219CDE0325701B004CBD01/$File/ NT000A8E66.pdf . Acesso em Agosto de 2006.
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/12/pesquisa-traca-perfil-da-geracao-z-e-mostra-prioridades-de-jovens-no-rs.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais