Buscar

Atividade Pratica Tecnologia dos Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Centro Universitário Uninter
Objetivo: Demonstrar através de itens ou materiais metálicos, polimérico e cerâmico como esses se tornam comuns do uso diário. Veja a seguir.
Material metálico: Carcaça do fogão, utilizado para dar; sustentação, sendo a base do equipamento.
Material polimérico: Partes plásticas que compõe os pés e detalhes como acabamentos, suporte para os vidros, etc.
Material cerâmico: Vidro de proteção do forno e tampa, além de material cerâmico usado como isolador térmico da válvula de gás ( Proteção)
Material metálico- lataria de aço inox
É uma liga de ferro e outros elementos, apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.
Principais elementos de liga do aço inoxidável:
Cromo: é o elemento mais importante da liga, pois é o principal responsável pelo aumento da resistência a corrosão e oxidação.
Níquel: E tido como o principal estabilizador da austenita. Também aumenta a resistência do aço a corrosão.
Carbono: apesar de aumentar a resistência mecânica do aço, sua presença pode ocasionar a corrosão intergranular mesmo para os baixos teores utilizados.
Molibdênio: melhora a resistência a corrosão e aumenta a resistência mecânica em trabalhos a quente.
Manganês: também atua como estabilizador da austenita. Possui pequena influência na resistência a corrosão e diminui os efeitos devidos a presença do S na liga.
A estrutura cristalina dos aços inoxidáveis austen\u131ticos é do tipo cúbica de face centrada (cfc), denominada de austenita gama (\u3b3).
Propriedades do material: alta resistência à corrosão; resistência mecânica adequada; facilidade de limpeza/baixa rugosidade superficial; aparência higiênica; material inerte; facilidade de conformação; facilidade de união; resistência a altas temperaturas; resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °c); resistência às variações bruscas de temperatura; acabamentos superficiais e formas variadas; relação custo/benefício favorável; baixo custo de manutenção .
Material polimérico \u2013 pés e suporte
Possivelmente o maior número de materiais poliméricos diferentes se enquadra da classificação dos plásticos. O polietileno, o polipropileno, o cloreto de polivinil, o poliestireno e os fluorocarbonos, epóxi, fenólicos, e poliéster podem ser classificados como plásticos. Eles possuem uma grande variedade de combinações de propriedades. Alguns plásticos são muito rígidos e frágeis, outros são flexíveis, exibindo tanto deformações elásticas como plásticas quando são tensionados, e algumas vezes exprimem uma considerável deformação antes de fraturarem.
Poliuretano é um polímero produzido pela reação de poliadição de um isocianato (di ou polifuncional) com um poliol e outros reagentes como: agentes de cura ou extensores de cadeia. Neste polímero o uretano é a molécula que se repete, sendo que sua estrutura é composta por quatro tipo de átomos (dois oxigênios, um nitrogênio, um carbono e um hidrogênio) distribuídos de certa forma. Sua estrutura pode ser cristalina ou amorfa, dependendo da aplicação que se usara o poliuretano, conforme sua aplicação pode chegar a 90% de sua estrutura ser cristalina.
Propriedades do material: menor peso; menos ruído; menor custo de fabricação; resistência à corrosão; resistência a abrasão; resistência ao corte e ao rasgo; resistência a óleo; resistência a grandes carregamentos; grande variedade de durezas; pode ser fundido; resistente a ozônio; resistente à micro-organismos; alta ou baixa histerese; alta ou baixa resiliência.
Material cerâmico - vidro de proteção e isolador térmico cerâmico.
O vidro é uma substância sólida e amorfa, que apresenta temperatura de transição vítrea. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica. Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade. O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 °C de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3).
O vidro é um material frágil, porém não fraco. Ele tem grande resistência a ruptura, podendo mesmo ser utilizado em pisos, é duro e rígido, porém não tenaz, não sendo apropriado para aplicáveis sujeitas a impactos.
Propriedades do material: reciclável; transparência (permeável a luz); dureza; impermeável a fluidos; ótimo isolante elétrico; baixa condutividade térmica; vida útil prolongada; reflexão; índice de refração; resistência a abrasão; durabilidade química; resistência ao fogo; densidade isolamento acústico.
Minerais de composição inconstante e pureza duvidosa são expostos a um tratamento térmico não-mensurável, que dura o suficiente para permitir que reações desconhecidas ocorram de modo incompleto, formando produtos heterogêneos e não-estequiométricos, conhecidos com o nome de materiais cerâmicos.
Cerâmica pode ser definida como sendo um sólido formado com aplicação de calor ou calor+pressão contendo:
\u2022 pelo menos 1 metal e 1 não metal
\u2022 pelo menos 2 elementos sólidos não metálicos
\u2022 pelo menos 2 elementos sólidos não metálicos e 1.
As Cerâmicas compreendem todos os materiais inorgânicos, não-metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.
Argilas - é um material natural, de textura terrosa, de granulação fina, constituída essencialmente de argilominerais, podendo conter outros minerais que não são argilominerais (quartzo, mica, pirita, hematita, etc), matéria orgânica e outras impurezas.
Os argilominerais são os minerais característicos das argilas; quimicamente são silicatos de alumínio ou magnésio hidratados, contendo em certos tipos outros elementos como ferro, potássio, lítio e outros.
Graças aos argilominerais, as argilas na presença de água desenvolvem uma série de propriedades tais como: plasticidade, resistência mecânica a úmido, retração linear de secagem, compactação, tixotropia e viscosidade de suspensões aquosas que explicam sua grande variedade de aplicações tecnológicas.
Os principais grupos de argilominerais são caulinita, ilita e esmectitas ou montmorilonita.
Sugestão de troca de material
O material que eu sugiro a troca são os materiais poliméricos plásticos (Poliésteres \u2013 termofixos), já que os mesmos trabalham com altas temperaturas, o que podem vir a ser prejudicial a durabilidade e oferecer riscos a segurança do manipulador. Os materiais utilizados são de baixa qualidade e existem na mesma família polimérica, matérias poliméricos de qualidade superior, mas que aumentaria os custos, por isso não são utilizados, poderiam utilizar Acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) - termoplásticos.
Propriedades do material: Os polímeros que se enquadram dentro dessa classificação podem ter qualquer grau de cristalinidade, e todas as estruturas e configurações moleculares são possíveis. Os materiais plásticos podem ser termoplásticos ou termofixos; de fato, essa é a maneira na qual eles são subclassificados.
Diversos plásticos exibem propriedades excepcionais. Para aplicações onde à transparência ótica é critica, o poliestireno e o polimetil metacrilato são especialmente bem adequados; entretanto, torna-se essencial que o material seja totalmente amorfo ou, se semicristalino, possua cristalitos muito pequenos.
Os materiais termoplásticos são conformados acima da temperatura de transição vítrea, se amorfos, ou acima da temperatura de fusão, se semicristalinos. A fabricação de polímeros termofixos é realizada geralmente em dois estágios; (1) ocorre a preparação

Outros materiais