Buscar

Classificação do relevo e agentes externos

Prévia do material em texto

A formação do relevo e o relevo no Brasil
-Evolução geológica, placas tectônicas: Dinâmica interna e externa.
- Formação da Paisagem: processos geomorfológicos
- Agentes de formação do relevo e seus principais usos econômicos, sócias e culturais no mundo.
- A Formação da fisionomia no Brasil
- O relevo brasileiro e a ocupação no território brasileiro
A Disciplina responsável por estudar o relevo é a Geomorfologia, está, um ramo dentro da Geografia.
O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas.
Quem estuda o relevo e o que é relevo?
O relevo pode ser dividido em quatro diferentes formas: as montanhas, planaltos, as planícies e as depressões.
Montanhas elevada altitude em comparação com as demais superfície. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do Himalaia, na Ásia.
Planaltos são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.
Planícies são áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.
Depressões áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do 
A macro classificação do relevo
São dois agentes: 
1. agentes internos (endógenos) e 2. agentes externos (exógenos), 
Quais os agentes de transformação do relevo?
Os agentes endógenos (intenos) atuam graças às forças exercidas pela movimentação do magma terrestre, que movimenta os vários “pedaços” que formam a crosta terrestre, chamados de placas tectônicas. Assim, graças ao choque e ao afastamento de duas dessas placas, temos a ocorrência dos vulcões e dos terremotos, além da formação de montanhas, vales, entre outras formas de relevo.
Agentes internos (endógenos)
Tipos de Movimentos Tectônicos
Alguns vulcões são mais ativos do que outros. Pode se dizer que alguns estão continuamente em erupção, pelo menos no presente geológico. O Stromboli, situado nas Ilhas Lípari, na Itália, tem estado ativo desde a antiguidade. O Izalco, em El Salvador, está ativo desde sua primeira erupção, em 1770. 
O Kilauea é considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo, localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, nos Estados Unidos.
Localizado ao longo da costa sul da ilha, o vulcão tem de 300.000 a 600.000 anos de idade, é o segundo mais jovem vulcão do Havaí e o atual centro eruptivo da cadeia havaiana-imperador monte submarino. 
A atual erupção remonta a janeiro de 1983, e é de longe sua erupção mais longa, bem como uma das erupções mais longas do mundo
Bora Bora – Polinésia Francesa
Vídeo:

Continue navegando