Buscar

Características do Egito Antigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Egito
- Nordeste africano de clima semiárido: chuvas escassas ao longo do ano.
- Importância do rio Nilo: irrigação e fertilização
- Ação humana: construção de obras de irrigação que exigiam forte centralização do poder: agricultura de regadio e monarquia teocrática. 
Por volta de 3.500 a.C., a união de esforços necessária à construção de obras hidráulicas levou ao surgimento de dois reinos: Alto Egito (sul) e Baixo Egito (norte).
Período Dinástico: forte centralização política. Menés, em 3.200 a.C., promoveu a unificação política do Alto e do Baixo Egito, tornando-se o primeiro faraó. Os nomarcas tornaram-se “governadores” subordinados à autoridade do faraó.
Agricultura de regadio: agricultura favorecida pelas obras de irrigação (base econômica). Cultivo de cereais (trigo, cevada, algodão, papiro, linho, etc.) criação de animais (pastoreio), artesanato e comércio
Monarquia teocrática: O governante (faraó) era considerado um deus na Terra. Havia forte centralização do poder com anulação dos poderes locais devido à necessidade de conjugação de esforços para as grandes construções. O governo, proprietário das terras, cobrava impostos das comunidades camponesas (servidão coletiva), que podiam ser pagos com trabalho gratuito nas obras públicas ou com parte da produção. A presença de uma grande burocracia estatal auxiliava o faraó nos negócios do Estado.
Sociedade de castas (origem determina posição social do indivíduo): Faraó e sua família, Aristocracia (nobreza e sacerdotes), Grupos intermediários (militares, burocratas, comerciantes e artesãos), Camponeses, Escravos.
Cultura: politeísmo antropomórfico; crença na vida após a morte; desenvolvimento de técnicas de mumificação; aprimoramento de conhecimentos médico-anatômicos; grandes obras de engenharia e arquitetura (irrigação, templos e palácios); e escrita hieroglífica

Outros materiais