Buscar

Direitos Humanos e Religião2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em países democráticos, a Constituição é redigida por uma Assembleia Constituinte, formada por representantes escolhidos pelo povo. A Constituição deve regular e pacificar os conflitos e interesses de grupos que integram uma sociedade” (p. 15).
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. A Constituição Federal. Portal do Planalto, 13/06/2017. <http://www2.planalto.gov.br/acervo/constituicao-federal>. Acesso em 07/012/2017.
Conforme o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Direitos humanos e religião, assinale a alternativa que apresenta quem aprova a Constituição que rege uma nação:
Nota: 10.0
	
	A
	OAB.
	
	B
	Senado Federal e Supremo Tribunal Federal.
	
	C
	Deputados e senadores.
Você acertou!
Comentário: “Uma Constituição, para reger a nação, necessita ser aprovada pelo corpo legislativo – Câmara dos Deputados e Senado Federal – logo, tem de ser também lei” (livro-base, p.59).
	
	D
	Executivos, federal e estadual.
	
	E
	OAB e Supremo Tribunal Federal.
Questão 2/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Com frequência, no decorrer da história, foram construídas compreensões relativas às normas e leis que regem a vida e os comportamentos sociais como sendo vinculadas a seres considerados existentes para além do âmbito simplesmente humano” (p. 103).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Afonso. Teologia e Direito. São Paulo: Paulinas, 2010.
Considerando o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Direitos Humanos e Religião, identifique a origem da palavra direito:
Nota: 10.0
	
	A
	O termo provem do idioma grego.
	
	B
	O termo direito provém do latim directu.
Você acertou!
Comentário: O termo provém do latim directu, superando a expressão jus, do latim clássico, por ser mais expressiva (livro-base, p. 53).
	
	C
	O termo provém do esperanto.
	
	D
	O termo provém do latim legens.
	
	E
	O termo provém do hebraico.
Questão 3/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As revoluções democráticas modernas sedimentaram definitivamente as liberdades liberais no pensamento, na economia e na política. O absolutismo tornou-se página virada. A Revolução Americana de 1776, a Francesa de 1789 e as europeias ao longo do século XIX levaram a cabo o ideal da revolução papal dos séculos XI-XIV: melhorar o mundo pela ética, pela ciência e pelo direito” (p. 50).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Afonso. Teologia e Direito. São Paulo: Paulinas, 2010.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Direitos Humanos e Religião, identifique o nome do pensador autor da obra “O espírito das leis”:
Nota: 10.0
	
	A
	Tomás de Aquino.
	
	B
	Jean-Jacques Rousseau.
	
	C
	Montesquieu.
Você acertou!
Comentário: “Montesquieu é o autor da obra O espírito das leis, tida como vultosa no ambiente em que fora inserida e por meio da qual o autor examinou minuciosamente tanto as leis como cada um dos costumes ou estruturas sociais estabelecidas entre os povos” (livro-base, p. 50).
	
	D
	Charles Secondat.
	
	E
	Karl Marx.
Questão 4/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A nova Constituição Federal Brasileira de 1988 encerra o ciclo da chamada transição democrática, inaugurada com o advento da Nova República. A introdução constitucional evidencia seu caráter liberal quando se expressa nos termos dos constituintes que a redigiram” (p. 57-58).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em CONSTITUIÇÃO FEDERAL, (in) INTERSABERES (org) Fundamentos teológicos educacionais. Curitiba: Intersaberes, 2015.
Considerando o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Direitos Humanos e Religião, assinale a alternativa que apresenta o motivo que poderia levar a mudança no conteúdo da Constituição:
Nota: 0.0
	
	A
	Conforme a vontade do legislador.
	
	B
	Varia conforme as circunstâncias históricas.
Comentário: “O conteúdo da Constituição varia conforme as circunstâncias históricas” (livro-base, p. 58).
	
	C
	Ela não pode ser alterada.
	
	D
	O Senado federal.
	
	E
	O presidente.
Questão 5/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A novidade [...] pode ser sintetizada nestes termos: a uma física lida em chave teológica, junta-se uma física lida em chave filosófico-científica. E, para confortar essa afirmação, costuma-se recorrer a duas expressões de Hugo de São Vitor, a primeira indicando a interpretação religioso-alegórica do mundo, a segunda realçando a empiricidade do mundo” (p. 46).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Afonso. Teologia e Direito. São Paulo: Paulinas, 2010.
Considerando o fragmento de texto acima e o conteúdo do livro-base Direitos humanos e religião, identifique o nome do autor responsável em distinguir os 4 tipos de leis na Idade Média:
Nota: 10.0
	
	A
	Tomás de Aquino.
Você acertou!
Comentário: “Já na Idade Média, Tomás de Aquino distinguiu quatro espécies de leis. 'Tomando por certo que no período citado havia uma interdependência entre as leis divina e humana (positiva), sobrepujando a lei celeste à lei dos homens'" (livro-base, p. 48).
	
	B
	Agostinho.
	
	C
	Lutero.
	
	D
	Calvino.
	
	E
	Thomas Muntzer.
Questão 6/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Idade Média cria uma mentalidade jurídica civil que é autônoma em relação à ordem eclesiástica, mas não é desvinculada da ordem divina. O Direito Canônico representou o primeiro sistema jurídico unitário ocidental, enquanto o Direito Civil ainda se dividia em diversos sistemas: feudal, senhorial, mercantil, urbano e régil” (p. 50).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Afonso. Teologia e Direito. São Paulo: Paulinas, 2010.
Conforme o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Direitos humanos e religião, assinale a alternativa que apresenta a definição de lex humana:
Nota: 0.0
	
	A
	Uma lei eterna e imutável, da qual dependem as outras leis.
	
	B
	Uma lei semeada por Deus no coração do homem.
	
	C
	Lei criada pelo próprio homem a partir do que se observa na lei natural.
Comentário: Lex humana é criada pelo próprio homem a partir do que se observa na lex naturalis (livro-base, p. 48).
	
	D
	Lei imposta por Deus para a humanidade.
	
	E
	Lei denominada humana por fundamentar-se na Constituição.
Questão 7/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assim entendemos a divisão clássica de Santo Tomás na Suma Teológica, válida até hoje na visão teísta do mundo: Lei divina, lei natural, lei humana. Da lei divina deriva a lei natural e desta deriva a lei humana, ou seja, o direito” (p. 51).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Afonso. Teologia e Direito. São Paulo: Paulinas, 2010, p. 51.
Conforme o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Direitos humanos e religião, assinale a alternativa que apresenta a definição de lex aeterna: 
Nota: 10.0
	
	A
	Uma lei eterna e imutável, da qual dependem as outras leis.
Você acertou!
Comentário: A lex aeterna ou razão divina é eterna e imutável, da qual dependem as outras leis, as quais são derivações dela” (livro-base, p. 48).
	
	B
	Uma lei que não tem começo nem fim.
	
	C
	Lei criada e imposta pelo homem.
	
	D
	Lei proposta pela Igreja na Idade Média.
	
	E
	Lei fundamentada nos ensinamentos do Santo Ofício.
Questão 8/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir que contém fragmentos do primeiro artigo da Constituição Federal:
“Art. 1º A República Federal do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: I – a soberania;
II a cidadania; III – a dignidade da pessoa humana; IV -  os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V – o pluralismo político” (p. 13).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 2008, p. 13).
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Direitos Humanos e Religião, assinale a alternativa que apresenta o critério sob o qual uma constituição deve estar amparada:
Nota: 10.0
	
	A
	Uma Constituição deve estar amparada no ordenamento jurídico do Estado.
Você acertou!
Comentário: “Conforme Lazirratti, estar amparada no ordenamento jurídico é um dos critérios necessários para uma Constituição oferecer boa compreensão” (livro-base, p.58).
	
	B
	Uma Constituição para reger a nação depende da aprovação das religiões.
	
	C
	No que se refere ao tema “religião” a lei máxima não dedica nenhum artigo específico.
	
	D
	O Estado brasileiro é laico, mas a religião cristã por ser maioria exerce grande influência nas leis brasileiras.
	
	E
	Igreja e Estado tem uma relação harmônica garantida pela Constituição.
Questão 9/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“BRASÍLIA - Diferentes opiniões têm sido manifestadas na audiência pública realizada nesta segunda-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a oferta do ensino religioso nas escolas públicas. Há quem defenda o modelo confessional, ligado a uma religião específica. Outros querem um formato não confessional, mais ligado a conteúdos históricos e filosóficos. Para algumas das entidades e especialistas ouvidos, nem deveria existir aulas de religião nas escolas” (p. 27).
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/stf-debate-sobre-ensino-religioso-nas-escolas-publicas-16449494 Acesso 07/07/2015.
Conforme o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Direitos humanos e religião, qual tipo de matrícula, na disciplina de ensino religioso, é normatizada na constituição? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Matrícula facultativa.
Você acertou!
Comentário: “O ensino religioso, de acordo com a Constituição Federal, deve ser disciplina dos horários normais, de matrícula facultativa no ensino fundamental” (livro-base, p. 63).
	
	B
	Matrícula compulsória.
	
	C
	Matrícula eventual.
	
	D
	Matrícula amparada pelos pais.
	
	E
	Matrícula ratificada pela Igreja.
Questão 10/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Abstraindo de fases teoricamente contraproducentes, por exemplo, na época da dominância da fenomenologia clássica da religião e sua concentração na subjetividade irracional humana como constituinte principal da relação entre o ser humano e o chamado 'sagrado', reflexões sobre a religião na sua função como sistema normativo tem representado um tema importante e persistente na área dos estudos da religião” (p. 21).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Afonso. Teologia e Direito. São Paulo: Paulinas, 2010.
Considerando o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Direitos Humanos e Religião, identifique o significado correto de “religio”:
Nota: 0.0
	
	A
	Respeito e reverência.
Comentário: “O termo religio, significa 'respeito' e 'reverência'" (livro-base, p. 55).
	
	B
	Sagrado.
	
	C
	Religião.
	
	D
	Profano.
	
	E
	Religiosidade.
Questão 1/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Idade Média cria uma mentalidade jurídica civil que é autônoma em relação à ordem eclesiástica, mas não é desvinculada da ordem divina. O Direito Canônico representou o primeiro sistema jurídico unitário ocidental, enquanto o Direito Civil ainda se dividia em diversos sistemas: feudal, senhorial, mercantil, urbano e régil” (p. 50).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Afonso. Teologia e Direito. São Paulo: Paulinas, 2010.
Conforme o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Direitos humanos e religião, assinale a alternativa que apresenta a definição de lex humana:
Nota: 0.0
	
	A
	Uma lei eterna e imutável, da qual dependem as outras leis.
	
	B
	Uma lei semeada por Deus no coração do homem.
	
	C
	Lei criada pelo próprio homem a partir do que se observa na lei natural.
Comentário: Lex humana é criada pelo próprio homem a partir do que se observa na lex naturalis (livro-base, p. 48).
	
	D
	Lei imposta por Deus para a humanidade.
	
	E
	Lei denominada humana por fundamentar-se na Constituição.
Questão 6/10 - Direitos Humanos e Religião
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assim entendemos a divisão clássica de Santo Tomás na Suma Teológica, válida até hoje na visão teísta do mundo: Lei divina, lei natural, lei humana. Da lei divina deriva a lei natural e desta deriva a lei humana, ou seja, o direito” (p. 51).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Afonso. Teologia e Direito. São Paulo: Paulinas, 2010, p. 51.
Conforme o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Direitos humanos e religião, assinale a alternativa que apresenta a definição de lex aeterna: 
Nota: 0.0
	
	A
	Uma lei eterna e imutável, da qual dependem as outras leis.
Comentário: A lex aeterna ou razão divina é eterna e imutável, da qual dependem as outras leis, as quais são derivações dela” (livro-base, p. 48).
	
	B
	Uma lei que não tem começo nem fim.
	
	C
	Lei criada e imposta pelo homem.
	
	D
	Lei proposta pela Igreja na Idade Média.
	
	E
	Lei fundamentada nos ensinamentos do Santo Ofício.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando