Buscar

Atividade 1 INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 3º 
Disciplina: Introdução à Computação 
ATIVIDADES DAS AULAS 01 e 02. 
Professor: Adriano Câmara
ORIENTAÇÕES 
O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01
1. Defina uma válvula, um transistor e um circuito integrado.
Válvula é um dispositivo que conduz a corrente num só sentido.
Os transistores eram e são muito mais confiáveis que as válvulas. É feito de cristal de silício, o elemento mais abundante da terra.
Os circuitos integrados permitem a substituição de dezenas de transistores numa única peça de silício, admitiu o surgimento de computadores de menores dimensões, mais rápidos e menos caros.
2. Qual a diferença entre circuitos integrados e os chips de hoje.
 No final da década de 50, os engenheiros já sabiam que uma onda eletromagnética, produzida por circuitos elétricos poderia transportar milhares de informações através do espaço em poucos segundos. Teoricamente, as possibilidades eram ilimitadas. Naquela época, os transistores feitos de material semicondutor como o silício já tinham substituído as válvulas nos computadores mais rápidos. Mas o que na teoria funcionava perfeitamente, na prática dava errado. Como num jogo de armar, os transistores tinham de ser soldados quase manualmente aos outros componentes de um circuito eletrônico. Em casos mais complexos, podia-se obter até 1 milhão de conexões. Assim, embora já houvesse projetos de supercomputadores, eles esbarravam nesse problema: a tirania do número de conexões que crescia assustadoramente com a complexidade dos circuitos.
Foi quando, em 1958, um engenheiro da Texas Instruments, Jack Kilby, na época com 34 anos, descobriu uma maneira de juntar todos os componentes do circuito numa única pastilha de silício. Em vez de usar circuitos soldados um a um, Kilby percebeu que a adição de determinadas “impurezas”, como fósforo ou boro, numa barra de silício altamente purificado afetaria a mobilidade dos elétrons. Se essas impurezas fossem colocadas em camadas, como num sanduíche, seria possível comprimir todos os componentes de um circuito integrado num único bloco de silício semicondutor. A tendência, com o tempo, foi manter a área do chip e diminuir o tamanho dos componentes, que, empilhados em dez camadas de material, podem medir 10 milionésimos de milímetro cada uma.
Mas, nos últimos anos, com a disseminação do uso dos chips, o custo e, portanto, a competitividade das indústrias passou a fazer toda a diferença—e os japoneses tomaram a dianteira no ramo.
Nos próximos dois anos, eles prometem fabricar circuitos de 18 milhões de componentes e até o ano 2000, de 500 milhões—tudo isso no mesmo espaço minúsculo de 1 centímetro quadrado. 
3. Conceitue os termos hardware e software.
Hardware é a parte física do computador, formada por diversos componentes eletrônicos, fios e chips, slots. Pode ser dividido em várias partes conforme a função de cada equipamento.
Software são programas que rodam em um computador. É composto por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador, informando ao computador como executar uma determinada tarefa.
4. Faça uma pesquisa na internet em uma loja de Departamento e monte um computador pessoal para você. Ele deverá conter as partes abaixo, você deverá informar qual o modelo que você optou, dando assim a configuração completa do computador.
Informe o tipo e o modelo: placa mãe, processador, memória, HD, placa de vídeo, placa de rede, mouse, monitor, teclado, impressora e gabinete.
Placa mãe: Gigabyte Aorus – Modelo: B360M Aorus gaming 3
Processador: Intel Core I7 – Modelo: BX80684I79700KF
Memória: Hyperx Fury 16GB – Modelo: HX426C16FB3A/16
HD: WD Purple Surveillance – Modelo: WD40PURZ
Placa de vídeo: Asrock Phanton – Modelo: Dradeon RX570 4G
Placa de rede: TP-Link Wirelless – Modelo: TL-WN781ND
Mouse: Logitec G Hero – Modelo: 910-005671
Monitor: LG 34’ Ultrawide curvo – Modelo: 34GL750
Teclado: Motospeed K82 – Modelo: BMSTC0024AZL
Impressora: Epson eco tank – Modelo: L3150
Gabinete: Husky Gaming Avalanche – Modelo: GA-HAU-WH

Continue navegando