Buscar

A1 Sustentabilidade Ambiental e Ecodesign

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Visando a ideia de consumo consciente e responsabilidade com o meio ambiente, as pessoas da minha residência sempre buscaram meios de consumir gerando menos impacto possível, tanto ambiental quanto financeiro. Criamos o habito de separar o lixo de forma correta, evitamos o desperdício de comida e outros resíduos, reaproveitamento de agua, redução de descartáveis, evitar compras desnecessárias que possam gerar acúmulo por inutilização/não uso, a troca de aparelhos eletrônicos acontece apenas quando se faz necessário, doação de roupas, calçados e moveis em bom estado mas que não estão sendo utilizados. 
O lixo além de ser descartado de forma correta, fazemos a seguinte logística: garrafas pets e latas (como de bebida por exemplo) são separadas entregues para cooperativas ou catadores de garrafa e/ou de latinha; recipientes de vidro que poder ser reaproveitados como potes de azeitona, palmito, aspargo, quando não reaproveitadas por nós, são doadas para pessoas que fazem o reaproveitamento; cascas de frutas, verduras e ovo são utilizadas para adubação das plantas do jardim e horta; moveis de madeira quando não repassados, utilizamos para construção de outra(s) peça(s).
Com a área de vestuário, que inclusive é responsável por um grande impacto ambiental, social e poluição de agua e solo, nos últimos 3 anos mudamos a nossa forma de consumo. Além das questões relacionadas a indústria da moda e suas padronizações de tamanhos, a mão de obra escrava presente em muitas marcas e lojas de fast fashion e produção de jeans, nos fez repensar o consumo, e a partir disso, comecei produzir algumas das minhas próprias peças, da minha irmã e dos meus pais. Nesse processo foi possível observar a quantidade de resíduo têxtil e de papel. O resíduo têxtil que é possível ser reaproveitado, assim é feito, seja para produção de outras peças, detalhes ou novos produtos como já foi reutilizado para confeccionar lenços, xuxas de cabelo, tiaras e até capa para notebook, bolsas e almofadas. Outra coisa que essa mudança proporcionou, foi a customização de peças que estavam sendo acumuladas nos guarda-roupas.

Continue navegando