Buscar

Teoria de Habermas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Autores: Igor Ryan, João Henrique e João Paulo.
Curso Bacharelado de Direito 2019.2
A RAZÃO COMUNICATIVA E O DIREITO: TEORIA HABERMASIANA
1) Segundo a teoria habermasiana da ação comunicativa, como são formadas as normas de coordenação da ação? O que são normas de coordenação de ação nessa teoria?
R=Através das mudanças sociais, as normas de coordenação da ação passaram a ser formadas não somente pela comunicação cotidiana entre os indivíduos, como era no conceito de mundo da vida, passando para a esfera sistemática, quando passou-se a ser através dos meios diretores (dinheiro e poder), deslinguistificados. A base da discussão sobre a formação das normas de coordenação da ação, deve ser a racionalidade e essa racionalidade não pode ser com bases tradicionais. Quando alguém diz que não quer cumprir as normas de conduta esperada, surge a tensão entre fatos (o que se tem) e contra fatos (o que pretende o questionador do fato). A partir do momento em que um contra fato se torna popular e aceito se torna uma norma de coordenação da ação. E, se essa norma se tornar tão importante, esta merece se tornar uma norma jurídica. Essas normas de coordenação da ação são as condutas esperadas e aceitas dentro de uma sociedade. 
2) Distinga o mundo da vida do sistema, na teoria habermasiana. Situe o direito nesse panorama e esclareça o respectivo processo de especificação.
Para Habermas, o mundo da vida é o que é feito através da linguagem cotidiana, baseada na cultura e na tradição, possui um saber implícito, sem muita complexidade, no qual os atos comunicativos situam e datam seus pronunciamentos em espaço social e tempos históricos. Já no sistema é mais complexa, que vem em decorrência da complexidade das sociedades com o passar do tempo. As ações de comunicações passaram a ter processos de especificações que atende a complexidade das sociedades, em que cada ideia surgida nessas especificações se junta para a formação das normas como um todo. As normas podem se tornar positivadas no Direito com a aceitação popular e com o aumento de sua importância. 
3) Ainda de acordo com a teoria habermasiana, em sua versão atual, esclareça a relação existente entre direito e moral.
R= De acordo com a interpretação do teórico Luiz Moreira, existe na teoria habermasiana uma relação de complementaridade entre o direito e a moral, porém, esse entendimento muda, como é demonstrado na publicação de Habermas “Direito e Democracia: entre a facticidade e a validade”. Antes da publicação da obra em 1992, para Habermas, o direito é fundamentado na moral. Em sua concepção atual, a relação entre o direito e moral é admitida em sua gênese (origem), no entanto, ele entende o direito e a moral como dois procedimentos normativos desvinculados e autônomos. 
4) Explique como se opera a verificação das proposições veiculadas do pensamento no procedimento discursivo da ação comunicativa.
Primeiramente, se os membros da discussão conseguem entender a mensagem passada. Ao começar um diálogo, supõe-se que as demais pessoas entenderão as expressões linguísticas. De acordo com Habermas, um pensamento só é verdadeiro se, o que enunciar mediante uma preposição for capaz de reproduzir um fato ou estados das coisas. E, através dessa lógica, um pensamento expresso mediante uma preposição estará sujeito ao teste da verdade.

Outros materiais