Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 CURSO DE PEDAGOGIA
 
 TAINARA MUNIZ DE FARIAS
 
 A GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR ATUAL 
 BELO HORIZONTE
 09/03/20
 
 
 A GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR ATUAL
 
 
 
 Nome: Tainara Muniz de Farias
 Data: 09/03/20
 Disciplina: Gestão Escolar Teórica e pratica 
 Matrícula : 201803430745
 Professor (a) : Therezinha de Jesus Conde 
 OBJETIVOS
 
O presente trabalho tem por intuito analisar a questão da valorização do profissional da educação e sua contribuição na gestão escolar de sucesso.
São necessários esforços redobrados e uma organização otimizada do trabalho educacional, tendo participação da comunidade nesse empreendimento, já que não basta ás escolas somente preparar os alunos para níveis mais elevados, devem aprender para entender a vida , á si mesmo , os outros e a sociedade como um todo.
Nos dias de hoje , nos ambientes escolares devem oferecer essas experiências , pois consolidando uma prática feita em parceria com a casa e a escola , fazem com que nossa ampliação seja crescente em relação a vida do educando, como acredita a sociedade ser exclusiva responsabilidades da escola , mesmo que muitas vezes , não tenha bem nítido de que tipo de educação seus indivíduos necessitam , já que não está mais indiferente aos acontecimentos do que ocorre na escola. Com bons resultados de aprendizagem pelos seus alunos e boas utilizações de seus recursos a escola passa a dispor melhor desse desenvolvimento tendo um processo mais evolutivo por parte de todos.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Pode-se observar o esforço de alguns sistemas de ensino , que buscam instituir nas escolas conceitos de democratização e autonomia , de uma forma centralizada , o que implica uma contradição paradigmática muito constante,que faz com que os esforços sejam inúmeros. Isso porque é comum a prática de se instigar a promoção de alterações de cima para baixo, na hierarquia funcional, de maneira que as alterações pretendidas são propostas para a escola, não sendo absorvidas e realizadas por quem a propõem. 
A realidade age como um aglomerado de peças de dominó postas em pé, lado a lado. Ao se empurrar uma, todas as de mais caem e essa situação busca ilustrar oentendimento da realidade como um sistema. Assim, todos os conceitos seriam inter ligados, mais do que isso acontece, já que um conceito está inserido no outro, embora, as idéias de descentralização, democratização da gestão escolar e autonomia da escola façam parte de um mesmo corolário. Em conseqüência, é possível identificar uma determinada diversidade de orientações e expressões que manifestam graus de intensidade diversos com relação ao seguimento das crenças.
De acordo com, Machado: 
O mundo pass a por c onstante s a ltera ç õe s. Na rea lidade , a g loba liza çã o “O mundo coloca cada dia um dado novo, cada dia, uma coisa nova, havendo o anseio de adaptação e de contínua revisão do que está acontecendo. Isso causa a necessidade de que o poder decisório esteja exatamente onde à coisa acontece. Até que ele vá aonde é relevante, já existiu alteração, as coisas estão amplas e aí aquela decisão já não tem mais sentido.” (1999,p.86). 
Segundo Luck (1999, p.7) a descentralização educacional não é um procedimento similar e realizado com uma única direção, assim, a descentralização relacionada à transferência de competências para outros níveis de governo e de gestão, do poder de decisão sobre os seus próprios processos sociais e os recursos relevantes para sua efetivação, implicando na existência ou construção de competência para tanto. “A desconcentração é vista como a ação de se fornecer autoridade a um agente estabelecido em uma escala abaixo, na mesma hierarquia e situada mais perto dos usuários do serviço, com a opinião de que os agentes sustentam-se sob o comando hierárquico do governo central” (2000, p. 27). 
 A descentralização guia a escola à criação de sua identidade institucional, fixada pela formação da capacidade organizacional para criar seu projeto educacional, embasado na gestão compartilhada e gestão direta de recursos úteis à manutenção do ensino, construindo sua real auto no mia.
“A desc onc e ntraç ã o é vis ta c omo a a ç ã o de se fornece r 
“A desc onc e ntraç ã o é vis ta c omo a a ç ã o de se fornece r 
 
respo nde à ló gica da or ga nização fede rat iva ”. C o mo se t rata de um proces so q ue e stá

Continue navegando