Buscar

Simulado AV - Sociologia Jurídica

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Mundo do Direito transita entre os homens e suas relações sociais. Logo, podemos afirmar que o Direito é uma realidade da vida social, ou seja, não haveria direito sem sociedade. Desta forma o que caracteriza a escola sociológica é:
		
	
	Uma forma de exteriorizar as formações de Estados.
	 
	É considerar o Direito não como tendo origem em Deus, nem na razão, mas sim na sociedade.
	
	Um mal necessário.
	
	É um conjunto de princípios eternos, permanente e imutáveis.
	
	É uma ferramenta que perpassa pela influência da razão científica.
	Respondido em 02/04/2021 22:18:56
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com Sérgio Cavalieri há uma pequena diferença entre sanção e pena, embora na prática os autores e a própria lei não a considerem. Partindo desta concepção pode-se afirmar que: I) Sanção é a ameaça de punição para o transgressor da norma e pena exerce uma coação psicológica. II) Pena é o castigo imposto para o transgressor da norma e sanção é a possibilidade de coação da qual a norma é acompanhada. III) A coação psicológica exercida pela pena faz com que a maioria se conduza dentro dos limites do Direito, portanto a obrigação não pode existir sem sanção. IV) A sanção é também chamada de prevenção geral, através da qual o Direito consegue evitar a ocorrência de inumeráveis conflitos e a pena exerce a prevenção especial, isto é, o remédio extremo usado contra a minoria que não observa as normas, no empenho de levá-la a respeitar o Direito. Só é correto o que se afirma nas alternativas:
		
	
	todas as proposições estão corretas
	
	III e IV
	 
	II e IV
	
	I e II
	
	II e III
	Respondido em 02/04/2021 22:20:51
	
	Explicação:
De acordo com o enunciado, estão corretas as afirmativas II e IV, quais sejam:
II - Pena é o castigo imposto para o transgressor da norma e sanção é a possibilidade de coação da qual a norma é acompanhada.  
IV-  A sanção é também chamada de prevenção geral, através da qual o Direito consegue evitar a ocorrência de inumeráveis conflitos e a pena exerce a prevenção especial, isto é, o remédio extremo usado contra a minoria que não observa as normas, no empenho de levá-la a respeitar o Direito. 
Com relação à afirmativa I: A  pena seria a ameaça de punição para o transgressor da norma e sanção  exerceria uma coação psicológica.
Com relação à afirmativa III: A coação psicológica exercida pela sanção faz com que a maioria se conduza dentro dos limites do Direito, portanto a obrigação não pode existir sem sanção.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Uma vez que o foco principal da sociologia jurídica é a realidade social, temos como oportuno enforcarmos outras formas de regulamentação do comportamento social que vinculam os indivíduos, embora não sejam as oficiais. Nesse contexto há reconhecimento de que o Estado não possui o monopólio da criação das normas jurídicas, o que implica necessariamente, no que concerne à legitimação do poder, não se limita apenas no direito estatal, denominado de:
		
	 
	Pluralista
	
	Escola Monista
	
	Escola Natural
	
	Escola Positivista
	
	Escola da Magistratura
	Respondido em 02/04/2021 22:21:33
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A Defensoria Pública é essencial à democratização da Justiça e à própria efetividade da Constituição. Nosso país é o único que deu tratamento constitucional ao direito de acesso dos insuficientes de recursos à Justiça. No que se refere a da Defensoria Pública, marque V ou F.
		
	 
	É composta por Defensores Públicos, nomeados pelo Chefe do Executivo;
	 
	O Defensor Público goza de independência funcional e pessoal, litigando em favor dos interesses de seus assistidos em todas as instâncias, independente de quem ocupe o pólo contrário da relação processual;
	 
	A Defensoria Pública é o Órgão estatal que cumpre o dever constitucional do Estado de prestar assistência integral e gratuita aos hipossuficientes;
	 
	A Defensoria Pública tem como missão, garantir os princípios constitucionais de acesso à justiça e igualdade entre as partes, e o direito à efetivação de direitos e liberdades fundamentais;
	Respondido em 02/04/2021 22:38:57
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A morosidade da justiça não é um problema que diz respeito tão somente ao nosso país. Atinge a todos os países de forma mais ou menos grave. No Brasil, o fenômeno detectado há várias décadas, passou a constituir numa preocupação permanente. Assim sendo, podemos apontar como responsável pela morosidade do judiciário brasileiro:
		
	 
	a conscientização por parte dos cidadãos de seus direitos, o que resultou em acúmulo de processos.
	
	o Poder Judiciário funcionando de acordo com os anseios e as necessidades da população.
	
	o efeito vinculante das súmulas, visando desafogar o Judiciário.
	
	a criação das medidas alternativas de solução de conflitos.
	
	a criação do Conselho Nacional de Justiça.
	Respondido em 02/04/2021 22:50:36
	
	Explicação:
O acúmulo de processos proporcionado pelo aumento das demandas judiciais e a falta de estrutura do Judiciário para atender a todas as demandas causam a sua morosidade, além de outros fatores.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A sociedade deve exigir que o Estado promova a proteção dos direitos e o acesso aos tribunais. Com efeito, cabe ao Estado aperfeiçoar e modernizar a ordem jurídica, de forma justa, célere e eficiente, com apoio e participação de todos os cidadãos. Desse modo, sobre acesso à justiça pode-se afirmar, EXCETO:
		
	
	O acesso à justiça consiste na proteção de qualquer direito, sem qualquer restrição econômica, social ou política.
	
	A realidade social brasileira demonstra que a maioria da população necessita da assistência jurídica integral, pois são excluídos.
	 
	O acesso à justiça representa a formalização do poder político existente, para exclusivo benefício dos detentores do poder de fato, que dispõem do aparato coativo do Poder.
	
	Acesso à justiça é mais que a simples garantia formal da defesa dos direitos e o acesso aos tribunais, mas a garantia da proteção material destes direitos, assegurando a todos os cidadãos, independentemente de classe social, a ordem jurídica justa.
	Respondido em 02/04/2021 22:52:11
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Ao comemorar os 25 anos da Constituição é necessário ter presente que maiores avanços democráticos dependem da aprovação de Reformas Estruturais da sociedade brasileira. E a mais decisiva é a Reforma Política Democrática, a mãe de todas outras reformas. Sem a alteração do perfil do parlamento brasileiro é muito difícil maiores avanços. A Reforma Política Democrática deve acabar com o financiamento das campanhas eleitorais por empresas e aprovar um sistema eleitoral que privilegie o voto em torno de programas, de partidos, e não o voto em torno de pessoas, pelo qual se elegem os que dispõem de mais recursos. A aprovação de uma Reforma Política Democrática só será possível com uma ampla união de forças de caráter suprapartidário. Com este objetivo foi formada a Coalizão pela Reforma Democrática e Eleições Limpas, composta pela CNBB, OAB, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, UNE, CUT, Contag, Ubes e inúmeras outras entidades, que apresentou um importante projeto de lei de reforma política de caráter democrático. (Aldo Arantes Secretário-geral da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da OAB Nacional) Tomando como referencia o texto acima, analise as assertivas abaixo: I. Reformar a política brasileira é o mínimo a ser feito no sentido de se conseguir, finalmente, alcançar uma proba e eficiente administração pública. II. Os movimentos sociais se transformam em representantes políticos dos indivíduos que estejam numa mesma situação inapropriada. III.O atual regime político brasileiro é democrático porque o povo é quem determina quem serão os seus governantes, e presidencialista, sendo composto por três poderes. IV. Os movimentos sociais no Brasil Têm sua história marcada pelos grandes embates realizados contra os governos autoritários. V. No Brasil, o Poder Legislativo é composto por duas casas, o Senado e a Câmara dos Deputados, e ambas compõem o Congresso Nacional. É correto afirmar que:
		
	
	Somente as alternativas I e III estão incorretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Somente as alternativas II e IV estão corretas
	
	Somente as alternativas I e V estão incorretas
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	Respondido em 02/04/2021 22:53:28
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Émile Durkheim é considerado um dos grandes pensadores da sociologia entre suas contribuições temos a explicação dos adventos de problemas sociais e da transição social que provoca consequências sérias na sociedade que podem levar a sua desintegração. Tal fenômeno é denominado:
		
	
	Socialização
	
	Desintegração social
	
	Altruísta
	
	Calamidade social
	 
	Anomia
	Respondido em 02/04/2021 22:55:36
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O direito é um conceito interpretativo e a determinação no sentido das leis não é obra de um único intérprete, mas de um intérprete coletivo (Dworkin). Esse intérprete coletivo pode ser considerado como:
		
	 
	opinião pública
	
	desembargadores
	
	súmulas vinculantes
	
	legislador
	
	juiz
	Respondido em 02/04/2021 22:57:25
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Anomia no Brasil é decorrente dos seguintes aspectos, EXCETO :
		
	 
	adequação dos princípios éticos e morais e constitucionais
	
	crise de valores na sociedade
	
	crise de legitimidade do Poder público
	
	corrupção, desigualdade social
	
	ausência de normas de referência

Continue navegando

Outros materiais