Buscar

AULA 1 - FUND APLIC ESTETICA BIOMEDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Modulo 1 : 
Descrever o regulamento da Biomedicina Estética bem como os conceitos de ética e biossegurança
Atuação do biomédico esteta A Biomedicina Estética é uma das 31 possíveis habilitações que o biomédico pode obter e tem como objetivo principal desenvolver e aplicar os tratamentos para as diferentes disfunções associadas à pele e a seus anexos, ao tecido subcutâneo e ao metabolismo como um todo
O biomédico esteta vem sendo cada vez mais reconhecido. Porém, para o exercício das atividades inerentes a essa área, como a realização de procedimentos estéticos, o profissional deve ter a graduação em Biomedicina. Além disso, ele precisa estar devidamente habilitado em seu Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), conforme falaremos mais à frente. Mediante o cumprimento dos critérios necessários à obtenção da habilitação em Biomedicina Estética, o profissional então se tornará apto a trabalhar na área
Histórico da biomedicina estética
O surgimento da área Estética para os biomédicos iniciou graças às iniciativas da Doutora Ana Carolina Puga. Vamos conhecer a história desse grande feito para a comunidade biomédica? A Doutora Ana Carolina formou-se em 1996, pelo Centro Universitário de Mauá. Após anos trabalhando com hemoterapia, percebeu que a Estética poderia ser uma área muito bem explorada pelos biomédicos, visto que a grade curricular do curso é compatível para a execução dessa função. Assim, ela deu início à busca de informações necessárias para a criação de um projeto para apresentar ao Conselho Federal de Biomedicina (CFBM)
Inicialmente, o projeto baseava-se na conscientização dos profissionais da saúde sobre a capacidade do biomédico em atuar na Estética, sendo apresentado em plenária do CFBM, na data de 10 de outubro de 2010 em Recife, Pernambuco. O projeto foi votado e aprovado por unanimidade pelos membros do conselho presentes. Já sabendo da necessidade que os biomédicos apresentariam em ter uma instituição que defendesse os direitos e anseios da classe, foi apresentada, junto ao projeto, a proposta da criação da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), que também foi aprovada pelos membros da Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM). Assim, no dia 22 de fevereiro de 2011, foi publicada a resolução da Biomedicina Estética, a nova habilitação biomédica! Por esse grande feito, a Doutora Ana Carolina ficou conhecida como “mãe” da Biomedicina Estética. Ao longo dos anos, a SBBME esteve e vem se envolvendo em diversos projetos de apoio aos profissionais, tais como a inclusão de novos procedimentos estéticos ao rol de atividades permitidas ao biomédico esteta, a participação na luta contra o Ato Médico, dentre outros processos que sejam contrários aos direitos do biomédico na Saúde Estética.
Em 2016, um dado divulgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) demonstrou que a procura pelos tratamentos estéticos não cirúrgicos (toxina botulínica, preenchimentos, peelings, por exemplo), entre os anos de 2014 e 2016, aumentou cerca de 390% (VIDALE, 2017). Já imaginou os resultados quando uma análise mais recente for realizada? Com toda certeza o número será bem superior.
Outro fator que contribui para a curva crescente da área é a maior qualificação e disponibilidade de especialistas que realizam esses procedimentos chamados de minimamente invasivos. Dentre esses profissionais, estão os biomédicos, que, por apresentar alta capacidade técnica e científica, estão aptos a desempenhar a função com maestria. Durante a graduação, o biomédico é provido de muito conhecimento, experiência e estudo. Esse profissional possui amplo conhecimento de anatomia, fisiologia, patologia, bioquímica, imunologia, dentre outras disciplinas que, aliadas ao conhecimento do processo de envelhecimento cutâneo e de disfunções estéticas corporais e faciais, torna-o capacitado para atuar com procedimentos estéticos minimamente invasivos e não cirúrgicos.
Regulamentação, requisitos e atribuições da habilitação em Biomedicina Estética
O CFBM, por meio da Resolução nº 197, publicada em 21 de fevereiro de 2011, regulamentou a atuação do profissional biomédico na Saúde Estética, assim como atribuiu a esse profissional a responsabilidade técnica de empresas que executam atividades para fins estéticos.
IMPORTANTE: Para atuar na profissão, o bacharel em Biomedicina pode pleitear sua habilitação em Estética desde que cumpra o requisito mínimo de 500 horas de carga horária de estágio supervisionado preconizadas pelo CFBM, em centros ou clínicas de estética para adquirir experiência e vivência clínica.
O biomédico também pode obter a especialidade em Estética por meio de uma pós-graduação lato sensu na área com, no mínimo, 360 horas de atividade prática comprovada; por uma prova para obtenção de título de especialista de acordo com normas vigentes da ABBM; ou ainda, por meio do Certificado de Residência Biomédica, ofertado por Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), de acordo com normas e Resoluções de números 169 e 174, do CFBM. Além de toda a grade curricular básica, para a prática da Biomedicina Estética, o profissional deverá preencher critérios de especialização previstos na Resolução CFBM 200/2011. Tais requisitos vêm dispostos no artigo 3º, que descreve aqueles necessários para a habilitação provisória em Biomedicina Estética, que são:
a) Eletroterapia; sonoforese (Ultrassom Estético); Iontoforese; Radiofrequência Estética
b) Laserterapia; Luz Intensa Pulsada e LED
c) “Peelings” químicos e mecânicos
d) Cosmetologia
e) Carboxiterapia
f) Intradermoterapia
g) Certificados de participações em congressos e/ou eventos na área de Saúde Estética
h) Declaração de matrícula com a devida carga curricular em curso de pós-graduação em Estética
i) Comprovante de experiência na área de Saúde Estética, com o mínimo de um (01) ano de atuação como: Contrato Social da Empresa em exerce e/ou exerceu esta atividade; Carteira de Trabalho devidamente assinada; Contrato de Prestação de Serviços devidamente registrado em cartório e/ou com firma reconhecida
b) Quanto aos requisitos necessários para a habilitação definitiva em Biomedicina Estética, de acordo com o artigo 5º, o profissional biomédico deverá atender a um ou dois dos quesitos exigidos no artigo 3º acima mencionado e apresentar junto com o seu requerimento (CFBM, 2011): certificado e/ou diploma com título de especialista em Estética, obtido ou reconhecido pela ABBM e/ou certificado de pós-graduação, em conformidade com Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e demais determinações e normas estabelecidos pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Ministério da Educação (MEC).
c) O profissional biomédico deve ser preparado em sua graduação e, de preferência, especializado em pós-graduação lato sensu para assumir tal tarefa, visto que atuará de modo a intervir no organismo.
IMPORTANTE: O biomédico esteta irá se limitar às técnicas injetáveis, escarificantes ou perfurocortantes, minimamente invasivas. São exemplos desses procedimentos: preenchimentos dérmicos, aplicação de toxina botulínica, esclerose de microvasos, microagulhamento, aplicação de substâncias via intramuscular/intradérmica/subcutânea. Logo, procedimentos como bichectomia (remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha); alectomia (cirurgia das asas nasais) e blefaroplastia (cirurgia que melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores), amplamente comentados na atualidade, não podem ser realizados por biomédicos estetas, apenas por médicos e/ou cirurgiões dentistas.
Quais são os documentos exigidos para o registro dessa habilitação profissional?
Para adquirir a habilitação em Biomedicina Estética, o formando deve apresentar ao CRBM da sua região originais e cópias dos documentos de identificação individual e foto, além de preencher um requerimento que constará a especialização profissional. Também deverão ser entregues o histórico escolar, com a devida área do estágio supervisionado, e o certificadode conclusão do curso.
Para os profissionais biomédicos, para inclusão da habilitação em Estética, é necessário apresentar junto ao Conselho, além dos documentos acima citados, um dos seguintes: certificado de conclusão de pós-graduação em Biomedicina Estética; certificado de aprovação na prova para obtenção de título de especialista ou Certificado de Residência Biomédica, conforme comentamos mais acima.
Quanto às atribuições profissionais, foi publicada em 2012 uma Normativa (01/2012) que dispõe sobre o rol de atividades de competência dos biomédicos. Essas atividades englobam todas que já abordamos acima, que estão contidas na Resolução 200/2011 do CFBM, além da aplicação da toxina botulínica e dos preenchimentos absorvíveis.
Código de ética e biossegurança aplicados à Biomedicina Estética
Código de Ética: conjunto de regras que englobam toda a responsabilidade profissional, ou seja, seus direitos e deveres.
 Quando pensamos na área da Estética, por ser intimamente relacionada ao corpo e à aparência, a forma mais atrativa de vender os procedimentos seria utilizando a propaganda dos serviços, divulgação de fotos, ou registros dos momentos em que são realizados os procedimentos estéticos. Porém, existe uma conduta correta que precisa ser seguida.
De acordo com o capítulo V do Código de Ética da profissão (Resolução nº 330, de 5 de novembro de 2020), que discorre sobre os limites para divulgação e propaganda da atividade biomédica, algumas regras precisam ser obedecidas, caso contrário, os profissionais podem estar cometendo infrações passíveis de penalidades. Veja os artigos 8º e 9º (CFBM, 2020):
“Considera-se propaganda, publicidade ou anúncio, qualquer divulgação relativa à atividade profissional oriunda ou promovida pelo profissional biomédico, independentemente do meio de divulgação.
I- A participação do profissional biomédico na divulgação de assuntos de seu âmbito profissional deve-se pautar pela prévia condição de conteúdo que apresente evidências científicas, visando primordialmente o esclarecimento e a educação da população, além do interesse público, vedada a autopromoção, a prática enganosa, abusiva ou em desacordo aos direitos do consumidor;
II- É obrigação do profissional biomédico observar os princípios éticos de sua profissão na publicidade, propaganda ou anúncio, em especial no campo dos procedimentos assistenciais;
III- O profissional biomédico, responsável legal/administrador e/ou Responsável Técnico por estabelecimento, de igual forma torna-se responsável pela publicidade, propaganda e/ou anúncio que a Pessoa Jurídica realizar.”
Art. 9º Na propaganda, publicidade ou anúncio individual ou coletiva, deverão constar: a) nome do biomédico, da pessoa jurídica e seus respectivos números de inscrições no Conselho; b) habilitações devidamente registradas; c) títulos do profissional; d) endereços e horários de trabalho;
De acordo com o artigo 10º, o biomédico poderá divulgar autorretratos (“selfies”), acompanhado ou não do paciente, desde que este tenha assinado o Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Esse termo deverá ainda ser obrigatoriamente enviado ao CRBM via digital, sob responsabilidade exclusiva do Responsável Técnico – RT.
Sobre a divulgação de procedimentos e o famoso “antes e depois”, devemos seguir as orientações contidas no capítulo V do Código de Ética, artigo 10º:
“IV - Publicar imagens e resultado final de procedimentos, salvo nos casos onde houver, além do TCLE para esse fim, os seguintes dizeres constantes na descrição ou legenda da peça publicitária: "Esta imagem não representa, em hipótese alguma, garantia de resultado. Cada ser humano tem características anatômicas e fisiológicas únicas";
V - No caso de divulgação de imagens relativas aos procedimentos, conhecidos como "antes" e "depois" deverá constar legenda nas imagens contendo a seguinte informação autorizada em TCLE: "divulgação autorizada pelo usuário".
A propaganda deve obedecer à orientação educativa do público-alvo, e, levando em consideração o cunho científico, é interessante também a divulgação de fotos publicadas em artigos científicos relacionados.

Outros materiais