Buscar

Atividade Prática - EAC - Isoleide Blank Santos

Prévia do material em texto

(
Educação Ambiental e Cidadania – GUI/MEA
)
 (
Data:
 22
 /
 09
 / 20
20
) (
Aluno
 
(a):
 
ISOLEIDE BLANK SANTOS
)
 (
Atividade
 
Prática
 e de Pesquisa
)
 (
NOTA:
)
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 10 (dez) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1)Dê um exemplo prático de Responsabilidade Social em uma Empresa, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade. 
R: As pessoas não querem só ouvir e ler palavras bonitas nas suas redes sociais e site de como a sua empresa tem como valor a responsabilidade social. As pessoas querem ver atitude e isso deve ser realizado e facilmente identificável no dia a dia da empresa. Um exemplo prático de Responsabilidade Social seria o destino correto de resíduos e coleta de lixo reciclado.
2)Qual a diferença na relação homem-natureza do período pré-histórico para os dias de hoje?
R: Ao longo da história percebe-se que a relação entre o homem e o seu meio foi item de fundamental importância na chamada luta pela sobrevivência. Atualmente, com o desenvolvimento das ciências e o processo de racionalização dos meios produtivos, as sociedades se preocupam em extrair da natureza as suas demandas de consumo. A biologia, a química a genética e a agronomia são alguns dos campos onde os usos da natureza são exaustivamente desenvolvidos. O homem e o meio ambiente são duas palavras que vêm sendo muito utilizadas. Nos primórdios da humanidade, o ser humano, ainda nômade, utilizava os recursos naturais de um determinado local conforme suas necessidades diárias. Quando os alimentos se esgotavam naquele lugar, ele se mudava. Não possuía território fixo, mudava diversas vezes de lugar, utilizando os recursos disponíveis em um local e quando estes acabavam, ele escolhia um novo local para permanecer por mais um período de tempo. Neste aspecto, observamos que no começo da história humana o “lugar” ainda não havia sido construído, as relações sociais eram as mais básicas e primitivas possíveis. Portanto, o homem não possuía sentimento pelo lugar, não havia construído o seu espaço, não tinha um lugar próprio. O ser humano, no decorrer da sua evolução, adquiriu a capacidade de analisar situações atuais, imaginar aquilo que ainda não foi vivido para manipular a realidade e, até mesmo, em alguns casos, simular o futuro. As pessoas e famílias começaram a se organizar em grupos tornando-se comunidades, civilizações, povos e nações, formaram-se redes de relações humanas, construindo aos poucos sua própria identidade. Finalmente, adquirindo o seu próprio lugar e permanecendo nele. Este lugar tornou-se algo repleto de sentimento e emoção. No decorrer da evolução humana, quando o homem diz ter se tornado civilizado, ocorreu o seu desprendimento com o lugar e formularam-se ideias das quais os recursos naturais eram bens infinitos. A utilização indiscriminada dos recursos naturais tornou o ser humano causador de grandes impactos ambientais, gerando o desequilíbrio na cadeia da vida, consequentemente, causando o colapso e a quebra do sistema.
3)Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso pais poderia ser motivada por quais fatores?
R: A degradação dos mananciais e desperdício no consumo, que tem uma agravante de serem cada vez mais presente no nosso quadro atual. A água é uma riqueza que tem um valor inestimável onde a mesma pode ser vista com uma matéria prima indispensável para qualquer coisa que se queira fazer, sendo o berço da vida.
4)Quais as principais causas da contaminação da água?
R: Entendo que os humanos são a principal causa da poluição da água, que é desencadeada de várias formas: pelo despejo de resíduos industriais; pelo aumento da temperatura, que causa a alteração da água ao reduzir o oxigênio em sua composição e devido ao desmatamento, que faz com que sedimentos e bactérias apareçam sob o solo e, conseqüentemente, contaminem os lençóis freáticos. Da mesma forma, os pesticidas usados nos campos agrícolas são filtrados através dos canais subterrâneos e alcançam as redes de consumo. Além, também, de uma contaminação em conseqüência de derrame acidental de óleo. 
5)Oque estabelece a lei nº 9433/1997?
R: A Lei Federal 9433/97 instituiu uma lei atual, avançada e importante para a ordenação territorial, com foco na descentralização de ações, evitando a concentração de poder, evidenciados por princípios básicos praticados hoje em todos os países que avançaram na gestão de seus recursos hídricos. 
Neste contexto, a lei identifica com fundamentos que a água é um bem de domínio público, sendo um recurso natural limitado, dotado de valor econômico e que em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.
6)Quanto à origem dos resíduos sólidos podem ser classificados de que forma?
R: A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.
Perigosos: Corrosividade, Reatividade, Toxicidade, Patogenicidade, Inflamabilidade.
Resíduos Não Perigosos: Inertes e Não Inertes
7)Quais as formas de disposição final dos resíduos sólidos?
R: As formas mais conhecidas de disposição final de resíduos são o Aterro Sanitário, Aterro Controlado e Lixão a céu aberto. No Brasil a única forma ainda permitida por Lei é o Aterro Sanitário.
8)Todos os dias, o lixo é produzido em todas as cidades. Diante disto qual a importância da reciclagem?
R: A reciclagem, além de preservar o meio ambiente, também é importante para a atividade econômica. Várias empresas encontraram na reciclagem uma redução significativa nos custos de produção de seus produtos, além de contribuir para um desenvolvimento sustentável do planeta. Já os restos de alimentos, chamados de lixo orgânico, são aproveitados para preparar o solo das plantações em zonas rurais.
Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos, uma vez que muitos desempregados encontram neste setor uma forma de sustento. No Brasil, existem em grande número de cooperativas de catadores de alumínio e de papel.
9)Quais as principais causas do efeito estufa, se é que existem?
R: Nos últimos anos, houve um considerável aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As atividades humanas ligadas à indústria, as atividades agrícolas, o desmatamento e o aumento do uso dos transportes são os principais responsáveis pela emissão desses gases.
10)Cite duas causas que gera a degradação do solo.
R: Erosão: é um processo natural, porém pode ser intensificado pela atividade humana. Ela ocorre pela transformação e pelo desgaste do terreno devido à ação de agentes externos, como chuva, vento e sol. A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície. 
Degradação química: Esse é um dos principais problemas ambientais da atualidade. As principais consequências desse processo são a improdutividade e infertilidade do solo e a provável perda da fauna local. O uso indiscriminado de defensivos agrícolas, o descarte incorreto de resíduos industriais, os lixões não fiscalizados e os desmatamentos são as principais causas da contaminação química.
 (
Educação Ambiental e Cidadania – GUI/MEA
)
 (
Educação Ambiental e Cidadania – GUI/MEA
)

Continue navegando