Buscar

Conceitos Contábeis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1,A técnica contábil permite que todas as transações (movimentações) que envolvem recursos monetários, no ambiente dos negócios de uma entidade, sejam registradas (contabilizadas), estruturadas e apresentadas em relatórios contábeis, com uma linguagem clara e objetiva, para que seus usuários as utilizem como base para analisar, interpretar e tomar decisões.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois em termos conceituais, a contabilidade é uma ciência social aplicada ao ambiente dos negócios, que estuda e controla o patrimônio das entidades. Resumindo, é a ciência do controle econômico e financeiro de uma entidade. A contabilidade é definida ainda como ciência social aplicada, metodologicamente sistemática, concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer entidade. Base (Rota 1, tema 1, página 2-3).
2,Hendriksen e Breda (2014, p. 24) determinam os enfoques da teoria contábil em fiscal, legal, ético, econômico e comportamental. O enfoque fiscal é um dos mais tratados na contabilidade, principalmente no que se refere ao atendimento do fisco na apuração dos impostos.
Sendo assim, analise as assertivas a seguir sobre os métodos que devem ser observados na escrituração contábil para fins fiscais e assinale a alternativa correta.
alguns métodos que devem ser observados na escrituração contábil para fins fiscais são: (a) o método utilizado para apurar o custo dos estoques; (b) como uma empresa reconhece a depreciação do imobilizado em função do desgaste no processo produtivo; (c) o reconhecimento de despesas financeiras; (d) os itens que podem ser deduzidos para fins de imposto de renda. Base (Rota 3, tema 1, página 4).
Demonstrações contábeis são relatórios produzidos pela contabilidade com informações sobre as movimentações dos negócios realizados por uma entidade. Esses relatórios sintetizam, de forma estruturada, a informação contábil para a tomada de decisão, visando atender as necessidades comuns dos usuários que as tomam como fonte de informações (Borinelli; Pimentel, 2018).
pois os demonstrativos contábeis fornecem informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade em determinado período. Base (Rota 1, tema 2, página 8).
As convenções são definidas por Iudícibus (2014) como o condimento dos princípios contábeis, talvez mais bem expressos como restrições do usuário e de mensuração da própria contabilidade. Em suma, as convenções são as características qualitativas que devem ser observadas para a elaboração dos demonstrativos contábeis. As convenções são classificadas em objetividade, materialidade, conservadorismo e consistência.
pois o conservadorismo se refere ao cuidado que o contador precisa ter para não superestimar ativos e receitas, e subestimar despesas e passivo. A consistência se refere aos usos de procedimentos contábeis por uma entidade contábil de um período para outro para mensuração e elaboração dos demonstrativos contábeis. Base (Rota 3, tema 5, página 19-20).
Assim como as características fundamentais, a comparabilidade e a verificação são importantes. Para classificar uma informação como útil, ela deve ser apresentada no momento certo – deve ser tempestiva e compreensível.
Sobre a característica qualitativa da tempestividade, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
 quanto mais antiga a informação, menos valor ela tem, pois perde a relevância – ou seja, a capacidade de influenciar: a tomada de decisão; a análise de desempenho (mensal, trimestral ou anual) da entidade; o valor preditivo para fornecer informações para projeções futuras; a capacidade de verificação e comparação; entre outras características. Base (Rota 2, tema 4, página 16).
O CPC 26 (2011) define as demonstrações contábeis como uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. Estabelece-se um conjunto de demonstrativos contábeis necessários para cobrir as necessidades informacionais dos usuários e com os objetivos estabelecidos.
Sendo assim, analise as assertivas a seguir sobre as demonstrações contábeis e assinale a alternativa correta.
 pois a Demonstração do Fluxo de Caixa tem como objetivo gerar informações sobre entradas e saídas, em dinheiro, de uma entidade, em determinado período. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido indica a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido durante o exercício. Base (Rota 1, tema 5, página 23-24).
Ao divulgar uma informação contábil deve-se analisar o custo benefício. A estrutura conceitual da contabilidade define o custo como “uma restrição generalizada que pode ser fornecida pelo relatório financeiro, e desse modo, devem ser justificados pelos seus respectivos benefícios” (CPC, 2019).
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação custo benefício a ser considerada na divulgação das informações contábeis:
pois pode-se inferir que os custos para divulgar uma informação devem ser imbuídos de benefícios, ou seja, os benefícios devem ser maiores que os custos. Base (Rota 2, tema 5, página 19).
As características de melhoria, como o termo aponta, tem o objetivo de elevar o nível de qualidade da informação contábil. Assim, uma informação, além de relevante e fidedigna, deve ter ainda a capacidade de ser comparada, verificada, compreensível e apresentada no momento oportuno, tempestivo para a tomada de decisão.
pois a tempestividade tem como objetivo disponibilizar as informações em tempo hábil para influenciar na tomada de decisão por parte de seus usuários. A compreensibilidade tem como objetivo apresentar e classificar as informações evidenciadas nos demonstrativos contábeis, de modo claro e conciso, tornando-as compreensíveis aos usuários da informação. Base (Rota 2, temas 3 e 4, página 11-16).
Dentre as características de melhoria, destaca-se a capacidade de verificação da informação contábil. Por exemplo, a informação apresentada de forma fidedigna (representação fiel dos eventos econômicos e financeiros da entidade) permite que os usuários verifiquem, confiram, façam auditorias e perícias, chegando a um consenso sobre os métodos e práticas aplicados para a elaboração dos demonstrativos contábeis.
 pois a verificação direta consiste em verificar o valor ou outra representação por meio de observação direta, um exemplo seria a conferência do dinheiro em caixa no fim do expediente. A verificação indireta consiste em verificar os dados de entrada de modelo, fórmula ou outra técnica e recalcular os dados de saída utilizando a mesma metodologia, um exemplo seria recalcular a folha de pagamento ou impostos. Base (Rota 2, temas 3, página 14).
Para serem úteis, as informações contábeis precisam representar fielmente a situação financeira do patrimônio, que está sendo retratada nos relatórios contábeis, ou seja, deve ser fidedigna. Assim, a característica qualitativa de uma informação fidedigna é a representação fiel da situação patrimonial de uma entidade em determinado período maximizada por três características: completa, neutra e isenta de erros.
pois uma representação completa inclui todas as informações necessárias para que o usuário compreenda os fenômenos que estão sendo representados, inclusive todas as descrições e explicações necessárias. A informação, para ser neutra, deve ser imparcial, não tendenciosa, buscando apresentar dados e informações sem viés (CPC, 2019). Quanto a informação livre de erro, espera-se no mínimo que os demonstrativos contábeis elaborados de acordo com as práticas e normas contábeis sejam isentos de incorreções Base (Rota 2, tema 2, página 8-9).

Continue navegando