Buscar

Compartilhe 01 Fundamentos para Computação 22_03_21

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DADOS HISTÓRICOS E MEDIDAS DE ARMAZENAMENTO
O crescimento que a tecnologia da informação vem tendo corresponde à necessidade do ser humano. Quando o sistema numérico foi criado e um ábaco se fez necessário para a elaboração de contas matemáticas de subtração e adição, o ser humano se sentiu na obrigação de desenvolver algo útil, que facilitasse seu cotidiano. Esse ábaco foi evoluindo, tornando-se uma calculadora; juntamente com ele, a lógica também avançou.
Durante a Segunda Guerra, soldados viram que era necessário um leitor de códigos para poder interceptar mensagens de conversas que eram tratadas pelos inimigos. Para isso, Alan Turing foi contratado e criou, então, uma máquina que descriptografava, por meio de uma série de técnicas, as mensagens enviadas da frota naval alemã.
A evolução da computação foi enorme, os computadores passaram a ser mais rápidos que calculadoras mecânicas e mais eficientes. A princípio, a utilização desses computadores era manual e cara. Com o passar dos anos, ela foi se tornando menor, mais barata, mais rápida, não dependendo de um trabalho todo manual. John Von Neumann elaborou, então, uma nova arquitetura, que consistia em: uma memória principal para armazenar informações; uma unidade lógica que era responsável por armazenar instruções e dados; uma unidade de controle que tinha como objetivo interpretar esses dados e determinar sua sequência; um dispositivo de entrada e saída que servia como uma comunicação externa.
Atualmente, temos a geração dos microprocessadores, em que os circuitos são embarcados e os dispositivos são menores, como Tablets e Smartphones. Os processadores são multithread, ou seja, conseguem executar diversos processos simultaneamente, sem comprometer o desempenho do computador. Esse avanço tecnológico não parou apenas nas máquinas e em seus componentes, mas impactou em suas medidas de armazenamento. Com isso, temos computadores que operam com terabytes de memória de armazenamento e processamento.
Vamos Praticar
Convido você a pensar, a partir dessa introdução sobre a evolução e a necessidade da tecnologia, acerca de quais os principais meios de armazenamentos de dados existentes na atualidade e a explicar a diferença entre esses meios, quais suas vantagens e desvantagens. Pense, também, em como você utiliza esse armazenamento no seu cotidiano, por meio de celular, nuvem ou computador. Compartilhe no fórum da disciplina um texto de, aproximadamente, 30 linhas com sua opinião sobre o assunto.
Referências
CARVALHO, A. C. P. L. de; LORENA, A. C. Introdução à computação - hardware, software e dados. São Paulo: LTC, 2016.
HENNESSY, J. L.; PATTERSON, D. A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. 5. ed. Oxford: Morgan Kaufmann, 2012.
STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2009.
Existem diferentes meios de armazenamento de dados:
· Por meios magnéticos, que é um formato mais comum e duradouro de tecnologia de armazenamento, Este tipo de dispositivo utiliza uma cabeça magnética para ler e gravar dados de um meio magnetizado. Exemplo: Disco Rígido, Disquete, Jaz Drives e as fitas DAT.
Vantagem: permiti uma grande densidade de informação, ou seja, armazena grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico.
Desvantagem: possuem mídias removíveis normalmente não possuem capacidade e confiabilidade equivalente aos dispositivos fixos.
· Por meios ópticos, que se dá pela leitura das informações é feita por meio de um feixe laser de alta precisão projetado na superfície da mídia — esta é gravada com sulcos microscópicos, capazes de desviar o laser em diferentes direções, de modo a apresentar as informações gravadas. Exemplos: CDs, CD-ROMs e DVDs.
Vantagem: são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimídia e armazenamento de informações e programas, com tempo de vida maior que os discos magnéticos.
Desvantagem: A velocidade de funcionamento dos discos ópticos ainda se mantém inferior à dos discos magnéticos
· Por meios eletrônicos (SSDs) – chip, também chamado de memórias em estado sólido, o armazenamento eletrônico é composto apenas por circuitos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações. Esses dispositivos têm a vantagem de permitir um acesso muito mais rápido às informações. Porém, seu custo é um pouco mais elevado do que os dispositivos magnéticos. Exemplos: cartão de memória, pen drive.
Vantagem: possuir um tempo de acesso muito menor que os dispositivos por meio magnético, por não conterem partes móveis.
Desvantagem: são encontrados com pequenas capacidades de armazenamento e custo muito elevado se comparados aos dispositivos magnéticos.

Continue navegando