Buscar

TCC+2+ATIVIDADE+01+ (7)

Prévia do material em texto

13
 (
kely pereira guim
a
rães
)
 (
Prevenção de acidente em espaco confinado 
:
DESCONTAMINAÇÃO E ADQUAÇÃO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL 
)
Cidade
Ano
 (
KELY PEREIRA GUIMARÃES
)
 (
Prevenção de acidente em espaco confinado
:
DESCONTAMINAÇÃO E ADQUAÇÃO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL 
 
)
 (
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à 
Faculdade 
PITAGORAS 
de Belo Horizonte 
como requisito parcial para a obt
enção do título 
de graduação 
 em 
Engenharia de Produção
 
Orientador: 
Wilker 
)
 (
 
BELO HORIZONTE
2021
)
KELY PEREIRA GUIMARÃES
Prevenção de acidente em espaco confinado 
DESCONTAMINAÇÃO E ADQUAÇÃO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL 
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à (Pitágoras ), como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em (Engenharia de Produção 
BANCA EXAMINADORA
Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)
Cidade, diade mês de ano (Fonte Arial 12)
Substitua as palavras em vermelho conforme o local e data de aprovação.
Dedico este trabalho...
Deus razão maior da minha existência aos meus pais ,Cida e Eustaquio .Ao meu esposo Rodrigo que sempre me apoiou com muito amor e dedicação ,incentivo,alem do sacrifício e concessão cedidos .E aos meus filhos que a razão pela qual eu não desistir .
AGRADECIMENTOS
Agradeço a minha família e amigos que acreditaram no meu potencial e que me apoiaram na conquista de mais um sonho. A minha amiga parceira Jéssica Lorraine pela parceria desde o inicio deste sonho. Principalmente, ao meu esposo Rodrigo que sempre me apoiou, teve compreensão a contribuição no desenvolvimento e elaboração do presente trabalho e pela concretização deste sonho.
Pereira, kely. Prevenção de acidente em espaço confinado : Descontaminação e adequação do tanque de combustível .2021. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Pitagoras , Belo Horizonte , 2021.
RESUMO
Um Espaço Confinado é definido como um espaço que não foram projetados para ocupação humana continua passagem limitada de entrada e saída, ventilação insuficiente. Em espaço confinado os acidentes geralmente são fatais ocorridos, em serviços como manutenções, reparos, limpeza, inspeção de tanques de combustíveis. Muitas vezes por falta de conhecimento ou uma análise de riscos incorreta, o trabalhador poderá estar exposto a riscos potencialmente elevados, estando sujeito a acidentes, um deles podendo levar a fatalidade. O presente estudo tem como objetivo realizar análise do processo de reparo e adequação em tanque de combustíveis, identificando os possíveis riscos e desenvolver procedimentos de segurança para trabalho em espaço confinado. A metodologia utilizada foi uma revisão da literatura sobre o Espaço Confinado seguido por um estudo de caso, analisando os serviços executados em tanques de armazenamentos de combustíveis inflamáveis. A pesquisa revelou que há vários problemas com o cumprimento nos procedimentos impostos pela legislação em relação a segurança em espaço confinado sendo possível sugerir medidas para resolvê-los. Foi detectado no estudo, a importância da integridade física e saúde e segurança dos trabalhadores como fator essencial para a preservação de acidente no ambiente periculoso da força de trabalho inadequada, onde a empresa, a partir da conclusão deste trabalho, terá subsídios suficientes para atender a legislação vigente.
Palavras-chave: Espaço confinado, Gestão de Segurança, limpeza e inspeção de tanque,saúde e segurança. 
Pereira, Kely.: Confined space accident prevention, Decontamination and adequacy of the fuel tank. 2021. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção ) – Pitágoras , Belo Horizonte, 2021.
ABSTRACT
A Confined Space is defined as a space that was not designed for human occupation, with limited entry and exit passage, insufficient ventilation. In confined spaces, accidents are usually fatal, in services such as maintenance, repairs, cleaning, inspection of fuel tanks. Often due to lack of knowledge or an incorrect risk analysis, the worker may be exposed to potentially high risks, being subject to accidents, one of which may lead to fatality. The present study aims to analyze the process of repair and adaptation in fuel tanks, identifying possible risks and developing safety procedures for working in confined spaces. The methodology used was a review of the literature on the Confined Space followed by a case study, analyzing the services performed in flammable fuel storage tanks. The research revealed that there are several problems with compliance with procedures imposed by legislation in relation to confined space security and it is possible to suggest measures to resolve them. It was detected in the study, the importance of the physical integrity and health and safety of the workers as an essential factor for the preservation of accidents in the dangerous environment of the inadequate workforce, where the company, from the conclusion of this work, will have sufficient subsidies to attend to current legislation.
Keywords: Confined space, Safety Management, tank cleaning and inspection, health and safety.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Avaliação Espaço Confinado 	19
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Título da tabela	00
Tabela 2 – Título da tabela	00
Tabela 3 – Título da tabela	00
Tabela 4 – Título da tabela	00
Tabela 5 – Título da tabela	00
LISTA DE QUADROS
Quadro 1 – Avaliação do espaço confinado..........................................................16
Quadro 2 - Exemplos de espaço confinados.........................................................17
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT	Associação Brasileira de Normas Técnicas
OSHA	Administração de Segurança e Saúde Ocupacional
NR33 	Norma regulamentadora Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados
AST	Analise Segurança do Trabalho
NBR	Norma Brasileira
PET Permissão de trabalho 
15
SUMÁRIO
1-	iNTRODUÇÃO	13
2-	DEFINIÇÕES DE ESPAÇO CONFINADO	14
2.1CLASSIFICAÇÕES DO ESPAÇO CONFINADO------------------------------------------15
2.2 FATORES CAUSADORES DE ACIDENTES EM ESPAÇO CONFINADOS-----18
2.3 CONTROLES DE ENTRADA EM ESPAÇO CONFINADO --------------------------19
iNTRODUÇÃO
Tendo em vista o crescente aumento populacional e o grande consumo de veículos automotores acarreta também no aumento de combustíveis derivados do petróleo, sendo assim as empresas de armazenamento e distribuição de combustível fica obrigada modernizar seus sistemas de armazenamento dos produtos derivados do petróleo, visando uma melhoria continua para distribuição e eficácia dos produtos para seus clientes.
A escolha do tema Prevenção de acidentes em espaço confinado foi feita, levando em consideração os acidentes fatais ocorrido em serviços como manutenções, reparos, limpeza, inspeção de tanques de combustíveis. Muitas vezes por falta de conhecimento ou uma análise de riscos incorreta, o trabalhador poderá estar exposto a riscos potencialmente elevados, estando sujeito a acidentes, um deles podendo levar a fatalidade. 
A legislação brasileira que rege os trabalhos em espaços confinados é a norma regulamentadora 33, que estabelece responsáveis, medidas de prevenção, treinamentos, procedimentos de segurança, entre outros, a fim de promover ambiente de trabalho seguro e evitar acidentes. Por meio deste estudo, com destaque para as atividades realizadas dentro de espaço confinado Diante de tantas doenças profissionais e os acidentes em espaços confinados que provocam enormes prejuízos às pessoas e às organizações em termos de custos humanos, sociais e financeiros. Essa pesquisa bibliográfica levanta a seguinte questão: Como evitar que na execução da atividade em espaço confinados com risco tão elevado não ocorra acidentes com danos patrimoniais e pessoais?
Após considerar a questão abordada, a pesquisa se caracterizou pelo objetivo de compreenderanalisando os possíveis riscos presentes no espaço confinado e elaborar procedimentos de segurança que atendam a segurança e saúde do trabalhador de acordo, com a legislação vigente NR-33 e NBR-14.78.
Os objetivos peculiares desta monografia têm as seguintes finalidades: Caracterizar espaços confinados; Classificar os riscos existentes em espaço confinado, demonstrar as medidas de controle visando a minimização dos riscos na área de estudo, utilizando a metodologia da avaliação de risco.
Buscando-se métodos e procedimentos norteadores da pesquisa, fez necessária a busca do que e uma pesquisa cientifica, com base em alguns autores para sim do seguimento a mesma. foram realizadas consultas aos bancos de dados Google Acadêmico, e publicações governamentais do Ministério do Trabalho e Emprego no período de Maio de 2020. As buscas foram realizadas utilizando-se as palavras chaves: espaço confinado, NR segurança, prevenção em acidente, segurança no trabalho, NR 33, Nr 20. Foram inclusos as versões mais atualizadas das Normas Regulamentadoras. 
2 - DEFINIÇÕES DE ESPAÇO CONFINADO	Comment by Tutor: Tópico novo, página nova.Ajuste.
De acordo com (CHIANENATO, 2004) Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas com a finalidade de estabelecer normas e procedimentos buscando a prevenção de acidentes, com desempenho satisfatório do trabalho e satisfação dos funcionários. 
Neste contexto vamos abordar os riscos e as medidas de controle a serem seguidos em diversas atividades como manutenção de tanque de armazenamento de combustível, refinarias entre outras que se identificam atividades que geram riscos ao colaborador ao realizar serviços em espaço confinado. 
A Norma Regulamentadora nº 33 (NR-33) define Espaço Confinado como, qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio (MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, 2006).
Segundo a NBR 147872001 ABNT (Associação brasileira normas técnicas) define espaço confinado como: Qualquer área não projetada para ocupação contínua, a qual tem meios limitados de entrada e saída e na qual a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou deficiência/enriquecimento de oxigênio que possam existir ou se desenvolver (NBR 14787, 2001).
A definição da Norma Regulamentadora nº 33 (NR-33.1.2) e da NBR 147872001 são idêntica com a diferença que na norma NBR 14787 2001 e acrescida a palavra ‘’existir’’ e expressão ‘’desenvolver ‘ torna se o termo mais completo.	
2.1 CLASSIFICAÇÕES DO ESPAÇO CONFINADO
A OSHA (1993, apud Araújo, p. 219 2005) conceitua Espaço Confinado sendo, “Espaço como aquele cuja entrada ou saída é limitada ou restrita, permitindo somente que um trabalhador entre e execute uma determinada atividade, não sendo projetada para ocupação continua,dessa forma o espaço confinado e local.
· E grande o suficiente e com uma configuração que um trabalhador pode entrar completamente e executar trabalho determinado (geometria);
· Tem limitados ou restritos meio de entrada ou saída (acesso);
· Não e projetado para ocupação humana continua (geometria )
· Espaço Classe A – São aqueles espaços que contém atmosfera imediatamente perigosa a vida e saúde (IPVS), incluindo os espaços que contenham insuficiência ou excesso de oxigênio, gases inflamáveis, tóxicos, etc. 
· Espaço Classe B – Não apresentam riscos a vida ou a saúde (não contém Atmosfera IPVS), porém, tem o potencial de gerar acidentes ou doenças se medidas de segurança não forem empregadas. 
· Espaço Classe C – São aqueles espaços onde o risco é insignificante, ou seja, não requerem procedimentos ou práticas especiais de trabalho. (NIOSH, 1987 apud REKUS, 1994, p.12).
 
 Quadro 1-Avaliação do espaço confinado
 
 
 
 
 
Fonte: Ministry of Labour Ontario Occupational Health and Safety
Explicando a tabela de avaliação do espaço confinado quando a resposta e não de acordo com a NR 33. Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, quando a resposta e SIM de acordo com a NBR 147872001,na qual a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou deficiência/enriquecimento de oxigênio que possam existir ou se desenvolver.Se no ambiente avaliado estiver todas essas característica e considerado espaço confinado.
Quadro 2 – Classificação de espaços confinados 
Fonte: Adaptação (REKUS, 1994)
Quadro acima mostra os vários setores que apresentam risco a sua atividade em Espaços Confinados. É necessário avaliar, identificar, e reconhecer os riscos de forma rigorosa, todos os espaços citados acima, pois muitas vezes ambientes que parecem inofensivos reservam surpresas desagradáveis.
Baseado na NBR 14.787 (ABNT, 2001) os espaços confinados, podem dar alguns exemplos um deles são: porões, silos, misturadores, tanques, vagões, vagões tanques, caminhões a granel, coluna de destilação, moinhos e poços de transportadores de canecas.
2.2 - FATORES CAUSADORES DE ACIDENTES EM ESPAÇO CONFINADOS
Conforme Araújo (2009) um acidente em espaço confinado ocorre devido a um conjunto de fatores, por isso é extremamente necessário fazer uma análise preliminar do risco antes de adentrar ao espaço confinado. Muitos acidentes com resultados graves podem ocorrer devido à falta de prevenção e o descumprimento dos procedimentos internos. Podem-se citar alguns exemplos das principais causa de acidentes: Falta de avaliação dos riscos, espaço confinado não reconhecido, a confiança nos sentidos e o despreparo para resgates.
Nem sempre os espaços confinados são devidamente identificados devido à inexistência de riscos em determinadas situações, porém, em algumas atividades o risco no mesmo espaço é iminente, onde não se pode esquecer que na definição de espaço confinado diz que o risco pode se desenvolver no decorrer da atividade. 
Todas as informações quanto à localização e perigos devem ser repassadas aos trabalhadores, assim como, tomar todas as medidas necessárias para que os espaços não sejam acessados por trabalhadores desqualificados. (ARAÚJO, 2009)
O acidente em espaço confinado ocorre com os principais fatores: a falta de reconhecimento dos espaços confinados existentes, Permissões de Entrada e Trabalho – PET, bloqueio de equipamentos mecânicos, a não utilização de equipamentos de proteção individual, ineficiência no resgate e primeiros socorros e a falta de testes de atmosfera e descumprimento dos procedimentos.
2.3 CONTROLES DE ENTRADA EM ESPAÇO CONFINADO 
Araujo (2000) afirma que para se ter um controle deve-se dar prioridade a eliminação dos riscos existente no local de trabalho pois não existindo o risco não ocorrerá o acidente. Esta forma de controle pode implicar na aplicação de novas idéias tecnologias e a, mudanças nos processos e investimentos maiores para a obtenção de resultados satisfatórios no ambiente de trabalho.
Para tanto, antes de adentrar no espaço confinado, ainda que, com os riscos já identificados, é extremamente importante responder ao fluxograma (FIGURA 1) e focar sempre na atividade que será desenvolvida no ambiente de trabalho.
Figura1: Descreve um método para avaliação e acesso a espaços confinados 
Fonte: Kulcsar (2008)
A seqüência dos procedimentos é aberta à tomada de decisões, as quais devem partir de todos os funcionários: operários, vigias e supervisores. Cada profissional tem responsabilidades específicas, regulamentadas pela NR-33 (BRASIL, 2006b) e complementadas pela OSHA 1910.146 (2008). 
Segundo esta norma NR-33 (BRASIL, 2006, B) e complementada pela OSHA 1910, 146 (2008), cabe ao colaborador cumprir a legislação vigente; conhecer os riscos do trabalho a ser executado, freqüentar treinamentos específicos; utilizar EPIs corretos de acordo com avaliação de risco, conhecer osprocedimentos e equipamento de resgate e primeiros socorros, realizar exame medica especifico.
Quanto aos vigias, devem: cumprir a legislação vigente; freqüentar treinamentos conhecer os riscos; garantir permanente atenção, identificação e localização aos trabalhadores, ficar o tempo todo em contato com a equipe no interior do espaço confinado.
São responsabilidades do supervisor de entrada: cumprir com os procedimentos; conhecer os riscos; acompanhar Permissões de Entrada e Trabalho (PET), conferir a atmosfera do ambiente; retirar indivíduos não autorizados a trabalhar no espaço confinado. 
Finalmente, ao empregador cabe implementar procedimentos de emergência e resgate adequados, contendo:garantir uma gestão em segurança e saúde no trabalho em espaço confinado ,por medidas técnicas e prevenção ,administrativa ,pessoais e de emergência e salvamento de forma a garantir ambientes com condições de trabalho adequadas .
 Deve ser indicado um responsável técnico para o cumprimento de tais medidas e para capacitação dos trabalhadores. A empresa deve ainda fornecer a outras empresas contratadas informações sobre riscos e exigir capacitação de seus trabalhadores. Além dos procedimentos recomendados, outro elemento útil é a Análise de segurança da tarefa Riscos (AST). Conforme Faria (2008), a AST ocorre durante a concepção de uma analise profunda dos riscos no ambiente de trabalho.
 
ONDE ESTÃO AS REFERÊNCIAS?
	NOME
	
	
	CRITERIO
	VALOR
	NOTA
	Introdução contendo a descrição do tema, objetivos, metodologia utilizada, justificativas e estrutura do trabalho. Desenvolvimento geral do trabalho com estrutura lógica e linguagem adequada no texto apresentado. Respeita as regras ortogramaticais, citação, formatação correta de acordo com a ABNT.
	0 – 400
	400
	Capítulo 1 escrito com base na fundamentação teórica pesquisada.
	0 – 400
	300
	As referências contemplam todas as obras e autores que foram citados no trabalho, atendendo à formatação correta de acordo com a ABNT.
	0 – 200
	0
	NOTA TOTAL
	0 – 1000
	700
	CONSIDERAÇÕES GERAIS
Caro aluno (a).
Seu trabalho deve ser corrigido e entregue novamente.
As correções foram feitas no modo de revisão do Word, para verifica-las, por favor, habilite a opção “TODA A MARCAÇÃO” na guia “REVISÃO”. Verifique todos os comentários.
É importante lembrar que o TCC deve ser autoral, portanto atente-se ao plágio. 
 
Att.
Danilo
Tutor – TCC Engenharia de Produção

Continue navegando