Buscar

prova objetiva 4 fundamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668897) ( peso.:3,00)
	Prova:
	28838116
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A informação só faz sentido quando ela se torna útil para quem a estava buscando, um indivíduo ou grupo. Informação são dados contextualizados que fazem sentido para a pessoa que os recebe. Por fim, o conhecimento é a informação aplicada, transformada em um saber, requer uma vivência da pessoa. Referente à informação e ao conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento.
	 b)
	Quando já se tem a base da informação, isso fará com que tudo seja conhecimento.
	 c)
	A informação tem um ciclo de construção, comunicação e uso.
	 d)
	Apropriação da informação, na sua interpretação e na sua usabilidade, desta forma, ocorre o conhecimento.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	2.
	Trata-se de uma ferramenta essencial para a organização de uma biblioteca, visto que permite ordenar os documentos conforme seu assunto, tendo por base um critério específico. De qual ferramenta estamos falando?
	 a)
	Sistemas de Codificação.
	 b)
	Sistemas de Alinhamento.
	 c)
	Sistemas de Numeração.
	 d)
	Sistemas de Classificação.
	3.
	Existem diferentes tipos de unidades de informação como: as bibliotecas, os arquivos, os museus, os centros de documentação, dentre outros. É válido destacar que as funções que desempenham apresentam similaridades, porém, com características peculiares que as diferenciam umas das outras. As bibliotecas possuem três grandes funções: a função gerencial; função organizadora e a função de divulgação. Sobre a função organizadora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ocorre por meio de referência, empréstimo, orientação, reprografia, serviços de disseminação e extensão.
	 b)
	Ocorre por meio da administração e organização.
	 c)
	Ocorre por meio da seleção, aquisição, catalogação, classificação e indexação.
	 d)
	Ocorre por meio por meio da seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação, empréstimo, orientação e reprografia.
	4.
	O surgimento das bibliotecas acompanha a história da evolução da humanidade, da necessidade e dos esforços em se comunicar, da criação de alfabetos rudimentares até o que conhecemos e utilizamos atualmente, passando por várias maneiras de registrar as informações até a invenção do papel e da prensa. A fim de reproduzir mecanicamente os livros, a biblioteca teve seu papel nesse processo evolutivo. Sobre a função inicial das bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reproduzir e comunicar a informação.
	 b)
	Preservação e disseminação dos livros.
	 c)
	Reproduzir e comunicar o conhecimento.
	 d)
	Armazenar e preservar os acervos.
	5.
	Além das bibliotecas, podem ser consideradas unidades de informação os arquivos e os museus. As três instituições tem em comum a atividade com suportes informacionais, que se diferenciam na materialidade. Os arquivos lidam com os documentos do tempo presente e passado, os museus utilizam-se da cultura material, os bens culturais produzidos hoje e ontem; e as bibliotecas com a organização e o acesso de informações. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o elemento que pode ser considerado comum nas atividades das áreas Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia:
	 a)
	O elemento comum entre as três áreas é o documento que opera com informações, produzindo conhecimento.
	 b)
	Essas instituições buscam recolher, selecionar, tratar, transferir, armazenar e disseminar documentos, portanto, seus objetivos em comum são administrativos.
	 c)
	Não há elementos possíveis de conexão entre os campos, considerando que cada um deles desenvolve metodologia própria junto aos suportes informacionais.
	 d)
	O elemento comum entre as áreas da Ciência da Informação é a tecnologia, que imprescindível para a aquisição e o registro de dados.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	6.
	Os arquivos podem ser de vários tipos, estando condicionados aos objetivos da entidade que os produzem. Sobre os tipos de arquivos e sua definição, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Arquivos Públicos.
II- Arquivos Privados.
III- Arquivos Especiais.
(    ) Arquivos que guardam e organizam documentos cujas informações são registradas em suportes diferentes do papel: discos, filmes, fitas.
(    ) Conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por instituições governamentais de âmbito federal, estadual ou municipal.
(    ) Conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por instituições não governamentais, famílias ou pessoas físicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	7.
	Na gênese das primeiras bibliotecas, elas não eram acessíveis ao povo, mas a um público restrito que detinha poder e conhecimento. Como um forte exemplo dessa seletividade, temos uma das bibliotecas mais famosas da antiguidade, a Biblioteca de Alexandria no Egito, com a maior coleção de manuscritos do mundo antigo, cerca de 500 mil volumes. A quantidade de rolos de papiro e pergaminho identificava o poder e o status dos imperadores da região em que as bibliotecas eram construídas, não havendo uma preocupação com a recuperação e o acesso a esse acervo. A respeito da origem e evolução das bibliotecas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Idade Média, as bibliotecas estavam inseridas nos mosteiros, pois, a Igreja Católica exercia um domínio e poder muito grande sobre a população, que tinha um número expressivo de analfabetos.
(    ) As primeiras bibliotecas universitárias tinham conteúdo do acervo sobretudo de âmbito religioso e filosófico.
(    ) No Renascimento as bibliotecas eram financiadas e constituídas pela nobreza e pela burguesia, haja vista que o conhecimento representava poder.
(    ) A evolução tecnológica do mundo contemporâneo teve pouca influencia para a disseminação do acesso ao conhecimento pela prática da leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	O esforço científico de consolidação de uma disciplina incorre na definição de sua terminologia. É preciso tempo e ajuste dos agentes do campo para estabelecer nomenclaturas adequadas. Foi o que ocorreu com a Ciência da Informação, termo que somente no final dos anos 1960 passou a ser adotado como nome oficial. Dito isso, a delimitação da área do conhecimento foi o próximo passo. No que se refere a essa delimitação na origem da Ciência da Informação, analise as sentenças a seguir:
I- Borko organizou o registro do termo Ciencia da Informação pela primeira vez no Oxford English Dictionary (OED) .
II- A gênese da CI teve desenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) pelo desenvolvimento tecnológico e científico.
III- Para Saracevic (1996), o ímpeto de desenvolvimento da CI foi posicionado com o artigo de Vannevar Bush, no pós-guerra.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	9.
	Dentre os indícios que indicam o surgimento da Ciência da Informação estão os primeiros periódicos que registraram o
conhecimento científico e que contribuíram para a formalização da informação e do conhecimento. Isso significou a possibilidade de que, por meio da Ciência da Informação, o acesso e a democratização do conhecimento fossem popularizados, de modo que isso pode ser considerado a gênese da constituição do campo. Sobre o nascimento da Ciência da Informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)Apesar do histórico precedente, foi na década de 1950 que se deu a configuração da Ciência da Informação como um campo disciplinar.
	 b)
	Ao contrário de muitas outras disciplinas ou áreas do conhecimento, a ciência da informação não se desenvolveu como uma "extensão" ou "braço" de outras disciplinas.
	 c)
	Surgiu de forma unificada no cenário científico dos primeiros periódicos que registravam o conhecimento científico e que contribuíram para a formalização da informação e do conhecimento.
	 d)
	A ciência da informação ganhou um impulso com o Instituto Internacional de Bibliografia (IIB) criado pelo advogado e visionário da ciência da informação Vannevar Bush.
	10.
	A tecnologia que se desenvolveu ao longo do período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e fortemente contribuiu para a consolidação da CI. Sobre a ciência da informação, analise as seguintes afirmativas:
I- A CI ocupa-se da representação, organização, disseminação das unidades informacionais e com as métricas associadas a diferentes processos que envolvem a informação e o conhecimento.
II- Podemos atribuir a Paul Otlet o prenúncio da aplicação da Ciência da Informação.
III- A Ciência da Informação é uma ciência interdisciplinar.
IV- O uso do termo Ciência da Informação foi registrado pela primeira vez em 1958 durante a I Conferência Internacional de Bibliografia, em Bruxelas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
Prova finalizada com 10 acertos e 0 qu
Parte inferior do formulário

Outros materiais