Buscar

Atividades Ciencias sociais

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
“[...] o Positivismo refere-se à teoria do conhecimento [...] a qual afirma a primazia da observação causal por meio da generalização indutiva [...]. Nas ciências sociais, ficou associado a três princípios afins: o princípio ontológico do fenomenalismo, de acordo com o qual o conhecimento só pode fundamentar-se na experiência [...]; o princípio metodológico do método científico, o qual proclama que os procedimentos da ciência natural são diretamente aplicáveis ao mundo social com objetivo de estabelecer leis invariantes ou generalizações semelhantes a leis sobre fenômenos; e o princípio axiológico da neutralidade, que se recusa a conceder aos enunciados normativos o status de conhecimento e mantém uma rígida separação entre fatos e valores” (WACQUANT, 1996, p. 592).
WACQUANT, L. J. D. Verbete. In: OUTHWAITE, W.; BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
 
Sobre a teoria positivista cunhada pelo filósofo Auguste Comte, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O Positivismo não dependeu do desenvolvimento das ciências naturais para consolidar seu método científico.
b. O Positivismo de Auguste Comte comprova a impossibilidade de se realizar estudos científicos sobre a sociedade.
c. A experiência não é considerada para o estudo científico da sociedade. E, de acordo com o Positivismo, esse estudo deve ser realizado por meio de investigação empírica.
d. Auguste Comte não era representante de nenhuma teoria, já que acreditava nas ideias livres de sistematização.
e. O Positivismo de Auguste Comte foi o movimento intelectual responsável por formular uma ciência dedicada ao estudo da sociedade, a sociologia. 
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Movimentos intelectuais e políticos como a Reforma Protestante e o Iluminismo provocaram mudanças significativas nas concepções de mundo da sociedade ocidental. Ao contestarem o poder aristocrático e a autoridade absoluta da Igreja, esses movimentos marcaram a modernização de correntes de pensamento social, contexto que possibilitou o surgimento de ciências como a sociologia, por exemplo.
 
Considerando seus conhecimentos acerca da influência que movimentos intelectuais e políticos como a Reforma Protestante e o Iluminismo exerceram sobre a formação do pensamento científico moderno, assinale a alternativa correta:          
Escolha uma opção:
a. Conhecido por incentivar o início de uma “Época das Luzes”, o Iluminismo propôs ideais que valorizavam a aristocracia e reafirmou valores do “Período das Trevas”, a Idade Média.
b. A Reforma Protestante não gerou questionamentos sobre o papel da Igreja no acesso ao conhecimento, mas sim cooperou para o fortalecimento da autoridade papal.
c. Martinho Lutero, uma das principais lideranças da Reforma Protestante, recebeu apoio da autoridade papal com relação aos seus questionamentos acerca do poder absoluto da Igreja.
d. Movimentos intelectuais e políticos como a Reforma Protestante e o Iluminismo não têm nenhuma relação com a consolidação do pensamento sociológico na modernidade.
e. O Iluminismo e o Positivismo possibilitaram que novas concepções de mundo fossem construídas em suas sociedades de origem, de maneira a gerar mudanças sociais significativas na organização social. 
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Em contraposição à aristocracia europeia, a Revolução Francesa construiu, em agosto de 1789, um documento que buscava garantir os direitos democráticos e a liberdade individual e coletiva do povo de seu país. Assim, dizia o primeiro artigo: “Os homens nascem e são livres e iguais em direitos”. O documento destaca que toda e qualquer pessoa deve ter acesso a direitos básicos garantidos pelo Estado governante.
 
Considerando seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As monarquias não tinham relação com as desigualdades sociais da sociedade que estava sob seu comando; por esse motivo, a burguesia francesa se sentia contemplada pela sua atuação.
b. A Revolução Francesa refutou todas as tradições e correntes de pensamento contemporâneas, inclusive o Iluminismo.
c. O surgimento do Estado-nação e dos valores democráticos de direitos individuais e coletivos é resultado das lutas da Revolução Francesa, que impulsionou a queda do poder aristocrático.
d. A Revolução Francesa foi inspirada pelo Iluminismo, que tinha como um de seus principais ideais a desvalorização da razão e da ciência e a valorização de crendices populares e religiosas.
e. O lema da Revolução Francesa é “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” e indica que todas as pessoas devem ser livres e ter iguais condições de sobrevivência para que o progresso social seja possível. 
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O sociólogo alemão Max Weber desenvolve o conceito de ação social para denominar as ações dos indivíduos que possuem relação com o que esperamos uns dos outros, ou seja, como determinamos nossas relações sociais e, consequentemente, nos organizamos coletivamente. 
Existem diferentes tipos de ação social, portanto, assinale a alternativa que descreve os tipos corretos de acordo com o conceito de Max Weber.
Escolha uma opção:
a. Racional com relação a fins, racional com relação a valores, afetiva e tradicional.
b. Racional com relação a afetos e racional com relação a tradições.
c. Racional com relação a fins e racional com relação a valores.
d. Passional com relação a afetos e a tradições.
e. Racional com relação a fins, racional com relação a valores e tradicional. 
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A consolidação da sociologia como ciência deu-se a partir de uma série de movimentos intelectuais e políticos que atravessaram o processo de constituição e de desenvolvimento da sociedade moderna.
 
Sobre esses movimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A Revolução Industrial transformou as relações de produção e a divisão social do trabalho, exercendo influência sobre uma nova organização econômica e política da sociedade ocidental.   
II. A Revolução Francesa teve o objetivo de derrubar os privilégios herdados pela nobreza e, por meio disso, propor a igualdade de direitos e de oportunidades a todos os cidadãos.   
III. Os movimentos intelectuais e políticos que ocorreram no século XVIII não têm nenhuma relação com o surgimento da sociologia.
IV. A sociologia possui uma origem totalmente técnica e que não tem relação nenhuma com os acontecimentos históricos e políticos da época de seu surgimento.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I, II, III, apenas.
d. IV, apenas.
e. I e II, apenas. 
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Uma das grandes preocupações de Durkheim foi estudar a vida social como uma realidade objetiva, em todos os seus aspectos. De acordo com o método sociológico do autor, a única forma de começar uma observação dos fenômenos sociais, denominados, por Durkheim, de fatos sociais, é pela quantificação de dados exteriores. Os fatos sociais são acontecimentos sociais que ocorrem independentemente das manifestações individuais.
 
Sobre o fato social, assinale a alternativa que melhor descreve o método durkheimiano.
Escolha uma opção:
a. Os fatos sociais são: facultativos, interiores ao indivíduo e individuais.
b. Os fatos sociais são: coercitivos, exteriores ao indivíduo e individuais.
c. Os fatos sociais são: facultativos, exteriores ao indivíduo e coletivos.
d. Os fatos sociais são: coercitivos, exteriores ao indivíduo e gerais/coletivos. 
e. Os fatos sociais são: coercitivos, interiores ao indivíduo e coletivos.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Com a intenção de explicar a modernidade, Durkheim buscou analisar a divisão social do trabalho. Assim, o autor conceituou as relações de produção de maneiraa compreender o trabalho em diferentes esferas sociais.
 
Assinale a alternativa que melhor explica a divisão social do trabalho para Durkheim.
Escolha uma opção:
a. Durkheim compreendia que a complexificação da divisão social do trabalho na sociedade moderna promove a coesão social por meio de vínculos de solidariedade orgânica. 
b. Durkheim entendia que a divisão social do trabalho fazia com que os burgueses capitalistas entrassem em conflito com os trabalhadores, aqueles que possuíam apenas sua força de trabalho.
c. Durkheim entendia que, com a divisão social do trabalho, os meios de produção seriam prejudicados, na medida em que o capital estaria nas mãos dos burgueses.
d. Durkheim entendia que a divisão social do trabalho acontecia com o objetivo de dificultar o processo civilizatório da sociedade industrial, culminando na desordem social.
e. Durkheim entendia que, com a divisão social do trabalho, a classe proletária entraria em conflitos com os donos dos meios de produção, gerando a luta de classes.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Fernandes (2008, p. 10) “a sociologia é um produto cultural das fermentações intelectuais provocadas pelas revoluções industriais e político-sociais, que abalaram o mundo ocidental moderno”.
 
FERNANDES, F. A herança intelectual da sociologia. In: FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. de S. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
 
Sobre as características principais da sociologia, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A sociologia é uma ciência técnica que surgiu independentemente de contextos históricos e sociais da sociedade moderna.
b. A sociologia é uma das três áreas das ciências sociais; as outras duas áreas são a antropologia e a ciência política. 
c. O estudo do comportamento humano e de regras e valores coletivos não diz respeito à sociologia.
d. Como resultado de movimentos intelectuais e políticos que transformaram a forma de organização social da sociedade ocidental, a sociologia pouco contribuiu para a interpretação dessas mudanças sociais.
e. Diferentemente de outras áreas do conhecimento, a sociologia não possui técnicas nem métodos característicos dotados de rigor e de objetividade científica.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Para o sociólogo Karl Marx, as relações de produção definem a forma como a humanidade se organiza socialmente, e esse processo é permeado por desigualdades e contradições que originam a luta de classes. Marx considera, ainda, que são as condições materiais que determinam a sociedade, e não o contrário.
 
Assinale a alternativa que explica o método de Karl Marx, o materialismo histórico dialético.
Escolha uma opção:
a. O indivíduo é um ser isolado que pode ser analisado independentemente das condições históricas que o formam.
b. O indivíduo é um ser isolado que não depende de relações sociais para sua existência.
c. O indivíduo está em constante relação com a realidade material, e seu ser social constitui o meio, assim como o meio o constitui. 
d. As relações sociais são primordiais no estabelecimento de vínculos de solidariedade social.
e. A construção de tipos ideais e o entendimento das ações sociais são ligados à individualidade.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Em uma sociedade capitalista, segundo Marx (MARX; ENGELS, 2001), o trabalhador e as suas capacidades humanas só existem em função do acúmulo de capital, e o indivíduo que não tem trabalho se encontra sem condições de sobrevivência.
 
Fonte: MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto comunista. Porto Alegre: L&PM, 2001.
 
 
Assinale a alternativa que se refere ao trabalho assalariado no capitalismo, segundo a perspectiva de Karl Marx.
Escolha uma opção:
a. O empregador paga pela força de trabalho somente o mínimo para garantir a sobrevivência do trabalhador, pois ele não gera lucro sob os processos de produção capitalista.
b. O trabalhador também é proprietário dos meios de produção, portanto, o valor pago pelo seu trabalho é igualitário ao de seu empregador.
c. O valor pago ao trabalhador pela venda de sua força de trabalho deve ser o mínimo necessário para garantir a sua sobrevivência, em razão da manutenção do acúmulo de capital. 
d. O valor pago ao trabalhador pela venda da sua força de trabalho deve ser o mínimo necessário para garantir uma boa qualidade de vida, em razão da divisão dos lucros de seu empregador.
e. O valor pago ao trabalhador pela venda de sua força de trabalho deve ser o mínimo necessário para garantir uma boa qualidade de vida, em razão da manutenção do acúmulo de capital.
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O autor Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um intelectual mineiro que ficou conhecido pelos estudos realizados nas comunidades indígenas brasileiras. Além disso, ele demonstrou que o processo de miscigenação da população brasileira não foi pacifico e marca uma série de desigualdades na constituição cultural do país (RIBEIRO, 1995).
 
Fonte: RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
 
Em seus estudos o autor identificou ao menos dois elementos que contribuíram para a formação do povo brasileiro. Dito isso, assinale a alternativa que representa esses dois elementos.
Escolha uma opção:
a. entrechoque e caldeamento 
b. confluência e estruturação societária
c. confluência e sociedade multiétnica
d. estratificação e entrechoque
e. organização socioeconômica e caldeamento
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Dado o contexto do Brasil colonial a ordem social vigente foi solapada e desintegrada pela própria força de sua expansão. Além disso, novas concepções de mundo foram impelidas, e a necessidade de interpretar a sociedade brasileira se propagou entre os intelectuais do país (FERNANDES, 1958).
Fonte: FERNANDES, F. A etnologia e a Sociologia no Brasil. São Paulo: Editora Anhambi, 1958.
Dito isso, assinale a alternativa que representa a ordem social vigente no contexto citado.
Escolha uma opção:
a. liberal
b. feudal
c. senhorial 
d. medieval
e. socialista
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A sociologia se consolidou como um conhecimento cientifico emergindo da modernização que aconteceu na Europa e posteriormente no Brasil. Essa implantação da sociologia brasileira aconteceu entre os séculos XIX e XX.
Fonte: Elaborado pelo professor.
De acordo como o texto, assinale a alternativa que representa um dos principais pilares que intensificaram no Brasil esta ciência dedicada ao estudo social.
Escolha uma opção:
a. Revolução cientifica
b. Revolução social
c. Revolução industrial
d. transformações social 
e. transformações intelectuais
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Florestan Fernandes (1920-1995) figurou entre os principais expoentes da Sociologia Brasileira. Suas contribuições se desenvolveram nas áreas da educação e raças, participando de movimentos de defesa da educação pública. Além disso, foi militante político e investigou o processo de modernização do Brasil e da América Latina.
 
Fonte: Elaboração do Professor.
 
Sobre as contribuições do autor para a ciência sociológica, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Fernandes fez uma síntese crítica das diferentes ideias dos teóricos expoentes da ciência sociológica realizando contribuições originais e abrindo possibilidades de reflexão.
II.  O autor fez com que a ciência sociológica ingressasse em um processo no qual todas as implicações teóricas e históricas de pensar a realidade social fossem assumidas no cotidiano de ensino e pesquisa.
III. Foi um intelectual importante da Sociologia crítica no Brasil, por colaborar para a institucionalização da disciplina.
IV. Defendia que era preciso definir com rigor e com clareza os métodos de pesquisa. A sistematização e a objetividade científica eram os elementos principaisdessa fase.
 
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas.
Escolha uma opção:
a. I, III, IV.
b. I, II, III.
c. II, III e IV.
d. I, II, III e IV. 
e. I e III.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Octavio Ianni (2000), os intérpretes da realidade brasileira podem ser agrupados conforme os temas abordados ou classificados de acordo com critérios de pioneirismo e inovação. Diante disso, podemos destacar três diferentes fases durante a implantação da Sociologia no Brasil.
 
IANNI, O. Tendências do pensamento brasileiro. Tempo Social: revista de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, v. 12, n. 2, p. 55-74, nov. 2000. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12334/14111. Acesso em: 2 fev. 2019.
 
Assinale a alternativa que diferencia tais fases:
Escolha uma opção:
a. A primeira fase se caracteriza por uma Sociologia acrítica. A segunda fase agrega uma das perspectivas metodológicas da pesquisa sociológica, que é a pesquisa de campo. E a terceira fase se caracteriza por uma Sociologia científica, consolidada como disciplina acadêmica.
b. A primeira fase é representada por intelectuais e literatos dispostos a fazer uma leitura histórica sobre a realidade brasileira. A segunda fase agrega estudos sob uma das perspectivas metodológicas da pesquisa sociológica, que é a pesquisa de campo. E a terceira fase se caracteriza por uma Sociologia científica, consolidada como disciplina acadêmica. 
c. A primeira fase é representada por intelectuais com pouco interesse na identidade da população brasileira. Na segunda fase, existe uma preocupação de buscar novos métodos de pesquisa para a Sociologia. A terceira fase se caracteriza por uma Sociologia menos crítica.
d. A primeira fase é representada por intelectuais sem interesse na identidade da população brasileira. A segunda fase agrega uma das perspectivas metodológicas da pesquisa sociológica, que é a pesquisa de campo. E a terceira fase se caracteriza por uma Sociologia científica, consolidada como disciplina acadêmica.
e. A primeira fase é representada por intelectuais dispostos a fazer uma leitura histórica sobre a realidade brasileira. Na segunda fase, existe uma preocupação de buscar novos métodos de pesquisa para a Sociologia. A terceira fase se caracteriza por uma Sociologia menos sistematizada.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda foi um dos importantes pensadores do período pós-1930 no Brasil, pois colaborou, de forma significativa, para a construção do pensamento sociológico brasileiro. Esse intelectual, que tem influência do pensamento de Max Weber, publicou, em 1936, o livro “Raízes do Brasil”. Em sua obra, Holanda faz uma “denúncia” com relação à formação do homem brasileiro.
 
Assinale a alternativa que melhor explica o conceito que expressa isso.
Escolha uma opção:
a. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo. 
b. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na razão. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.
c. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o poder patrilinear.
d. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma amabilidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o poder patrilinear.
e. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma harmonia entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O intelectual mineiro Darcy Ribeiro se tornou conhecido por seus estudos sobre a comunidade indígena. O autor buscou compreender o que unia os brasileiros em uma identidade nacional e quais eram as principais características da formação cultural do nosso país.
 
Assinale a alternativa que melhor define a contribuição intelectual de Darcy Ribeiro para o desenvolvimento do pensamento social brasileiro.
Escolha uma opção:
a. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo singular, isto é, à formação de um povo com pluralidade cultural menorizada, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade.
b. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro é contrário ao posicionamento de que o progresso civilizatório põe em risco essa comunidade.
c. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade. 
d. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório são acolhedores para essa comunidade.
e. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo sem identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Os estudos em Sociologia envolvem a construção através de concepções do mundo, bem como a investigação da vida em coletividade. Por sua vez, a Sociologia também possui uma grande repercussão no território nacional. Sendo assim, devido à condição de colônia, o Brasil em suas fundações possui uma triste e vergonhosa participação na escravização e inferiorizarão étnica de povos africanos e indígenas.
Fonte: elaborado pelo professor.
De acordo com o texto base, assinale a alternativa que representa o processo pelo qual a sociedade brasileira passou devido à absorção de várias etnias, cujo tema é de grande relevância para os precursores da Sociologia brasileira.
Escolha uma opção:
a. Luso-tropicalismo
b. Multirracialismo
c. Miscigenação 
d. Assimilação cultural
e. Crisol de raças
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O pensamento social brasileiro começou o processo de consolidação quando introduziu as configurações de sociedade e cultura os quais criam e recriam a complexidade da realidade social. Além disso, os precursores do pensamento social brasileiro figuram entreo pioneirismo e inovação nos processos de análise e investigação.
Fonte: Elaboração do professor.
Sobre a implantação da Sociologia no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. É representada por intelectuais que conduzem uma leitura histórica sobre a realidade brasileira, compondo uma produção considerável na literatura;
II.  É constituída de trabalhos que valorizam a pesquisa de campo;
III. É caracterizada por uma Sociologia cuja consolidação institucional é apresentada como disciplina acadêmica;
IV. É composta por sociólogos de gerações distintas no Brasil cujas contribuições repercutiram no exterior.
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas.
Escolha uma opção:
a. I e III. 
b. II, III e IV.
c. I, III, IV.
d. III e IV.
e. I, II, III.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Florestan Fernandes foi um importante nome da Sociologia crítica no Brasil. Podemos dizer que Florestan Fernandes é considerado um ícone no processo de consolidação e legitimação das ciências sociais. Os estudos do sociólogo fizeram com que a Sociologia brasileira conquistasse novos horizontes teóricos.
 
Diante disso, assinale a alternativa que define, da melhor maneira, a importância de Florestan Fernandes para a Sociologia brasileira.
Escolha uma opção:
a. Florestan Fernandes torna-se importante para a Sociologia, porque, ao realizar vários estudos denunciando a integração dos índios na sociedade brasileira, busca delinear uma identidade latino-americana.
b. Florestan Fernandes colabora de forma significativa para a construção do pensamento sociológico brasileiro, na medida em que, por influência do pensamento de Max Weber, desenvolve o conceito do homem cordial.
c. Com base em seus conhecimentos de ciência e física naturais, Florestan Fernandes faz relatos sobre a terra e a paisagem de Canudos, mas, principalmente, descreve a população sertaneja do nordeste brasileiro.
d. Florestan Fernandes torna-se imprescindível para a Sociologia, porque, em sua produção acadêmica, ele apresenta um importante conceito que é a democracia racial. Segundo Fernandes, a miscigenação ocorre de uma forma pacífica.
e. Florestan Fernandes resgata o ponto de vista crítico da Sociologia clássica e moderna, com base no marxismo, recuperando o ponto de vista crítico oferecido pelas condições de vida na sociedade de classes.

Continue navegando