Buscar

Estados Físicos da Matéria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estados Físicos da Matéria
Os estados físicos da matéria correspondem às formas pela qual a matéria pode se apresentar na natureza.
Esses estados são definidos de acordo com a pressão, temperatura e sobretudo, pelas forças que atuam nas moléculas..
Podendo se apresentar em três estados: sólido, líquido e gasoso.
Estados Sólido, Líquido e Gasoso
No estado sólido as moléculas que compõem a matéria permanecem fortemente unidas e possuem forma própria e volume constante, por exemplo, o tronco de uma árvore ou o gelo (água em estado sólido).
No estado líquido, as moléculas já apresentam uma menor união e maior agitação, de forma que apresentam forma variável e volume constante, por exemplo, a água em determinado recipiente.
Já no estado gasoso, as partículas que formam a matéria apresentam intensa movimentação, pois as forças de coesão são pouco intensas nesse estado. Neste estado, a substância apresenta forma e volume variáveis.
Existem essencialmente cinco processos de mudanças de estado físico:
1. Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido por meio do aquecimento. Por exemplo, um cubo de gelo que fora do congelador vai derretendo e se transformando em água.
2. Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso que é obtido de três maneiras: calefação (aquecedor), ebulição (água fervendo) e evaporação (roupas secando no varal).
3. Liquefação ou Condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido por meio do resfriamento, por exemplo, a formação do orvalho.
4. Solidificação: passagem do estado líquido para o estado sólido, ou seja, é o processo inverso à fusão, que ocorre por meio do arrefecimento, por exemplo, água líquida transformada em gelo.
5. Sublimação: passagem do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa (sem passagem pelo estado líquido) e pode ocorrer pelo aquecimento ou arrefecimento da matéria, por exemplo, gelo seco (dióxido de carbono solidificado).
O orvalho é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias. É o processo contrário ao da evaporação.
Exercícios
1 - Observe os seguintes fatos e classifique – os de acordo com os seguintes fenômenos: Solidificação, fusão, sublimação e evaporação.
I - Uma pedra de naftalina deixada no armário. Sublimação
II - Uma vasilha com água deixada no freezer. Solidificação
III - Uma vasilha com água deixada no fogo. Vaporização
IV - O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido. Fusão
2- - Indique se as afirmativas são verdadeiras com a letra (V) ou falsas com a letra (F).
a) (V) Quando penduramos roupas molhadas no varal, notamos que após algum tempo elas secam. Nesse caso a água mudou do estado líquido para o estado gasoso. 
b) (F ) Fusão é a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso. 
c) (F ) A água é mais importante para os seres vivos no estado gasoso. 
d) (V ) A passagem da água do estado gasoso para o líquido se chama condensação. 
e) (V ) O ar que está a nossa volta sempre possui um pouco de água no estado líquido: é o vapor d'água, invisível a nossos olhos.
3 - "Colocando-se água bem gelada num copo de vidro, em pouco tempo este fica molhado por fora, devido à formação de minúsculas gotas de água". Para procurar explicar este fato, propuseram-se as duas hipóteses seguintes: 
A - Se aparece água do lado de fora do copo, então o vidro não é totalmente impermeável à água. As moléculas de água atravessando lentamente as paredes do vidro vão formando minúsculas gotas. 
B - Se aparece água do lado de fora do copo, então deve haver vapor d'água no ar. O vapor d'água, entrando em contato com as paredes frias do copo, se condensa em minúsculas gotas. Qual a hipótese interpreta melhor os fatos? Como você justifica a escolha?
A hipótese A não é viável porque experimentalmente se sabe que o vidro não é impermeável à água. Por exemplo, numa garrafa fechada, contendo água à temperatura ambiente, o nível do líquido permanece constante, sem o aparecimento de gotículas na superfície externa. Logo a hipótese B explica os fatos observados de forma física e quimicamente correta.
4 - Quando a água entra em ebulição, observam-se bolhas subindo para a superfície do líquido. Do que são formadas essas bolhas?
Vapor d’água
5 - A naftalina, substância empregada para evitar baratas e outros insetos em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar vestígio. Este fato ocorre graças ao fenômeno da: 
a) fusão. b) ebulição. c) solidificação d) liquefação. e) sublimação.

Continue navegando