Buscar

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O presente trabalho tem como objetivo de apresentar informações e responder alguns questionamentos sobre o tema “Atendimento multiprofissional na efetividade das ações em saúde”, essa equipe multiprofissional é formada por profissionais de diferentes áreas, a equipe multidisciplinar na saúde trabalha em busca de um único objetivo. Para alcançá-lo, essas pessoas se inter-relacionam e promovem um tratamento diferenciado, enxergando o paciente como um todo e proporcionando um atendimento humanizado.
O trabalho em equipes multiprofissionais também é considerado um recurso importante para atingir um dos aspectos da integralidade nas práticas em saúde, que é a concepção da integralidade como uma dimensão das práticas de saúde, que, além de contribuir na organização do trabalho nos serviços, busca uma apreensão ampliada das necessidades de saúde da população atendida. A metodologia do trabalho adotado por uma equipe multiprofissional não se limita apenas às ações assistenciais, mas valoriza atividades preventivas, como educação em saúde, considerando a necessidade de novas abordagens diante dos problemas de saúde contemporâneos, que requerem não somente a cura, mas também o cuidado contínuo 
A situação problema que será descrita aqui é sobre uma paciente portadora de diabetes e asma, fumante há mais de 15 anos. Que sofreu um espancamento, após a realização de diversos exames foi observado que a mesma apresentava um trauma raquimedular com hemissecção de medula espinal, que resultou em edema com diminuição do tônus muscular e plegia de membros inferiores, identificada pelos médicos como reversível. 
Vamos tratar aqui sobre essa situação problema, que engloba lesão muscular, atrofia e fibra muscular e sobre como o SUS pode garantir a assistência necessária para essa paciente já que a mesma não possuí condições financeiras para procurar um atendimento particular, sendo assim sua mãe procurou ajuda a Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua residência para saber como proceder diante dessa situação, como adquirir ajuda desses profissionais para o tratamento.
Com o objetivo de buscar soluções para ajudá-la a se recuperar do ocorrido integrando ao atendimento multiprofissional para que possa voltar a trabalhar, essa paciente depende dos cuidados desses profissionais e a necessidade de trabalho multiprofissional nos cuidados com a saúde, é evidente a importância do trabalho multiprofissional para a saúde pública, pois as equipes multiprofissionais não só tornam o atendimento mais completo, como oportunizam outros profissionais de saúde a atuar na atenção básica de saúde. Essa equipe é reconhecida por todos e vem sendo incorporada de forma progressiva na prática diária no SUS.

Continue navegando