Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL AULA6

Prévia do material em texto

Segundo a Resolução CONAMA no 09/1987, um órgão ambiental promoverá uma Audiência Pública quando
		
	
	o EIA e o RIMA forem incompletos, o que demandaria mais informações por parte das populações afetadas.
	
	a União, o governo estadual, o governo municipal ou o Supremo Tribunal Federal solicitarem.
	
	a obra em questão envolver impactos em ambientes aquáticos utilizados como fonte de água potável.
	
	o CONAMA for consultado e publicar resolução nesse sentido.
	 
	julgar necessário ou for solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público ou por cinquenta ou mais cidadãos.
	Explicação:
julgar necessário ou for solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público ou por cinquenta ou mais cidadãos. Ver Resolução do CONAMA
	
	
	Na perspectiva da tutela do direito difuso ao meio ambiente, o ordenamento constitucional exigiu o estudo de impacto ambiental para instalação e desenvolvimento de certas atividades. Nessa perspectiva, o estudo prévio de impacto ambiental está concretizado no princípio
		
	 
	da precaução.
	
	da vedação ao retrocesso.
	 
	da prevenção.
	
	do poluidor-pagador.
	
	da recuperação
	
Explicação:
O EIA configura um instrumento para cumprir o princípio da prevenção.
	
	
	
	O que é um indicador ambiental?
		
	 
	Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma ideia da situação em que ele se encontra.
	
	Um indicador é uma informação processada sobre as camadas internas do Planeta terra, trazendo informações sobre a qualidade do magma existente na região da astenosfera.
	
	Um indicador é uma informação que chega através da gerência da empresa e traz informações sobre a assiduidade e pontualidade dos funcionários da mesma.
	
	Um indicador é uma informação processada de cunho social, trabalhada no IBGE e que traz diagnósticos sobre a situação do país para a população, ajuda na tomada de decisão, entretanto não traz uma noção clara dos fenômenos sociais existentes pois traz apenas informações superficiais sobre a população.
	
	Um indicador é uma informação bruta, dados de caráter qualitativo que não trazem uma noção clara sobre o fenômeno observado.
	
	Explicação:
Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma ideia da situação em que ele se encontra.
	
	
	
	
	
	Como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, o Estudo de Impacto Ambiental
		
	
	será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.
	 
	se insere como ferramenta do licenciamento ambiental e as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental darão origem ao Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que deverá ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão.
	
	é exigido, na forma da lei, para instalação de obra ou qualquer atividade potencialmente causadora de qualquer tipo de degradação do meio ambiente, a que se dará a devida publicidade.
	
	é um instrumento da PNMA que atende, de forma exemplar, o princípio da prevenção, devendo ser realizado antes da concessão de licenças ambientais, o que impede, após a concessão de licença, que seja exigido pelo órgão ambiental competente um estudo de impacto ambiental, diante de uma nova situação preocupante com relação a impactos ao meio ambiente.
	
	deve atender ao princípio da publicidade e da informação, garantindo a realização de audiências públicas, que serão realizadas sempre que o órgão licenciador julgar necessário, ou quando solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público, ou por, no mínimo, 100 pessoas.
	
	Explicação: Do EIA se origina o RIMA com linguagem mais simples para a população.
	
	
	O monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural, num período de tempo o mais dilatado possível, e sob uma metodologia padronizada. Mediante sua implementação pode-se manter atualizada uma base de dados (sobre as mudanças na abundância dos seres vivos e as mudanças na estrutura e na composição das populações), identificar alterações nos parâmetros estudados, e determinar em que fase do ciclo vital das espécies de organismos vivos estudados ocorrem as mudanças. Diz respeito a:
		
	
	Programa de Monitoramento de Plano de Ação
	
	Programa de Controle de Impacto
	 
	Programa de Acompanhamento Biológico
	
	Programa de acompanhamento socioeconômico
	
	Programa de Controle de poluição
	
	O conceito de sustentabilidade relaciona-se com a questão do consumo de bens pelos cidadãos, pois a produção destes bens pressiona os recursos naturais e compromete sua disponibilidade para as gerações vindouras. Nesse sentido, assinale a opção que reflete uma decisão pessoal que contribui com a uma sociedade mais sustentável.
		
	
	Substituir a ingestão de proteínas de baixa qualidade pela carne bovina, de melhor qualidade.
	 
	Buscar o transporte público em substituição ao transporte por veículo particular.
	
	Possuir equipamentos eletrônicos de última geração para acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
	
	Viajar pelo Brasil e pelo mundo, aproveitando promoções de passagens aéreas.
	
	Usar amplamente água para manter a limpeza residencial, pois a água é um recurso renovável.
	
	Explicação:
Um dos maiores desafios para a sustentabilidade das cidades está no deslocamento das pessoas. A questão dos congestionamentos é um problema sério, fortemente determinado pelo transporte particular. Mas quando falamos em sustentabilidade não estamos pensando apenas no tempo perdido nas viagens, mas principalmente no consumo desenfreado energia, recursos naturais e nas emissões de gases associados aos veículos particulares. Por isso, governos e cidadãos precisam se envolver em um processo de expansão e adesão aos transportes públicos.
	
	 
	Assinale a opção INCORRETA no que se refere aos indicadores ambientais:
		
	
	Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma idéia da situação em que ele se encontra, podendo-se estabelecer, então, qual a diferença existente entre seu estado em relação à ideal situação.
	
	É necessário que indicadores nos forneçam informações do meio natural e socioeconômico para a análise, que deve ser sistemática e relevante, no planejamento de um sistema de gestão ambiental.
	 
	O Brasil ainda não dispõe de dispositivos legais necessários para a consolidação de nossa Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), faltando ao nosso país indicadores ambientais.
	
	Os indicadores são instrumentos auxiliares na avaliação e no acompanhamento de um projeto no decorrer do tempo. Por exemplo, indica o grau de conservação de uma região, a qualidade ambiental de uma área urbana.
	
	Fica claro que os indicadores ambientais têm de abordar a forma mais ampla e complexa dos ecossistemas, para que assim possamos pensar na melhor forma de protegê-lo e preservá-lo.
	
	
Explicação:
O Brasil possui um excelente arcabouço legal, faltam meios de consolidar ações e monitora-las, bem como indicadores de sucesso.
	
	
	
	
	
	Com base na Resolução Conama 001/1986, qual documento relacionado à avaliação de impacto ambiental possui linguagem simplificada de forma a facilitar a compreensão das questões envolvidas pelos diferentes segmentos da sociedade?
		
	
	Plano de Controle Ambiental (PCA).
	
	Relatório de Controle Ambiental (RCA).
	 
	Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
	
	Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)
	
	Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
	
Explicação:
O RIMA é um documento criado a partir do EIA porém, com uma linguagem mais simplificada.

Continue navegando

Outros materiais