Buscar

CONCORRÊNCIA PERFEITA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONCORRÊNCIA PERFEITA.
Os mercados têm suas estruturas compostas por três variáveis fundamentais:
· o número de firmas (empresas) produtoras
· a diferenciação do produto
· a existência de barreiras para entrada de novas empresas
vão determinar a estrutura de mercado em que uma empresa atuará, que pode ser: concorrência perfeita, oligopólio, monopólio e concorrência monopolística.
O mercado em concorrência perfeita apresenta as seguintes características:
· grande número de compradores e vendedores,
· produto homogêneo, 
· simetria da informação e perfeita mobilidade de empresas (não há barreiras para a entrada de novos participantes)
OBS.: O mercado é composto muitos ofertantes e compradores chamado de mercado atomizado portanto nenhuma firma, isoladamente, tem poder para sozinha, determinar o preço das mercadorias, ou seja, as empresas e os compradores (consumidores), em conjunto, são os que determinam, no ambiente mercado, a quantidade e preço dos bens a serem praticados por todos os agentes. Desta forma, as firmas que compõem um mercado de concorrência perfeita são:
· price takers ou tomadoras de preços (precisam copiar o preço de equilíbrio do mercado), ou seja, elas precisam estar “de olho” no 
preço de seus concorrentes, a fim de sempre poderem competir com eles e, assim, gerir os seus custos, buscando sempre reduzi-los.
por que uma empresa em concorrência perfeita deve cobrar o mesmo preço do seu concorrente? 
· as mercadorias são homogêneas (produtos e serviços exatamente iguais, com as mesmas características. (a palavra “homogêneo” significa (i) da mesma natureza que outro = análogo, idêntico; (ii) que tem uma só substância em sua constituição ou é formado por elementos semelhantes ou ligados entre si).
· há simetria (perfeita transferência) de informação (todos os participantes desse mercado sabem tudo o que acontece nele, ou seja, há uma disponibilidade completa, correta e de igualdade das informações sobre preços, custos, e, eventualmente, lucros). 
OBS.: Com isso, uma firma nesse mercado de concorrência perfeita não poderá cobrar preços acima do preço de equilíbrio de mercado, pois, se o fizer, os consumidores sabem, imediatamente, que isso está acontecendo (simetria da informação), o que os fará adquirir mercadorias de outras firmas, já que as mercadorias têm exatamente as mesmas características (produto homogêneo).
Maximização do lucro das empresas que atuam em um mercado de concorrência perfeita acontece quando a Receita Marginal (RMg) se iguala ao Custo Marginal (CMg).
O que pode acontecer em mercados de concorrência perfeita é o seguinte: 
· as firmas que compõem um determinado mercado de concorrência perfeita (produtores de salsinha, por exemplo) estão tendo um lucro acima de outros setores (trigo, por exemplo), o chamado lucro extraordinário ou lucro supranormal. QUESTÕES
Como em concorrência perfeita não há barreiras à entrada de novas firmas, esse lucro acima de outros setores atrairá novos empresários a produzirem salsinha (empresas vão deixar de produzir trigo e vão passar a produzir salsinha que, naquele momento, está gerando um lucro maior).
Portanto, se mais firmas começam a produzir salsinha, há um aumento da oferta deste bem no mercado (deslocamento para a direita da curva de oferta de salsinha), reduzindo o preço de equilíbrio da salsinha nesse mercado e, consequentemente, diminuindo (eliminando) o lucro extraordinário.
Ou seja, um mercado que traz muitas vantagens (lucro), se não conseguir se proteger de novos participantes (barreiras à entrada), perderá essas vantagens, ao longo do tempo, já que muitos outros vão querer tirar proveito daquela situação.LEMBRANDO
A concorrência perfeita tem como uma de suas características a simetria da informação, que consiste na transparência do mercado por meio da disponibilidade das informações, em que nenhum participante tem alguma informação privilegiada ou fica sem informações sobre aquilo que acontece no mercado.
Na concorrência perfeita, qualquer empresário interessado pode adentrar neste mercado, já que não existem barreiras à entrada de novos participantes.
1. A definição dos mercados passa pelas características que se os distinguem: número de empresas que integram o mercado; tipos de produtos que ofertam, podendo ser idênticos ou diferenciados; bem como se há ou não barreiras para a entrada de novas empresas no mercado. Estas características listadas, quando combinadas, determinam:
 a) A estrutura de mercado.
2. Assinale com F para falsa e V para verdadeira as asserções a seguir que indicam as características do mercado em concorrência perfeita: (....) Mercado sem transparência de informações, pois os empreendedores procuram não divulgar os seus custos e lucros. (....) Mercado com livre mobilidade de empresas, o que caracteriza a inexistência de barreiras à entrada de novos participantes. (....) Mercado que transaciona produtos homogêneos. 
d) F, V, V
3. Em um mercado de concorrência perfeita, não existe a possibilidade de um lucro extraordinário permanecer ao longo do tempo, pois: 
I – A transparência das informações, em caso de ocorrer um lucro extraordinário, vai fazer com que novas empresas entrem nesse mercado, o que consequentemente elevará a oferta do bem/serviço. 
II – A curva da oferta do mercado será deslocada para a direita, com a entrada de novos participantes, o que diminuirá o preço de equilíbrio.
III – As regras estipuladas pelo mercado, seguindo as normativas do Estado, não permitem que haja lucro extraordinário, para que todas as pessoas dessa sociedade tenham acesso a esses bens. 
b) As alternativas I e II estão corretas.
Referência: Microeconomia - Wiliam Retamiro

Outros materiais