Buscar

NORMA REGULAMENTADORA - NR 32

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NORMA REGULAMENTADORA - NR 32
EXERCÍCIO - 17
1. Uma das responsabilidades do empregador de estabelecimentos de saúde é a vacinação dos trabalhadores. Para quais doenças o empregador deve disponibilizar vacinas, além do que é possivelmente estabelecido no PCMSO?
A. Tuberculose, difteria e hepatite C.
B. Tétano, difteria e hepatite B.
Por que esta resposta é a correta?
Cabe ao empregador a disponibilização de vacinas contra tétano, difteria e hepatite B, bem como o controle da eficácia da vacinação e a informação aos funcionários sobre as suas vantagens e os seus efeitos colaterais.
C. Tuberculose, difteria e hepatite B.
D. Tétano, difteria e febre amarela.
E. Tétano, febre amarela e hepatite B.
2. Sobre os lavatórios para a lavagem de mãos, assinale a alternativa correta.
A. Os lavatórios devem conter pia com água corrente, sabonete líquido ou em barra, toalhas descartáveis e lixeira com abertura manual.
B. Os lavatórios devem conter pia com água corrente, sabonete líquido ou álcool gel, toalhas descartáveis e lixeira com abertura sem contato manual.
C. Os lavatórios devem conter pia com água corrente, sabonete líquido ou em barra, toalhas descartáveis e lixeira com abertura sem contato manual.
D. Os lavatórios devem conter pia com água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis e lixeira com abertura sem contato manual.
Por que esta resposta é a correta?
Para estarem de acordo com a NR32, os lavatórios devem conter pia com água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis e lixeira com abertura sem contato manual. Ainda, quartos e enfermarias destinados para isolamento de pacientes com doenças infectocontagiosas devem ter lavatório próprio.
E. Os lavatórios devem conter pia com água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis e lixeira com abertura manual.
3. Sobre o campo de aplicação da NR 32, assinale a alternativa correta.
A. Essa norma abrange apenas hospitais e clínicas de saúde, afetando apenas médicos, enfermeiros e técnicos em saúde.
B. Essa norma abrange apenas atividades de promoção, recuperação e assistência à saúde em qualquer nível de complexidade, afetando todos os profissionais da saúde do local e excluindo, portanto, os trabalhadores desse estabelecimento com outras funções que não estejam relacionadas à saúde (administradores e funcionários da limpeza, por exemplo).
C. Essa norma abrange apenas atividades de promoção, recuperação e assistência à saúde em qualquer nível de complexidade, afetando todos os trabalhadores do local, inclusive aqueles cuja atividade não seja relacionada à saúde.
D. Essa norma abrange qualquer edificação de saúde, afetando todos os profissionais da saúde do local e excluindo, portanto, os trabalhadores desse estabelecimento com outras funções que não estejam relacionadas à saúde (administradores e funcionários da limpeza, por exemplo).
E. Essa norma abrange todas as atividades de saúde em qualquer nível de complexidade, inclusive os trabalhadores que exerçam sua profissão em uma edificação de saúde, mesmo que sua atividade não seja relacionada à área.
Por que esta resposta é a correta?
A NR32 diz respeito a todas as atividades de saúde em qualquer nível de complexidade, inclusive a profissionais que não atuem diretamente na área, como trabalhadores que exerçam suas atividades em edificações de saúde. É importante ressaltar que, de acordo com a Norma, estabelecimentos de saúde são entendidos como qualquer local destinado à prestação de serviços de saúde para a população e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde, em qualquer nível de complexidade.
4. Sobre o PPRA, a NR 32 estabelece que devem ser incluídos:
A. A identificação dos riscos biológicos mais prováveis em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde, bem como a avaliação do local de trabalho e do trabalhador.
Por que esta resposta é a correta?
De acordo com a NR32, o PPRA deve conter a identificação dos riscos biológicos mais prováveis em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde, bem como a avaliação do local de trabalho e do trabalhador. O PPRA é regulamentado pela NR-09, e tem o objetivo de estabelecer medidas relativas à eliminação, à redução e ao controle de possíveis riscos ambientais.
A NR-09 estabelece que o PPRA deve ser elaborado e implementado por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.
B. A identificação dos riscos biológicos, químicos e físicos mais prováveis em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde, bem como a avaliação do local de trabalho e dos pacientes.
C. A identificação dos riscos biológicos mais prováveis em função do clima do local e da característica do serviço de saúde, bem como a avaliação do local de trabalho e dos pacientes.
D. Aidentificação dos riscos biológicos, químicos e físicos mais prováveis em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde, bem como a avaliação do local de trabalho e da idade do trabalhador.
E. A identificação dos riscos biológicos mais prováveis em função do clima e da característica do serviço de saúde, bem como a avaliação do local de trabalho e da idade do trabalhador.
5. Assinale a alternativa que apresenta corretamente diretrizes da NR 32 quanto aos riscos biológicos.
A. O uso de luvas pode substituir a lavagem das mãos, é vedado o reencape de agulhas e obrigatório cabelos compridos presos.
B. O uso de luvas não substitui a lavagem das mãos, agulhas devem ser reencapadas antes do descarte e é proibido o uso de adornos.
C. O uso de luvas não substitui a lavagem das mãos, é vedado o reencape de agulhas e é proibido o uso de adornos.
Por que esta resposta é a correta?
Algumas das normas descritas na NR 32 são: o uso de luvas não substitui a lavagem das mãos, é vedado o reencape de agulhas e proibido o uso de adornos. Além disso, a NR 32 também indica, entre outras medidas, que trabalhadores com feridas ou lesões em membros superiores só podem iniciar suas atividades após uma avaliação médica e a emissão de documento de liberação, e que todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimentas de trabalho adequadas e confortáveis.
D. O uso de luvas não substitui a lavagem das mãos, agulhas devem ser reencapadas antes do descarte e cabelos compridos devem ser presos.
E. O uso de luvas pode substituir a lavagem das mãos, é vedado o reencape de agulhas e é obrigatório o uso de óculos protetor.

Continue navegando

Outros materiais