Buscar

RESOLUÇÃO 358-2005 DA CONAMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESOLUÇÃO 358/2005 DA CONAMA
EXERCÍCIO - 18
1. Sobre a Resolução n.º 358/2005 do CONAMA, assinale a alternativa correta:
A. essa resolução trata de medidas referentes à Medicina do Trabalho, visando minimizar acidentes ocupacionais em todas as áreas.
B. é uma resolução que dispõe sobre o gerenciamento adequado de RSS, tendo em vista apenas a saúde do trabalhador.
C. essa resolução visa maximizar a geração de resíduos, para que possam ser segregados corretamente.
D. essa resolução considera princípios de prevenção e precaução, visando à minimização da geração de RSS.
Por que esta resposta é a correta?
A Resolução n.º 358/2005 do CONAMA diz respeito ao gerenciamento de RSS, visando proteger a saúde do trabalhador, da população e do meio ambiente. Para isso, dispõe sobre a minimização da geração de resíduos, considerando princípios de prevenção e precaução, por meio da integração dos órgãos federais, estaduais e municipais de meio ambiente, de saúde e de limpeza urbana.
E. essa resolução considera que apenas os órgãos municipais de meio ambiente devem atuar no gerenciamento de RSS.
2. Considerando resíduos de uma clínica de fertilização in vitro que não possuem valor científico ou legal e não foram requisitados pela família, qual é a classificação de produtos de fecundação sem sinais vitais, com idade gestacional inferior a 20 semanas?
A. Grupo A1.
B. Grupo A2.
C. Grupo A3.
D. Grupo B.
E. Grupo E.
3. Considerando um laboratório de pesquisa que utiliza modelo animal para estudar doenças por meio da inoculação de microrganismos, qual seria o manejo adequado das peças anatômicas dos animais utilizados?
A. Não necessitam de tratamento prévio, apenas de encaminhamento para aterro de resíduos perigosos classe I.
B. Tratamento para redução da carga microbiana e encaminhamento para aterro sanitário licenciado ou para sepultamento em cemitério de animais.
Por que esta resposta é a correta?
Os resíduos do grupo A2 devem passar pelo processo de tratamento para redução da carga microbiana e, posteriormente, ser encaminhados para aterro sanitário licenciado ou para sepultamento em cemitério de animais.
C. Tratamento térmico por incineração ou cremação e disposição em aterro de resíduos perigosos classe I.
D. Tratamento específico orientado pela ANVISA e encaminhamento para sepultamento em cemitério.
E. Não necessitam de tratamento prévio, apenas de encaminhamento para aterro sanitário licenciado.
4. Sobre o manejo adequado de resíduos do grupo E, assinale a alternativa correta:
A. devem receber tratamento específico de acordo com a contaminação, ser acondicionados em coletores estanques, rígidos e hígidos, resistentes à ruptura, à punctura, ao corte ou à escarificação e seguir as orientações conforme a contaminação.
Por que esta resposta é a correta?
Resíduos perfurocortantes (grupo E) devem receber tratamento específico de acordo com a contaminação, ser acondicionados em coletores estanques, rígidos e hígidos, resistentes à ruptura, à punctura, ao corte ou à escarificação e seguir as orientações do manejo conforme a contaminação.
B. devem ser submetidos a tratamento térmico por incineração, ser acondicionados em coletores estanques, rígidos e hígidos, resistentes à ruptura, à punctura, ao corte ou à escarificação e seguir as orientações do manejo de acordo com a contaminação.
C. se houver periculosidade, os resíduos sólidos devem receber tratamento e disposição final específicos e ser acondicionados em coletores rígidos e sacos de material resistente à ruptura e a vazamento.
D. devem receber tratamento específico de acordo com a contaminação, ser acondicionados em coletores estanques, rígidos e hígidos, resistentes à ruptura, à punctura, ao corte ou à escarificação e ser dispostos em aterro sanitário de resíduos perigosos classe I.
E. devem aguardar a passagem do tempo de decaimento até os limites de eliminação, ser acondicionados em coletores estanques, rígidos e hígidos, resistentes à ruptura, à punctura, ao corte ou à escarificação e seguir as orientações do manejo de acordo com a contaminação.
5. Sobre o PGRSS, assinale a alternativa correta:
A. é um documento que deve ser elaborado sempre que um estabelecimento de saúde for inaugurado e deve ser avaliado um ano depois dessa data.
B. é um documento relativo à saúde do trabalhador, que é avaliado com base em indicadores de taxa de acidentes com perfurocortantes e taxa de contaminações dos trabalhadores.
C. é um documento em que constam os procedimentos relativos ao gerenciamento de RSS e que deve ser avaliado periodicamente.
Por que esta resposta é a correta?
É um documento em que constam os procedimentos relativos ao gerenciamento de RSS que precisa ser avaliado periodicamente, devendo estar disponível para consulta pelos órgãos ambientais e pelos trabalhadores. Ele deve ser elaborado por um profissional de nível superior habilitado por seu conselho de classe e que apresente Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Certificado de Responsabilidade Técnica ou outro documento similar.
D. esse plano deve estar disponível para eventual consulta pelos órgãos ambientais, mas os trabalhadores não têm acesso a tal documento.
E. esse documento pode ser elaborado por um profissional de nível técnico, mas sua implantação deve ser feita por um profissional de nível superior.

Continue navegando