Buscar

M6 - ESTUDO DIRIGIDO VI Divisão Celular

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO VII
1.Quais são as fases do ciclo celular e o que ocorre em cada uma delas?
Interfase – A célula não se encontra em divisão. G1 – a célula recupera-se da divisão, ocorrem crescimento e produção de organelas, 10h de duração. S – replicação do DNA, 9h de duração. G – preparação para a divisão, 4h de duração.
A célula entra em processo de divisão com a meiose ou a mitose.
Mitose – subdividida em Prófase- O envoltório nuclear some e os cromossomos se apresentam como longos e finos filamentos em inicio de condensação. Metáfase, os cromossomos se encontram na placa metafásica ligados as fibras do fuso acromático, atingem o maior grau de condensação. Anáfase, cromossomos puxados para os polos da célula pelo centrômero. Telófase, os cromossomos se encontram nos polos da célula em inicio de descondensação. Citocinese ocorre a divisão do citoplasma e descondensação dos cromossomos. Após a divisão as células filhas tem o mesmo numero de cromossomos da célula mãe. 
Meiose – dividida em Meiose I e Meiose II 
	Dividida em Prófase I, ocorre pareamento dos cromossomos homólogos, o crossing-over, terminação de quiasmas. Metáfase I, os cromossomos homólogos se dispõem na região mediana, cada cromossomo está preso a fibras de um só polo. Anáfase I, cromossomos são conduzidos para polos opostos da célula, a cromátide irmã não se separa. Atingindo os polos ocorre a desespiralação. Telófase I no final da fase ocorre a citocinese separando as 2 células filhas haplóides. 
Assemelha-se a mitose. Ocorre a separação das cromátides, que são distribuídas pelas células-filhas.
2.Compare a mitose e a meiose com relação a:
a.	Tipo de célula em que ocorre: Meiose – Células germinativas. Mitose- Células somáticas.
b.	Número de divisões: Meiose – 2. Mitose- .1.
c.	Número de células formadas ao final do processo: 
Meiose- 4, haplóides. Mitose- 2, haplóides ou diplóides
d.	 Quantidade de informação genética nas células filhas em relação a célula mãe: Meiose – ¼ da célula-mãe. Mitose- Metade.
3.Defina: 
a.	cromossomos homólogos – um par de cromossomos, um da mãe e um do pai, que estão pareados dentro de uma célula durante a meiose, o que ocorre na reprodução sexual. Eles têm o mesmo arranjo da sequência de DNA de uma extremidade à outra, mas diferentes alelos.
b.	cromátides irmãs - Uma cromátide irmã é o outro lado de um mesmo cromossomo, ou seja, em um par de cromossomos homólogos temos 4 cromátides irmãs.
4.Qual é a importância do crossing-over? Exemplifique.
O crossing-over é um processo na qual ocorre a troca do material genético entre cromossomos diferentes (origem da mãe e do pai). Ocorre na prófase da meiose I. A grande importância é que promove a variabilidade, assim contribuindo para a reprodução e evolução dos seres.
5.Uma célula apresenta, dois pares de cromossomos homólogos (4 cromossomos). Após o processo de meiose quantos gametas diferentes podem ser formados:
a.	sem ocorrência de crossing-over – Dois gametas.
b.	 com ocorrência de crossing-over- Quatro gametas.

Continue navegando