Buscar

Resenha crítica sobre Pesquisa em administração: uma introdução ao processo e às técnicas qualitativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha
Ana Carolina Ribeiro Santos
ROCHA, Eliza Emília Rezende; VIEIRA, Francisco Giovanni David. Pesquisa em administração: uma introdução ao processo e às técnicas qualitativas. Maringá, 1999. 11 p.
 Em primeira análise o artigo (pesquisa em administração uma introdução ao processo e as técnicas qualitativas), em uma linguagem científica, articula sobre um trabalho em forma de minicurso para auxiliarem alunos que estão iniciando no caminho da pesquisa metodológica em administração, o trabalho visa esclarecer aspectos do processo e das técnicas de pesquisa qualitativa, que se têm diferentes formas de serem compreendida, nesta perspectiva utilizou-se de obras de autores para uma melhor leitura e compreensão. 
 O artigo é retratado sobre os tipos de pesquisa na abordagem positivista, fenomenológica e materialismo-histórico-dialético. Os autores trazem informações sobre estas áreas, fazendo um detalhamento com bases filosóficas. Analisando o positivismo constataram ser uma corrente que busca explicar os fenômenos naturais e humanos a partir da observação, já a fenomenologia seu propósito é interpretar o mundo através da consciência do sujeito e suas experiências, por outro lado, o materialismo-histórico-dialético reforça que fora da consciência existe uma verdade contraditória. Por fim, nota-se um panorama sobre cada corrente a um mesmo problema de pesquisa, vê-se então, o caminho seguido a partir dos três métodos científicos, isto pode ser bem apurado nas palavras de (PABIS et al. 2012, P.56) “os enfoques se constituem em formas de se ver, interpretar e agir no mundo”.
 Partindo dessas premissas, o excelente trabalho teve autenticidade em seus dados, proporcionando uma melhor clareza na leitura, apesar da linguagem rebuscada o tema é muito amplo. É importante ressaltar que o texto possibilita condições de uso para todo tipo de matéria que se necessita de um referencial teórico, pois, o artigo delimita e ajuda no momento da elaboração de seu trabalho. Esta obra é de útil relevância para as sociedades acadêmicas e o público em geral que sentem a necessidade de adquirir conhecimento sobre diferentes visões da pesquisa.
Referência:
PABIS, Nelsi Antonia et al. Metodologia da Pesquisa em Ciências da 
Educação II. Paraná, 2012.

Continue navegando