Buscar

CONTABILIDADE PÚBLICA - Avaliação I - Individual

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contabilidade Pública (CON36)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:677007) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29893027
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A empresa pública é uma entidade com natureza jurídica sem fins lucrativos, que apresentam autonomia administrativa, patrimônio próprio e que devem gerir toda a estrutura e funcionamento com os recursos advindos da União e de outras fontes. Assim, para identificar as empresas públicas, devem-se atender a algumas características. Sobre essas características, analise as afirmativas a seguir:
I- As empresas públicas somente podem ser criadas por autorização legal e seu patrimônio é bem público.
II- As empresas públicas devem possuir personalidade jurídica de direito privado sob qualquer forma jurídica.
III- As empresas públicas permitem a participação de particulares para a composição do seu capital, devido à necessidade de recursos.
IV- As empresas públicas têm a finalidade de gerar recursos financeiros e não presta serviços em momento algum.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	2.
	Diferentemente dos Poderes Executivo e Legislativo, o Poder Judiciário não estrutura uma subdivisão entre União, Estado, Municípios e Distrito Federal, mas, utiliza a hierarquização respeitando-se as competências determinadas pela Constituição. Logo, cada um dos Poderes estará determinando suas funções amparado pelas suas competências, por exemplo, no caso dos municípios mesmo não exercendo a função judiciária são amparados pelos órgãos Estaduais e Federais. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Supremo Tribunal Federal é considerado um órgão do Poder Judiciário.
	 b)
	A Câmara Municipal de Vereadores é considerada um órgão do Poder Judiciário.
	 c)
	O Procurador Geral do Município deve integrar o Poder Judiciário do Distrito Federal.
	 d)
	O Prefeito Municipal deve integrar o Poder Judiciário da União.
	3.
	Os Serviços Públicos podem ser classificados de acordo com a sua forma de relacionamento, ou seja, o serviços diretamente relacionados às atribuições do Poder Público e, aqueles que não precisam estar diretamente ou que não precisam ser obrigatoriamente prestados pelo Estado. Com relação a esta classificação, classifique V para as verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com relação à forma de relacionamento, os serviços públicos próprios do Estado estão diretamente relacionados às atribuições do poder público.
(    ) Com relação à forma de relacionamento, os serviços públicos comerciais são realizados dentro do exercício orçamentário.
(    ) Os serviços impróprios são aqueles que não precisam ser prestados obrigatoriamente pelo Estado.
(    ) Os serviços executivos deves ser realizados diretamente pelo operacional do Estado e não devem ser terceirizados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V- V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	A contabilidade na iniciativa privada segue legislações e regras específicas que visam a acompanhar a evolução do patrimônio, buscando apurar o resultado do exercício de determinada empresa. No que diz respeito à contabilidade pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A contabilidade pública tem como principal objetivo apurar o lucro ou prejuízo de determinada ação ou atividade prevista no plano plurianual, visando a melhor eficiência da gestão.
(    ) É dever da contabilidade pública registrar os fatos contábeis que porventura vierem a gerar prejuízo para a administração pública, facultado o registro dos atos contábeis.
(    ) As normas contábeis voltadas à contabilidade do ente público tem como finalidade acompanhar o patrimônio das entidades do setor público, estabelecidas em normas e legislações próprias.
(    ) Os resultados apurados na contabilidade pública são o superávit ou déficit orçamentário, financeiro e patrimonial, fiscalizado pelo Tribunal de Contas e Poder Legislativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	A administração pública tem como um de seus objetivos principais a execução de serviços públicos na sociedade, buscando atingir a coletividade, através da criação de entidades da administração indireta que detém personalidade jurídica própria. No que diz respeito às autarquias, analise as sentenças a seguir:
I- A principal legislação que trata da criação e execução das autarquias é a Lei de Responsabilidade Fiscal, visto que o foco é manter o equilíbrio de suas receitas e despesas.
II- As autarquias executarão atividades típicas, detendo sua gestão administrativa e financeira descentralizada da administração direta, com patrimônio próprio.
III- A Constituição Federal de 1988 determina que as autarquias devem ser criadas e autorizadas por lei específica, estando sob controle do órgão que a criou.
IV - É dever das autarquias executarem serviços diversos dos seus fins de criação, quando houver interesse público e aprovado em assembleia pelos seus gestores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A competência executiva, prevista constitucionalmente, diz respeito às atividades inerentes do Poder Executivo na sociedade, nas esferas federal, estadual e municipal, aliado à execução de serviços. Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe aos municípios a responsabilidade na emissão do papel-moeda através do Banco Central, assim como a organização e a efetivação dos serviços postais.
II- Aos estados competem garantir a defesa nacional, regulamentar e fiscalizar as divisas cambiais e as operações de créditos de natureza financeira e não financeira.
III- Compete à União a exploração por autorização, concessão ou permissão dos serviços de telecomunicações, energia elétrica, radiofusão, entre outros.
IV- É atribuição concomitante da União, estados e municípios cumprir com as prerrogativas constitucionais e legais, e exercer políticas de combate à pobreza.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Os municípios, assim como os Estados e o Distrito Federal, são responsáveis pela execução de competências executivas, que têm por finalidade atender às necessidades dos munícipes, além de preservar a saúde financeira do município e cooperar tecnicamente com o Estado e a União. Com relação aos serviços de utilidade pública, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alguns exemplos de serviços a serem executados pelos Entes Públicos são energia elétrica e telefone.
(    ) O ensino fundamental não é elencado como serviço a ser destinado para os munícipes.
(    ) Os serviços de utilidade pública podem ser prestados por terceiros desde que tenham permissão, concessão ou autorização.
(    ) Os serviços de atendimento à saúde são de competência única dos municípios, pois envolvem o fornecimento de medicamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Na administração indireta, que é uma das formas de administrar o serviço público, as Autarquias são empresas que realizam estes serviços e precisam ter personalidade jurídica, sendo criadas pelo próprio poder público sempre com objetivo de realizar as atividades específicas, ou seja, sempre voltadas para uma atividade central e principal. Sobreexemplos de autarquias, analise as opções a seguir:
I- Prefeituras.
II- IBAMA.
III- Câmara de Vereadores.
IV- INSS.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a opção IV está correta.
	9.
	A Administração Federal para a execução e administração das atividades relacionadas ao serviço público passou a realizar o seu trabalho de duas maneiras: direta ou indireta. Assim, necessita-se analisar o tipo de serviço e identificar a qual autarquia está submetido para então classificar em direta ou indireta. Sobre a administração direta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A administração direta pertence a todos os serviços públicos do Chefe do Poder do Executivo, como Presidente, Governador e Prefeitos.
	 b)
	A administração pública municipal destina as atividades inerentes aos serviços públicos somente aos vereadores do Município.
	 c)
	Somente os serviços da administração direta acontecem dentro do período contábil de janeiro a dezembro.
	 d)
	Somente os serviços da administração direta são executados pelos senadores e deputados.
	10.
	A contabilidade pública, assim como a contabilidade de empresas privadas, é regulamentada por leis, normas brasileiras e manuais que orientam quanto a sua forma de manter e realizar os registros contábeis e alimentam todas as demonstrações da esfera pública. Sobre a primeira lei brasileira da Contabilidade Pública, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Lei 101/00.
(    ) Lei 11.638/07.
(    ) Lei 6404/76.
(    ) Lei 10833/03.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando