Buscar

avaliação transversal III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É comum ouvir falar sobre todas as proteções garantidas pelos Direitos Autorais, além disso, a lei também especifica algumas obrigatoriedades ao reprodutor dos Direitos Autorais. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Havendo divergência quanto a autorização de reprodução de obras literárias, será decidido pelo que mais colaborou para a reprodução da obra.
	 b)
	A lei acrescenta que não há necessidade do reprodutor informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela) de suas obras.
	 c)
	A lei acrescenta ser do reprodutor o dever e a responsabilidade de informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela), para que esse possa fiscalizar o aproveitamento econômico da exploração.
	 d)
	Havendo coautoria na obra, deverá que apenas um dos autores autorizarem a produção e edição.
	2.
	O Direito da Propriedade Industrial é a proteção concedida aos Direitos da Empresa. Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que aqui no Brasil o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Lei que protege a propriedade industrial é a 9.279/96. Como se divide o direito de propriedade industrial?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, desenho industrial e indicação geográfica.
	 b)
	Marca, patente, desenho industrial, indicação geográfica, segredo industrial e repressão à concorrência desleal.
	 c)
	Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, topografia e cultivar.
	 d)
	Direito do autor, direito conexo, marcas e patentes.
	3.
	A lei descreve acerca da violação do Direito Autoral e suas sanções. Viola-se o Direito Autoral com o plágio, reprodução não autorizada, dentre outros, ou seja, sempre que alguém assumir indevidamente titularidade de obra intelectual alheia. Quais são as  ações que podem ser propostas para cessar a violação ao direito autoral?
	 a)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, Habeas Data.
	 b)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, Habeas Corpus.
	 c)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório.
	 d)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, mandado de injunção.
	4.
	É comum se pensar na inovação como uma única forma de ocorrência. A inovação pode ocorrer de três formas diferentes: criação, invenção e descoberta, cada uma dessas classificações tem suas peculiaridades e especificidades. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Criação (gênero).
II- Invenção (espécie).
III- Descoberta.
(    ) É mera revelação de algo já existente na natureza, embora até então seja desconhecida.
(    ) Surge através de uma descoberta e se caracteriza pela criação.
(    ) É necessário que seja intelectual e que solucione um problema técnico existente ou industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	5.
	Os principais doutrinadores descrevem que a primeira menção sobre a propriedade intelectual foi no ano de 1623, na Inglaterra, através do Estatuto dos Monopólios. Atualmente, no Brasil, a propriedade intelectual tem proteção constitucional nos incisos XXVII, XXVIII e XXIX, do Art. 5º. Conforme a doutrina, como é dividido o direito da propriedade intelectual?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 b)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em direitos autorais, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 c)
	A doutrina classifica o direito da propriedade intelectual em proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 d)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) em dois grandes ramos (espécies): os direitos autorais e a propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	6.
	Inovar é importante para que as organizações, e até mesmo os indivíduos, se destaquem diante da grande concorrência que existe nos dias atuais. Porém, também é importante haver uma proteção para que a pessoa se sinta segura em disponibilizar suas ideias, para isso existem as leis de propriedade intelectual. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, a primeira descrição sobre proteção ao direito intelectual ocorre na Constituição Federal de 1988.
II- Atualmente no Brasil, a propriedade intelectual não tem proteção constitucional, motivo esse que teve que editar as leis 9610/98 e a lei 9279/96 que regulamentam tais direitos, deveres e sanções.
III- A proteção intelectual não protege apenas as empresas no domínio industrial, mas também o domínio científico, literário ou artístico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A marca é um sinal distintivo que, apresentada, pode distinguir de forma direta ou indireta de produto ou serviço oferecidos no mercado. Apesar de existirem três categorias diferentes de marca, para registro de qualquer uma delas, é necessário passar por diversos passos de registro. Acerca do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Busca Prévia.
II- Publicação do Pedido.
III- Exame de Mérito.
(    ) Verificar se a atividade é licita, se não recai em nenhuma restrição, se não recai na igualdade com outra marca já registrada ou se pertence à classe correta do produto ou serviço.
(    ) Averiguar se a marca pode ser registrada.
(    ) Todo ato da administração pública deve ser divulgado oficialmente; aqui, a publicação tem o intuito de dar conhecimento a terceiros para eventual oposição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - II - I.
	8.
	A propriedade industrial deve ser requerida pelos meios legais, solicitando seu registro no órgão competente. Esse órgão é o responsável por validar o registro, assim como dar orientações quanto aos passos do processo. Quanto ao registro de propriedade industrial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que, aqui no Brasil, o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O prazo máximo de proteção é sempre de 20 anos.
	 b)
	Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que, aqui no Brasil, o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O prazo máximo de proteção varia de acordo com o tipo de propriedade industrial.
	 c)
	Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa apenas efetuar um contrato e registrar em cartório. O prazo máximo de proteção varia de acordo com o tipo de propriedade industrial.
	 d)
	Para obter a proteção a todos esses direitos, a empresa precisa registrar a inovação em órgão competente, sendo que, aqui no Brasil, o órgão competente é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O prazo máximo de proteção é sempre de 10 anos.
	9.A propriedade intelectual, como toda obra/produto e relações humanas, necessita de proteção, ainda mais nos tempos contemporâneos, em que há muitas mudanças constantes. Sobre as formas de proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O know how é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) O desenho industrial é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) O registro de marca é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) A invenção e modelo de utilidade são protegidos pela concessão da patente pelo INPI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	O conhecimento tem se tornando muito mais valioso nos tempos contemporâneos, mudando o paradigma de serem o capital e mão de obra os únicos responsáveis pelo desenvolvimento econômico. Quanto ao conhecimento, a que tipo de bens eles são comparados?
	 a)
	Reais.
	 b)
	Intangíveis.
	 c)
	Obrigacionais.
	 d)
	Tangíveis.

Outros materiais