Buscar

Acumulação capitalista e questão social

Prévia do material em texto

1.
		Nesta linha pode-se dizer que a questão social: I. Expressa um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista. II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago. III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista. É correto o que se afirma em
	
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
		
		Qual é o duplo caráter adquirido pela força de trabalho ao ser tratada como mercadoria no capitalismo?
	
	
	
	No capitalismo, ao ser tratada como mercadoria, a força de trabalho possui duplo caráter: ser produtora de valor moral e valor ético.
	
	
	 
O capitalismo, ao ser tratar a força de trabalho como uma mercadoria, faz com que a força de trabalho seja produtora de valor de uso.
	
	
	No capitalismo, a força de trabalho não é tratada como mercadoria.
	
	
	No capitalismo, ao ser tratada como mercadoria, a força de trabalho possui duplo caráter: ser produtora de valor de uso e valor de troca.
	
	
	No capitalismo, ao ser tratada como mercadoria, a força de trabalho possui duplo caráter: ser produtora de valor de uso e valor social.
	
Explicação:
A força de trabalho possui um duplo caracter, como valor de uso e de troca.
		Como Marx considerava o capitalismo?
	
	
	
	Marx considerava o capitalismo como uma maneira de organização social que desumaniza ao solapar a essência da própria espécie. 
	
	
	
		O capitalismo, com seu modo de produção antagônico, trouxe:
	
	
	
	de um lado, progresso econômico, por outro, desigualdade e exploração da força de trabalho.
		.
		A concepção de ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
	
	
	
	Representa as ideias de uma classe dominante.
	
	
	Desenvolve-se de forma independente das relações sociais.
		
		O Trabalho humano é uma atividade projetada, uma vez que a realização do trabalho só se dá quando essa prefiguração ideal se objetiva, isto é, quando a matéria natural pela ação material do sujeito, é transformada (NETTO e BRAZ, 2007). Essa prefiguração ideal é a capacidade:
	
	
	
	Senso critico
	
	
	Teleológica
A  partir do estudo do conteúdo programático da aula, responda qual das alternativas estão corretas:
A( )I - A  forma típica de reprodução do Modo de Produção Capitalista é a reprodução ampliada em que parte da mais valia apropriada é reinvestida na própria produção.
B( )II - A acumulação de capital depende essencialmente da exploração da força de trabalho.
	
	
	As alternativas I e II estão corretas
		Como os indivíduos atuam nos sistemas alienados?
	
	
	
	Nos sistemas alienados, indivíduos não trabalham porque experimentam satisfação ou censo de conexão com o processo vital, mas para ganhar o dinheiro de que necessitam para satisfazer suas necessidades.
		
		Leia as asserções, reflita: I - A indústria nasce no contexto capitalista, propriamente no momento da dita Revolução Industrial II - Para entender a base fundante da vida feudal é preciso entender como funcionava as workhouses III - A práxis é uma ação consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. Assim, pode-se dizer que o trabalho é a manifestação da práxis e que fica mais evidente quando se lança um olhar mais profundo sobre o processo de construção da própria existência humana e de todas as riquezas produzidas IV - As workhouses era uma espécie de lugar onde os trabalhadores moravam V - A base para o desenvolvimento do modo de produção capitalista se dá no último terço do século XV Marque a alternativa correta:
	
	
	
	As asserções I, III e V estão corretas
		Qual foi o papel desempenhado pelos burgueses no fim da sociedade feudal?
	
	
	
	Os burgueses formaram uma nova classe social no fim da sociedade feudal. Inauguraram nova forma a estrutura econômica, pois realizaram o renascimento do comércio e, dessa maneira, implantaram a circulação de mercadorias e buscaram lucro em sua atividade.
		
		Sabendo-se que nos primórdios do liberalismo, no século XIX, existia um claro componente transformador nessa maneira de pensar a economia e a sociedade, de que se tratava este componente?
 
	
	
	
	Tratava-se de romper com as amarras parasitárias da aristocracia e do clero, do Estado absoluto, com seu poder discricionário.
		
		O capitalismo, com seu modo de produção antagônico, trouxe:
	
	
	
	    de um lado, progresso econômico, por outro, desigualdade e exploração da força de trabalho.
		.
		Nas sociedades capitalistas, a questão social é tratada de maneira fragmentada, aparecendo recortada em questões de saúde, da infância e adolescência, da mulher, entre outros. Ao distinguir diferentes tipos de problemas, essa fragmentação:
	
	
	
	Despolitiza a questão social, enfraquecendo a organização de classe.

Continue navegando

Outros materiais