Buscar

Indicadores Sociais e Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Mario Sergio Mesquita da Costa (1967824)
	
	Disciplina:
	Estatística e Indicadores Sociais (SES52)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669474) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30263452
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os indicadores sociais auxiliam no desenvolvimento de novas estratégias administrativas para as políticas sociais, em todas as esferas governamentais. Esse monitoramento possibilita visualizar de maneira mais ampla a realidade. Com relação à possibilidade de ampliar essa visão da realidade, disserte sobre os fenômenos sociais que podem ser identificados através dessa pesquisa.
	Resposta Esperada:
Esses fenômenos sociais podem ser identificados através de situações com relação ao nível de pobreza, à quantidade de analfabetos, ao valor da renda per capita em cada família, ao número de pessoas desempregadas, à infrequência escolar.
	2.
	Os indicadores sociais se tornam a principal ferramenta para análise no processo de elaboração e implementação das diferentes políticas públicas, pois cada fase de todo o processo necessita da utilização de indicadores sociais específicos, contribuindo com sua especificidade. Com base na imagem a seguir, descreva uma análise e uma implementação para a melhoria.
	
	Resposta Esperada:
A qualidade de um indicador social precisa conter algumas características inerentes, como a dimensão da população que está em risco, a coleta de dados, a transparência dos dados, entre outros.
Durante a elaboração do diagnóstico social de uma determinada realidade pesquisada, o uso de indicadores sociais permite mapear as prioridades, considerando tomadas de decisões, considerando quais as políticas públicas sociais que contestam às reais demandas. O indicador social é, pois, o elo entre os modelos explicativos da teoria social e a evidência empírica dos fenômenos sociais observados.
Durante a década de 1990, os indicadores sociais iniciaram uma integração nas pautas  das agendas públicas de todo o país, com respaldo nas mídias como fonte de referências e ampliando os espaços e conquistas nas decisões políticas. A investigação no campo dos indicadores sociais, realizada por organismos governamentais e não governamentais, tem buscado aprofundar a vinculação dos indicadores com os princípios que nortearam o seu surgimento, ou seja, servir de instrumentos para o planejamento governamental, bem como superar a análise estritamente econômica. Agora, as condições sociais fazem parte do rol de preocupações não só de especialistas, como também dos governos. A qualidade de vida ou o bem-estar assumem um papel importante com enfoque econômico, para responder como anda o "estado social" da Nação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando