Buscar

tERCEIRO SETOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.	Desde a origem das primeiras cidades, houve degradação da natureza, porém este processo se intensificou após a Revolução Industrial, causando, de forma gradativa, as catástrofes. Neste sentido, disserte sobre a preocupação mundial com relação aos maus hábitos do ser humano. ( * Máximo 4000 caracteres ) 
MINHA RESPOSTA
A Revolução Industrial não mostra simplesmente o aumento da capacidade do homem de produzir em larga escala mas também de degradar o ambiente em que vive. Além das grandes quantidades de gás carbonico emitidos e concentração de terra nas mãos de poucos, as construções de fabricas contribuiram para um grande desmatamento ao seu arredor. É inegavél que a a Revolução industrial acelerou o desgaste dos recurso naturais do planeta aliando-se ao crescimento da população mundial, o consumismo exacerbado, advindo do próprio sistema capitalista. Visto essa degradação, O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud) criou cirtérios de desenvolvimento sustententavél para paises, sendo alguns deles ação contra a mudança global do clima, Energia acessivel e limpa, agricultura sustentavel, dentre outros. Pesquisadores acreditam que os recursuos naturais do planeta são finitos e que devemos reverter o cenário atual e o Indice de Desenvolvimento Humano é, atualmente, um dos principais indices divulgados nacionalcionalmente e globalmente, sendo um instrumento essencial para apresentar o desempenho socioeconômico mundial.
Resposta Esperada:
Existe uma preocupação mundial sobre a problemática ambiental, sobre o crescimento econômico em detrimento do desenvolvimento ambiental e social. Muitas ONGs se organizaram e lutam em defesa do meio ambiente e da qualidade da vida no planeta, procurando trazer à tona valores inadequados, tanto capitalistas como individuais. O setor público busca alternativas, porém a passos lentos, e a iniciativa privada procura realizar o mínimo necessário, como programas de conscientização e educação ambiental de forma isolada em determinados locais e regiões.
Os maus hábitos gerados pela inconsciência do ser humano prejudicam de forma intensiva as fontes de recursos naturais e ameaçam a sobrevivência da humanidade, visto que o processo de industrialização, avanços tecnológicos, a globalização não estão levando em consideração a escassez das fontes de recursos naturais do planeta.
2.	Apesar de iniciativas advindas do terceiro setor datarem de longo tempo, foi a partir do término da Segunda Guerra Mundial que elas começaram a se destacar na sociedade. Atualmente, a sua atuação difere consideravelmente daquela efetuada pelo primeiro e segundo setores. Nesse contexto, disserte sobre a definição do terceiro setor, citando os representantes envolvidos e o seu foco de ação. ( * Máximo 4000 caracteres )
MINHA RESPOSTA
Existem definições variadas sobre o terceiro setor. Entretanto este setor é conhecido popularmente como "locais em que a população busca apoio para uma demanda especifica". Devido sua forte atuação nos ultimos anos sobre demandas das quais o governo não consegue atuar efetivamente, o terceiro setor se constitui como forte espaço juridico privado, sem fins lucrativos e de atuação publica. Cada espaço do terceiro setor responde a necessidades coletivas, com cidadãos participando de modo espontâneo e voluntário, em ações que visam ao interesse comum. Este setor iniciou com ações filantrópicas e de caridade da igreja católica e atualmente foca sua ação em prestações de serviços e orientações a população, não eximindo a participação do estado.
Resposta Esperada:
A iniciativa da sociedade civil fez surgir o terceiro setor, que aparece diante da realidade do neoliberalismo, para assumir algumas funções do Estado diante das expressões das questões sociais. Existem inúmeras definições sobre a abrangência do terceiro setor, mas podemos especificar que o mesmo não visa ao lucro, e são caracterizadas por instituições não governamentais, não são estatais, fazem parte do terceiro setor organizações sem fins lucrativos, que objetivam atender às demandas sociais diversas. Para isso, buscam parcerias com o poder público e com o privado. Profissionais liberais, voluntários, comunidades, empresas, associações, organizam-se para alcançar objetivos comuns a favor da qualidade de vida de toda coletividade.
https://youtu.be/eUvf8y4L2-s
http://www.idh.com.br/
Posteriormente, veremos que a baliza regulatória das entidades sem fins
lucrativos, reconhecidas como associações e fundações é tratada pelo Código Civil,
Lei nº 10.406∕2002 e atualizada posteriormente pelas Leis 10.825/03 e 11.127/05.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais