Buscar

EXERCÍCIO MEMBRANA PLASMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE BIOCIÊNCIA
DEPARTAMENTO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
PROF: FERNANDA TENORIO
Wanessa Gabryella Melo da Silva
1. Conceitue o que é célula e quais os seus principais constituintes.
Menor unidade funcional e estrutural dos seres vivos. Seus constituintes são: membrana plasmática, citoplasma (organelas, inclusões, citossol e citoesqueleto) e núcleo. 
2. Descreva a importância, estrutura e função da membrana plasmática.
Dentre todas as funções desempenhadas pela MP está a delimitação da célula, de modo a separar o meio interno do externo, protege a célula contra a ação de diversos agentes, sua permeabilidade seletiva faz com que aja uma melhor administração de entrada de agentes benéficos na célula (oxigênio e nutrientes).
3. Explique as propriedades necessárias para a membrana plasmática.
A membrana é constituída de lipídeos e proteínas e suas propriedades são devido a essas duas matérias. Devido as proteínas: elasticidade, resistência mecânica, baixa tensão superficial. Devido aos lipídios: alta resistência elétrica, alta permeabilidade às substâncias lipossolúveis.
 4. Explique o modelo do mosaico fluido da membrana plasmática.
O modelo de mosaico fluido foi proposto em 1972, por Singer e Nicholson, para explicar a estrutura da membrana plasmática. Ele possui essa denominação porque a membrana plasmática assemelha-se a um mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios. No modelo de mosaico fluido, a membrana plasmática é basicamente constituída por uma bicamada lipídica na qual estão inseridas as proteínas.
 5. Quais os fatores que interferem na fluidez da membrana plasmática?
Lipídios saturados, lipídios insaturados e colesterol.
 6. Explique os tipos de especializações de membrana e suas estruturas, e função.
Microvilosidades: São dobras na membrana plasmática na superfície das células intestinais que aumentam a superfície de contato e, consequentemente, aumentam a absorção de nutrientes.
Interdigitações: São dobras nas membranas plasmáticas limítrofes de duas células. Como os desmossomos, estão relacionadas ao grau de adesão das células.
Desmossomos: São estruturas formadas pelas membranas de duas células adjacentes. Aumentam a adesão entre células, formando revestimento contínuo.
Junções Celulares: As células de revestimento de superfícies do organismo (tecidos epiteliais) mantêm-se unidas umas às outras por meio de estruturas especializadas, genericamente chamadas junções celulares. As principais são as Interdigitações e os desmossomos.
 7. Porque os lipídios são importantes na membrana plasmática?
 Os lipídios são responsáveis por fornecer a fluidez adequada da membrana (estabilidade e flexibilidade) e também compor a estrutura básica da membrana.
8. Porque os lipídios em meio aquoso tendem a formar uma bicamada lipídica?
 Isso acontece porque em meio aquoso os fosfolipídios tendem a se organizar e voltar suas caudas hidrofóbicas direcionadas umas para as outras, e suas cabeças hidrofílicas voltadas para fora, originando uma bicamada lipídica.
 
9. Explique a importância dos carboidratos para a membrana plasmática. 
Na membrana plasmática, os carboidratos estão ligados a lipídeos e a proteínas, originando assim os glicolipídeos e glicoproteínas que atuam na formação da camada externa à membrana plasmática, chamada glicocálice, que possui ação auxiliar na união entre as células e à matriz extracelular.
10. O que é o glicocálice e qual a sua importância? 
É um envoltório externo à membrana plasmática presente em células animais e de alguns protozoários, que tem em sua composição química as glicoproteínas e os glicolipídeos que reconhecem células compatíveis entre si. Entre suas funções estão a proteção, obstáculo de difusão, mediação enzimática, coesão celular e inibição por contato.
11. Porque as proteínas são importantes na membrana plasmática?
Transporte de substâncias, comunicação entre células vizinhas e as atividades enzimáticas.
 12. Explique os principais tipos de proteínas de membrana.
São proteínas que interagem com membranas biológicas, elas atuam no transporte de substâncias para dentro ou fora da célula. Existem as proteínas de adesão, de reconhecimento, de transporte de substâncias, de ação enzimática e com função de ancoragem.
13. Descreva a importância, estrutura e função das balsas ou “raft” lipídicos. 
Balsas “rafts” lipídicos são uma extensão de membrana que em muitos casos se apresentam como um agrupamento de glicolipídeos, glicoproteínas, colesterol e proteínas transmembranares, já em outros se limitam a uma junção de lipídios, a depender da célula a ser trabalhada. Desempenham função relacionada a proteção celular, podendo também funcionar como mediadores de adesão e/ou antígenos celular.
14. Qual a importância do transporte através da membrana? 
A importância do transporte transmembranar se dá, dentre muitos fatores, pela captação e muitas vezes destruição de agentes maléficos para a célula, preservando assim a integridade da mesma.
15. Explique o processo de difusão simples através da membrana.
A difusão simples é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana, nesse processo as moléculas se difundem da região em que as partículas estão mais concentradas para a região em que sua concentração é menor, sentido meio hipertônico para o hipotônico. Para que a difusão simples aconteça é necessário que a membrana seja permeável a substância que será transportada e é preciso que haja diferenças de concentração entre a célula e o meio externo. Não há gasto de energia nesse tipo de difusão.
16. Explique o processo de transporte passivo através da membrana.
Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose. Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. A osmose nada mais é do que do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, e sim o solvente, que nesse caso, é a água. A osmose pode ser observada na região dos pelos radiculares, que apresentam uma maior concentração de solutos que a água do solo. A difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um carreador. 
17. Explique o processo de endocitose mediada por receptor, pinocitose e fagocitose:
Endocitose mediada por receptor: Ocorre por uma invaginação de membrana e consiste em uma ligação de uma molécula extracelular a um receptor na MP resultando em formação de vesículas e ativação de moléculas. Essas vesículas unem-se aos endossomos, podendo voltar para superfície celular para reutilização ou se unir aos lisossomos, sendo destruídos posteriormente.
Pinocitose: É um tipo de endocitose onde ocorre a captura de fluidos, também pode haver junção aos lisossomos.
Fagocitose: É um tipo de endocitose no qual a membrana de células chamadas macrófagos se expande a fim de englobar determinada partícula com o intuito de formar uma vesícula que migrará para o citoplasma, onde lisossomos realizarão a digestão intracelular.
 18. Descreva a importância e função da sinalização celular.
É um processo desempenhado pelas células no qual estas se comunicam entre si por meio de sinais que emitem umas as outras. Esses sinais são essenciais para que essas estruturas saibam o momento exato de desempenhar determinadas funções.

Continue navegando