Buscar

terceiro setor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Terceiro setor
A economia no Brasil é dividida em três setores diferentes sendo eles: setor primário, setor secundário e setor terciário. 
O primeiro setor pertence ao Estado e é administrado pelos governos municipais, estaduais ou federais com o principal objetivo de oferecer serviços públicos a população, como ministérios, universidades e hospitais, por exemplo, em seguida vem o setor secundário que são empresas privadas que ofertam bens e serviços com objetivo de gerar lucro e por fim temos o setor terciário.
O terceiro setor consiste em promover ações sociais através de instituições privadas sem fins lucrativos e foi criado para diferenciar as suas instituições sem fins lucrativos das instituições governamentais (primeiro setor).
A referência de terceiro setor veio através dos estados unidos que desde os tempos colônias foi criado centros de caridades igrejas, associações, entre outros para ajuda a sociedade e que hoje possui milhares de instituições beneficiarias registradas.
Podemos encontrar diversos tipos de organizações no Terceiro Setor alguns exemplos são as fundações que são responsáveis por financiar e arrecadar recursos para o terceiro setor, temos também as Entidades Beneficentes que propõem um reparo a sociedade através da filantropia, e as mais conhecidas são as Organizações Não Governamentais (ONGs)
As ONGs atuam nas áreas mais vulneráveis da comunidade onde as ações governamentais não chegam ou até mesmo não são suficientes para a melhoria da qualidade de vida da população. Elas podem está ligadas às causas do meio ambiente, da saúde, do trabalho dos direitos dos animais, da proteção das minorias (indígenas, negros, população LGBT+, mulheres, crianças, pessoas em condições de rua etc.) O apoio financeiro das ONGs vem através de pessoas que se sensibiliza com as ações feitas pela ONG e também recebem doações de empresas privadas. Segundo novo estudo realizado pelo IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, instituição ligada ao Governo Federal, o Brasil fechou o ano de 2017 com 820 mil ONGs existentes. 
ONGs com referência e credibilidade
Por se tratar de instituições que recebem verbas de pessoas jurídicas e pessoas físicas por meio de doações, nesse meio também a casos de empresas que abrem ong ''laranja'' para desvio de dinheiro . Por conta disso algumas ongs confiáveis porem pequenas e com poucas visibilidade acaba sofrendo com falta de ajuda e as ongs com referencia acaba crescendo cada vez mais.
Exemplo de ongs famosas no brasil:
· Fundação SOS Mata Atlântica: A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG criada em 1986 cuja missão é a de defender a Mata Atlântica do Brasil, conservando os patrimônios naturais e históricos, buscando um desenvolvimento sustentável que possa preservar a fauna e flora.
· Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam): Com 26 anos de existência IPAM trabalha para promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.
· Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD): fundada, em 1955, pelo ortopedista Renato da Costa, atua no tratamento a crianças portadoras de algum tipo de deficiência física ou mental e um dos meios de arrecadação de dinheiro é através do teletom programa transmitido pelo SBT.
· Fundação Abrinq: tem como objetivo mobilizar a sociedade para questões relacionadas à defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes

Continue navegando