Buscar

Atividade de Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNA: EMILLY BEZERRA NAZARENO 
CURSO: BIOMEDICINA FAPAL
DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA 
1- Comente sobre os principais indicadores de saúde:
a- Mortalidade: Representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem numa certa população. Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.
b- Morbidade: São medidas utilizadas para descrever e analisar uma situação existente, avaliar o cumprimento dos objetivos, as metas e suas mudanças ao longo do tempo, além de prever tendências futuras.
c- Nutricionais: Define-se a nutrição como ciência que estuda todos os processos por meios do quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. 
d- Demográficos: A demografia é uma ciência importante para a saúde pública entre outras razões por fornecer conceitos e medidas fundamentais sobre a saúde em sua dimensão populacional.
e- Sociais: São utilizados como indicadores sanitários indiretos e são fundamentais para compreender o fatores de risco para determinados agravos. Podemos citar no elenco desses indicadores a taxa de analfabetismo produto interno bruto, etc. 
f- Ambientais: Está diretamente relacionado às condições socioeconômicas como por exemplo as condições do saneamento básico e o abastecimento de água e coleta de lixo.
g- Serviços de Saúde: Os serviços de saúde, por conseguinte, são as prestações que prestam assistência sanitária. Pode-se dizer que a articulação destes serviços constitui um sistema de atenção orientado para a manutenção, a restauração e a promoção da saúde das pessoas.
2- Em que consiste a Epidemiologia Descritiva? 
[RESPOSTA]É o estudo da distribuição de frequência das doenças e dos agravos à saúde coletiva em função de variáveis ligadas ao tempo, ao espaço ambientais e populacionais à pessoas, possibilitando o detalhamento do perfil epidemiológico, com vistas para a saúde.
3- No intuito de melhor conhecer a saúde da população, os fatores que a determinam, a
evolução do processo saúde doença e o impacto das ações propostas para alterar seu curso, os homens de ciência desenvolveram numerosas maneiras de abordagem e investigação. Nesse sentido, explique a diferença dos estudos descritivos e dos estudos analíticos referentes à Epidemiologia. 
[RESPOSTA]Os estudos descritivos são aqueles em que o observador descreve as características de uma determinada amostra, não sendo de grande utilidade para estudar etiologia de doenças ou eficácia de um tratamento, porque não há um grupo-controle para permitir inferências causais. Já os estudos analíticos pressupõem a existência de um grupo de referência, o que permite estabelecer comparações. 
4- Leitura do texto: NOÇÕES BÁSICAS DE EPIDEMIOLOGIA. Ana M. B. Menezes

Outros materiais