Buscar

Revisão AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS
1. O Constitucionalismo pode ser estudado sob a perspectiva jurídica, sociológica ou política. Há a ideia de que o Estado, como organização política capaz de referenciar seu povo, deve possuir uma Constituição, que contenha as regras que imporão limitações do poder, inviabilizando que os governantes possam fazer prevalecer seus interesses, e a quebra do Estado de direito. Assim, é verdadeiro o que se afirma em:
a) A Constituição norte-americana de 1787 e a Constituição francesa de 1791 foram um marco para a história do constitucionalismo.
b) A Constituição Federal brasileira é a sexta no ordenamento jurídico brasileiro.
c) Após a declaração de independência do Brasil em 1822, a história constitucional brasileira nasce a partir das inovações trazidas pela Constituição americana.
d) O poder moderador é instituído com a Constituição de 1891.
e) A Constituição de 1934 teve o objetivo de resgatar direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
2. (OAB-SP-VUNESP.2007 - Adaptado) - A Constituição brasileira foi debatida ao longo de meses, com o reforço de análises na área acadêmica e contribuições do Movimento Social. Assim, Quanto ao processo de mudança, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como:
a) semi-rígida, por admitir alteração de seu conteúdo, exceto com relação às cláusulas pétreas. 
b) rígida, por admitir a alteração de seu conteúdo por meio de processo mais rigoroso e complexo que o processo de elaboração das leis comuns.
c) transitoriamente rígida, por não admitir a alteração dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias.
d) flexível, por admitir alteração por iniciativa não só dos membros do Congresso Nacional, como também do presidente da República.
e) Mista por admitir alteração, mais rigorosa.
3. Após votação pela Constituinte, uma nova Constituição é promulgada no Brasil. Após a publicação, a Procuradoria da União observa que algumas temáticas não foram objeto de discursão e pretende que elas sejam inseridas no texto Constitucional, por relevante valor social. Assim, é produzido um projeto de emenda a Constituição, remetendo ao Congresso. Quanto ao caso assinale a alternativa Correta:
a) O projeto será recebido e enviado a Comissão de justiça e paz, para apreciação.
b) Após recebido o projeto, será votado em duas seções pelas duas casas.
c) Não poderá ser apresentado o projeto, pois a CF/88 é semi-rígida, portanto o procedimento é diferente.
d) Por ser de natureza mista, a CF/88 não aceita EC.
e) A CF/88 é rígida e, portanto, a Procuradoria não tem legitimidade para propor EC. CRFB/88, Art. 60
4. Inúmeros juristas nacionais teorizaram a respeito da efetividade das normas constitucionais, sua validade, aplicabilidade e vigência. José Afonso da Silva, em tal contexto, possui renomada obra tratando do assunto. Na obra “Aplicabilidade das Normas Constitucionais”, o autor classifica as normas da constituição conforme sua forma de aplicação e geração de efeitos. Nesse contexto, normas de eficácia:
a) Diferida são aquelas que possuem aplicabilidade direta, efeitos diferidos e reflexos.
b) Plena são aquelas que possuem aplicabilidade direta, mediata e efeitos integrais.
c) Limitada são aquelas que possuem aplicabilidade indireta, efeitos imediatos e possivelmente não integrais.
d) Contida são aquelas que possuem aplicabilidade direta, imediata e efeitos possivelmente não integrais.
e) Nenhuma das opções acima.
5. A doutrina costuma apresentar diversos conceitos de Constituição, tendo por base distintas concepções. Dentre elas, podem ser mencionadas, as seguintes: (i) “A Constituição seria a somatória dos fatores reais do poder dentro de uma sociedade” e (ii) “Constituição representa a decisão política do titular do poder constituinte”. Assim sendo, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, os autores dessas duas concepções.
a) Hans Kelsen e J.J. Gomes Canotilho.
b) Carl Schmitt e Hans Kelsen.
c) Ferdinand Lassale e Carl Schmitt.
d) Hans Kelsen e Ferdinand Lassale.
e) Nenhuma das opções acima.
6. Quais as conclusões que podem ser extraídas do caso Marbury vs. Madison, realizado pela Suprema Corte Americana, e que influenciam o Direito Constitucional até hoje?
Nesse contexto, de conflito entre uma norma estadual com uma norma constitucional, deve-se destacar o princípio da supremacia da constituição, no que tange a pirâmide de Kelsen, a Constituição ficaria no topo, norteando o ordenamento jurídico de todo o Estado Soberano. 
7. É correto afirmar que a atual Constituição brasileira é imutável? Justifique sua resposta.
Não, deve-se destacar que a atual constituição brasileira é rígida, sendo necessário um complexo e moroso processo para sua alteração, mas sendo possível a existência de futuras emendas constitucionais. Assim, admite alterações mas precisam seguir processo legislativo rigoroso e solene, necessário seguir o que a própria constituição informa sobre a sua alteração, destacando-se nesse ponto o ART. 60 da CRFB/88. 
8. Quais são os principais objetivos do movimento constitucionalista? Justifique sua resposta usando suas próprias palavras.
O movimento constitucionalista, em um primeiro momento, no seu momento inaugural, tem a principal ideia de repelir um Estado Absolutista, limitando os poderes de quem está em cargos governamentais, das autoridades. 
9. A Teoria Tripartite de Montesquieu foi plenamente adotada na Constituição de 1824? Justifique sua resposta.
Não, isso tendo em vista que, a bem da verdade, não havia 3 poderes que se limitavam mas sim 4 poderes, sendo esse 4º superior em relação aos outros. Ou seja, não adotou plenamente a teoria tripartite como adota a nossa atual constituição (Art. 2º da CRFB/88) ... Deve-se ressalvar que na Constituição de 1891 já estava adotada a teoria tripartite.

Outros materiais