Buscar

Atividade 1 SERVICOS DE INTERNET

Prévia do material em texto

O conceito OSI é um modelo caracterizado por padronizar a forma como diferentes componentes de software e hardware envolvidos em uma comunicação de rede dividem o trabalho e interagem uns com os outros, sendo formado por sete camadas.
Sendo elas: 1- camada física, 2- camada de conexão de dados, 3- camada de rede, 4- camada de transporte, 4- camada de transporte, 5- camada de sessão, 6- camada de apresentação e 7- camada de aplicação.
Tanto o modelo TCP/IP quanto o modelo OSI são conceituais, ou de referência, aplicados para descrever e modelar todas as comunicações nos ambientes rede, mesmo considerando o próprio TCP/IP como um importante protocolo adotado em todas as operações de Internet. Quando são abordadas as camadas 2, camada 3 ou camada 7 onde operam os dispositivos de rede, implicitamente é incluído o modelo OSI. Referenciado o modelo TCP/IP tanto na modelagem quanto arquitetura do serviço de Internet, provendo um conjunto de regras a serem empregadas por todas as formas de transmissão através de uma rede.
IP – Camada de rede; 
Com o advento da internet novas funcionalidades foram adicionadas nesta camada, especialmente para a obtenção de dados da rede de origem e da rede de destino. Isso geralmente envolve rotear o pacote através de redes distintas que se relacionam através da internet.
Na suíte de protocolos para a internet, o IP executa a tarefa básica de levar pacotes de dados da origem para o destino. O protocolo IP pode transmitir dados para diferentes protocolos de níveis mais altos, esses protocolos são identificados por um único número de protocolo IP.
TCP ou UDP – camada de transporte; 
O TCP, número 6 do protocolo IP, é um mecanismo de transporte "confiável", orientado à conexão e que fornece um stream de bytes confiável, garantindo assim que os dados cheguem íntegros (não danificados e em ordem). O TCP tenta continuamente medir o quão carregada a rede está e desacelera sua taxa de envio para evitar sobrecarga. Além disso, o TCP tentará entregar todos os dados corretamente na sequência especificada. Essas são as principais diferenças dele para com o UDP, e pode se tornar desvantajoso em streaming, em tempo real ou aplicações de routing com altas taxas de perda na camada internet.
O UDP é um protocolo de datagrama sem conexão. Ele é um protocolo de "melhor esforço" ou "não confiável". Não porque ele é particularmente não confiável, mas porque ele não verifica se os pacotes alcançaram seu destino, e não dá qualquer garantia que eles irão chegar na ordem. Se uma aplicação requer estas características, então ela mesma terá que provê-las ou usar o protocolo TCP.
SMTP, HTTP, DNS e FTP – camada de aplicação (nesse caso, escolher apenas um e explicar o protocolo utilizado por ele na camada de transporte);
Um dos protocolos da camada de aplicação é o DNS, seu principal objetivo é alterar a forma de acessar uma página web ou outros recursos que usam endereço de rede do servidor. Em vez de acessar pelo endereço IP por exemplo, que é algo variável e difícil de memorizar, é bem mais fácil acessar por um nome de domínio independentemente do endereço IP. O sistema funciona da seguinte maneira, a aplicação faz uma requisição enviando o nome por meio de um resolvedor ao servidor DNS local, retornando uma resposta contendo o endereço IP. 
Referência: Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down - 5 edição - Kurose, James F. ROSS, Keith W.

Continue navegando